Resenha Star trek e a filosofia – a ira de kant



Resenha Star trek e a filosofia – a ira de kant


Eu sou apaixonada por filosofia e o engraçado é que eu estou numa fase que tenho lido muitos ensaios filosóficos e livros dessa temática. O livro Star trek e a filosofia – a ira de Kant é um livro que contextualiza cenas e comportamentos dos personagens da série Star Trek com estudos da filosofia.


É um livro instigador e que irá prender o leitor principalmente se o leitor ama Star Trek (que é o meu caso) e se também possui uma admiração na filosofia. Os capítulos possuem discursos de temáticas ora polêmicas e ora realistas, afinal são fatos que acontecem em nossa realidade e não são apenas coisas de ficção.

Nesse livro há constante citações de Kant, Nietzsche  e outros filósofos, é um livro que envolve sim filosofia. Então quando você ver uma temática que ao seu ver não tem nada a ver com filosofia, assim que você virar a página irá encontrar citações de Kant, ou de Nietzsche, Aristóteles e etc. Eu me surpreendi, pois nunca pensei que tudo na vida tivesse mais filosofia do que vida em si. Além de que, tem citações polêmicas mas sinceramente são reais, a nossa sociedade é dessa forma, só nos resta perceber.

Meu capítulo predileto é o 7, intitulado de : A empreitada da ética militar: Jean Luc Picard como a consciência da frota estrelar. É um capítulo que cita Nietzsche e Diderot, ou seja, dois gênios e polêmicos.  E a discussão proposta é a cerca de liberdade e a pergunta é: “Somos realmente livres e o que lhe faz crer sobre essa tal liberdade?”. Enfim, não irei descrever a minha real opinião sobre a liberdade, pois penso que a leitura das páginas 112 e 113 deveriam ser obrigatórias na vida de qualquer cidadão, afinal falamos tanto em liberdade, mas será que sabemos com precisão o conceito de tal palavra e o melhor será que somos realmente livres como dizemos ser?


No mesmo capítulo, precisamente na página 116 tem citação de Michel Foucault e sua bela e esplêndida análise do poder. Eu amo Foucault, na verdade conheci o pensamento de Foucault na faculdade e desde então tenho perseguido Foucault, pois o que tenho lido sobre ele, Freud diria que já está se transformando em obsessão. E nessa página há uma análise e crítica sobre o que é o poder e a parte mais bela de toda a página, é quando Foucault cita de onde vem o poder. E tem uma citação que não é de Foucault, pois essa citação é baseada em análise do contexto político de Star Trek mas penso que define bem parte dos estudos de Foucault em relação ao poder e como as instituições impõem a ordem sobre nós: “ Condições políticas locais e culturais podem tanto gerar espécies de vasta crueldade quanto nutrir outras de grande bondade”.


No livro Star Trek e a filosofia – A Ira de Kant, possui um capítulo sobre escolhas geneticamente perfeitas, ou seja, a seleção de genes em embriões. É uma discussão polêmica do ponto de vista científico, pois alguns pesquisadores relacionados ao campo científico da Ética e Deontologia são contra, pois é como se o “imperfeito não tivesse o direito de existir”. Assim como alguns evolucionistas também são contra, pois precisamos nascer mesmo que imperfeitamente quanto a nossa genética para dessa forma ocorrer uma evolução natural, pois a partir do momento que você seleciona genes você já quebra essa evolução natural, afinal o seu filho já nasce preparado para tudo que ele vai encontrar na sociedade, sem depender de uma resiliência biológica.

 Cientificamente é uma avanço incontestável, além de que imagina como é perfeito passar a vida inteira sem adoecer ou sem correr risco de ter doenças crônicas ou congênitas? Mas no ponto de vista social, pessoas perfeitamente em termos genéticos alterariam a diversidade social, pois alguns evolucionistas defendem a ideia que parte significativa de nossa personalidade já vem definida em nosso genoma. Então se você quer um filho calmo é só alterar a base genética dele, enfim, se você quer um filho com determinada orientação sexual ou ate mesmo com Q.I elevado basta alterá-lo geneticamente, ou seja, o ser humano seria capaz de moldar desde detalhes simples a características mais complexas e torna-se polêmico - não só ponto de vista religioso, pois ate mesmo no campo cientifico existe muitas desavenças.


Questões espirituais...

No final do livro Star Trek e a filosofia – A ira de Kant, nos últimos capítulos tem discussões sobre “Existe ética nos negócios?”, sobre a nossa fé e a existência de Deus, sobre questões espiritualistas a exemplo de existir uma vida pós-morte e existir também uma forma espiritual que todo ser humano tem (o nosso espírito) - o mais legal de tudo é que todos os capítulos tem cenas de Star Trek e muita filosofia, porém muito bem explicada e contextualizada.

A grande sacada do autor foi usar cenas de Star Trek para possíveis análises e usar filósofos como base para bons argumentos, porém uma sacada que ele teve que eu achei interessante é que alguns filósofos ele meio que resume parte dos estudos deles, a exemplo de Michel Foucault e também ele resume e explica super bem alguns pensamentos defendidos por esses filósofos, a exemplo de Nietzsche, Kant e etc.

O que dizer se Star Trek e a filosofia? Se tornou um de meus livros preferidos, pois quer coisa melhor do que o melhor seriado de todos, com descrições de roteiro, cenas do seriado e a melhor parte de todas – contextualização da filosofia para contextos que envolvem nossas vidas? Enfim. Amei esse livro e com toda certeza eu super indico, esse entrou para a listinha de favorito.

E para finalizar essa resenha uma coisa que me chamou muita atenção no livro Star Trek e a filosofia, foi a diagramação dele pois em cada página do livro, na borda lateral direita tem pequenas imagens em tons cinza - ilustrada com telescópio. Enfim, a diagramação do livro está incrível, tornando um atrativo a mais durante a leitura.



Informações do Livro:

Editora: Madras
Autor: Jason T. Eberl | Kevin S. Decker
Páginas: 320
Preço: R$37,90
Maiores informações: http://migre.me/dcghs




Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!