Resenha do livro Serial killers – Nas mentes dos monstros



Resenha do livro Serial killers – Nas mentes dos monstros

‘Serial killers – Nas mentes dos monstros ‘ é um livro super polêmico, pois há que vai gostar e há quem vai esboçar uma rejeição pela forte temática. Ao contrário do que muitos pensam, esse é um livro sobre fatos reais e puramente informativo - você não vai ver imagens com sangue ou restos humanos ate porque se tivesse com toda certeza eu se quer estaria escrevendo essa resenha, pois sou uma pessoa que possui fobia de sangue e altura. E quando o assunto é sangue eu tenho verdadeira aflição, com direito a queda de pressão e suor frio (não sei explicar o por quê, mas sou assim a vida inteira). Por isso podem ler sem medo, pois não vai ter momento de “Argh que nojo, vou vomitar”.

O livro conta historia e muitas informações de diversos serial killers e não tem como selecionar qual desses que possuía mente mais perversa - cada história é de deixar impressionada.Ainda mais eu, pois quando todos eles estavam atuando de forma criminosa ou que foram presos eu ainda não existia, e quando alguns deles finalmente foram presos, eu não tenho nenhum memória pois ainda era criança. Então eu não posso dizer: “Ah! eu lembro desse caso”.

Se você for analisar pela cara das pessoas você vai ficar traumatizada, pois as pessoas com as carinhas mais fofinhas do mundo eram as mais perversas. Tem um casal (não vou citar o nome) e você diz: “Mas esse casal não tem cara que mata nem baratas”, ate que, quando você vai ler os crimes cometidos, as provas recolhidas e o momento do julgamento você finalmente descobre que o crime é totalmente independente da cara de bom moço ou de senhor indefeso. No livro tem um senhor que tem idade de ser avô da maioria das pessoas que eu conheço, e você olha e diz: “Mas esse senhor, como pode ter feito isso?” pois a própria condição física dele praticamente deveria ser um empecilho. Afinal à medida que vamos envelhecendo a nossa força também vai junto, mas ledo engando, como diz o ditado: “mal caráter também envelhece”.



O livro ‘Serial killers – nas mentes dos monstros’ desmistifica isso de “grupo de risco”, a gente cresce escutando as pessoas dizendo: “existe um grupo de risco” que geralmente são pessoas oriundas da periferia, gays, prostitutas e negros. Esse grupo de risco que as pessoas tanto comentam, são as vitimas preferências dos serial killers, e não existe isso de preferencia. Alguns serial killers realmente escolhe um grupo x para atacar, tem os que selecionam apenas mulheres casadas, crianças, prostitutas e tem a grande maioria que simplesmente não tem seleção, praticamente comete crimes de forma desorganizada.
-------------------


Outro ponto que é fortemente desmistificado é sobre a lenda do crime perfeito, realmente alguns crimes ficaram impunes e alguns assassinos receberam penalidade menor devido a época, pois a investigação de décadas anteriores chegavam a durar 3 anos para encontrar provas simples que hoje em poucos meses já se consegue recolher tais provas. Então essa falta de tecnologia e conhecimento atrasou muitas investigações e alguns crimes ficaram tidos como o crime perfeito, coisa que não se aplica mais a nossa realidade.

A lógica desses criminosos se diferem, pois há os que matam por puro prazer, alguns por traumas que são persistentes desde a infância, outros por desenvolverem uma obsessão depois de adulto, outros por carência, outros por puro problema neurobiológico pois alguns deles tinham determinada Psicose com forte desnorteamento da realidade, em suma, os fatores são muitos e diferenciados.

Lembro-me quando fiz algumas pesquisas para a faculdade, li um artigo que comentava a dificuldade da ciência chegar a um consenso. Não tem um gene que seja responsável por essa super perversão, sabe-se que uma lesão ou ate mesmo uma disfunção em determinadas áreas do cérebro acomete nossos comportamentos, mas ainda assim não é uma resposta definitiva do por que de tanta maldade. Você vai encontrar criminoso sem lesão cerebral, sem alteração psiquiátrica, mas extremamente perverso. E essa própria dificuldade cientifica de encontrar um fator x que seja responsável por tudo isso, deixa a própria constituição de forma desorganizada e com muitas brechas nas leis.

No livro serial killer cita um criminoso que ele é sociopata, ou seja, a mente dele não possui nenhuma alteração de ordem neurobiológica. Enquanto ele está preso é exemplo de bom comportamento mas basta soltarem ele, e a desordem está feita. E com o tempo trouxe uma divergência cientifica entre o termo sociopatia e psicopatia, para alguns não possui diferença, enquanto outros pesquisadores estabelecem um critério de diferenciação.

O fato é que não tem um por que para esses comportamentos que chegam a ser animalescos, pois envolve contextos distintos. Alguns assassinam por prazer, outros por se sentirem inseguros, traumas e ate mesmo um deles usou a desculpa de “sentir saudade da mãe”. São pessoas extremamente inteligentes, criativas, com fala branda e ate boa aparência mas com uma grande diferença de uma pessoa comum, um estranho nível de perversão.

Ate hoje a justiça julga esses crimes pelos fatos e sucessão desses acontecimentos, ou seja pelas provas coletadas e não se detém pelo motivo para tais crimes pois os motivos ainda são desconhecidos para a própria ciência. A cada novo caso, surge um novo suposto motivo e uma nova suposta causa, mas nenhuma certeza que possa ser adotada de maneira isolada ao ponto de se tornar um padrão.

O livro Serial killers – nas mentes dos monstros é indicado para quem tem curiosidade a respeito da mente humana, quem se interessa por criminologia, quem quer conhecer a antiga justiça e os avanços da mesma além de compreender melhor o processo de investigação.


Serial Killers - Nas mentes dos monstros Informações do Livro:

Editora: Madras
Autor: Charlotte Greig
Páginas: 288
Preço: R$39,90
Maiores informações:  http://migre.me/bIUBH

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!