O estrago que o pensar faz


313729_209205562556155_707195602_n_large

O estrago que o pensar faz

As vezes eu fico “pensando com os meus botões” e me pergunto: “Como no mundo ainda tem pessoas que vivem na sociedade mas não a percebem?”. Sim ainda, porque se fosse antigamente - na época que éramos coagidos, forçados a acreditar em certas coisas... Ate me calaria. Me calaria porque seria com toda certeza espancada ate a morte por pensar demais e falar demais, o coitado de Galileu Galilei só porque resolveu passar o tempo e  pensar demais foi automaticamente condenado, torturado e quase que foi morto pela inquisição. Tudo isso por discordar e dizer que o Sol é o centro imóvel do Universo. Só que tempos depois, perceberam que de doido e de demônio ele não tinha nada, mas que a humanidade havia perdido um verdadeiro grande gênio, quer dizer, perdido não, jogou praticamente no lixo.

A humanidade teve grandes homens, inúmeros pensadores que vieram com o sonho e ate com a missão de alguma forma mudar o mundo, mas eles, foram incompreendidos e punidos por simplesmente saberem demais. Pensar muitas vezes pode prejudicar o ser humano, mas não pensar simplesmente aprisiona o ser humano. Pensar é belo, por meio dele fazemos a nossa própria felicidade e ate criamos a felicidade alheia, afinal livros, pesquisas, estudos e grandes feitos da humanidade nasceram do pensar. Assim como o pensar cria um belo livro também pode criar uma bela guerra, mas também pode revolucionar e destruir os nossos inimigos. Só com o pensar muitas revoluções nasceram, muitas ditaduras caíram, muitas curas surgiram e muita beleza apareceu.

Outro dia eu estava lendo o poema Tabacaria do poeta Fernando pessoa, mas ele usa um heterônimo de Álvaro de Campos. O poema a primeira leitura, talvez alguns digam que não faz sentindo, mas depois da segunda leitura, o leitor diz: “Como isso faz sentido em minha vida”, na terceira leitura se transforma em poema predileto e na quinta leitura vira dose diária. Já é o terceiro dia que eu degusto as palavras, leio em tom baixinho e namoro com cada palavra. Depois eu me pergunto: “Como um ser tão diferente conseguiu reproduzir em palavras algo tão diferente de mim, mas tão eu ao mesmo tempo?”, pois é, o pensar faz maravilhas.

O pensar de Fernando Pessoa proporcionou dádivas e o meu pensar me fez sentir abraçada pelas palavras. Pena que as pessoas tem medo de pensar, talvez, seja por isso que a sociedade está a esses passos. Acredito na ideia que somos um produto social, mas também super defendo a ideia que nós criamos a sociedade, portanto podemos mudá-la a qualquer momento. As vezes eu fico pensando, será que a sociedade é como Frankenstein - que a criação, virou monstro e ficou maior do que seu criador?

 


Deus disse: “Desce e vai viver lá na terra”, o ser humano achou pouco viver e resolveu dar sugestões sobre o que é viver, nasceram as sociedade com base na ideia de um padrão. O ser social é como uma receita de bolo, para um bolo ser saboroso tem que ter açúcar, farinha e etc. E logicamente em nossa receitinha, o bolo, quer dizer, ser humano ideal veio temperado com boa dose de racionalidade que algumas vezes é tão exagerada que ultrapassa os limites do humanismo e algumas vezes, como se fosse uma mutação, vira egoísmo. Ser racional é pensar, ser inteligente não é ruim, mas tudo depende como você usa sua inteligência. Nunca é bom quando um gênio da física resolve usar seu conhecimento para criar bombas atômicas. Nunca é bom quando os cientistas decidem colocar a espécie humana sobre ameaça de extinção. Nunca é bom, quando usamos de nosso conhecimento para ultrajar o nosso próximo e nunca é bom quando temos tanto conhecimento e não o utilizamos em prol de nosso semelhante.

Temos uma enciclopédia em nós, são tantos anos de estudo, tantos livros lidos, tantas reflexões, debates, textos escritos enfim tantas produções e aquisições, e isso tudo vai se resguardar ao contra-cheque no final do mês? Gente, nós somos mais do que isso, podemos muito mais do que isso. Vamos usar o pensar para recuperar o estrago já feito na sociedade.

É bom ler, é bom estudar, isso nos capacita mas não nos torna melhor, porque o ser humano é muito mais do que apenas pensamentos e conhecimentos. Somos emoções, sentimentos, atitudes e etc.

Vamos utilizar esse belo pensar para ser mais proativo socialmente. É clichê dizer: “vamos votar certo”, ou vamos fazer assim ou assado, mas não é clichê pensar e modernizar o tal VAMOS. Eu não estou fazendo essa postagem com o intuito de jogar um clichê e tantos pensamentos se resumem apenas em uma única frase. Ate porque, para que tanta economia nas palavras? Mas faço essa postagem, para dizer: “Viver em sociedade e não percebê-la é como visitar um imenso jardim de rosas e não sentir o cheiro delas. Não sentimos - não é porque estamos com renite, espirrando, nariz entupido ou algo do tipo, mas não sentimos o doce cheiro das rosas e das flores, porque não queremos, porque não nos permitimos e muitas vezes não demos a devida atenção”. O mesmo ocorre com a nossa sociedade e a nossa vida. A vida é muito mais do que – acorda-levanta-vai-para-o-trabalho-volta-para-casa-dorme. A vida vai muito mais além do que nossa mente consegue imaginar. O mesmo é com a nossa sociedade, não vamos conseguir controlar a sociedade ou curar todos os problemas sociais, porque a nossa bela criaturinha, cresceu e virou um Frankenstein mas se ao menos pensássemos sobre, sentássemos no sofá de casa para falarmos sobre isso.

Começa a novela na TV e a família se senta para discutir os erros de gravação e ate cantar a trilha sonora da novela, começa o jornal e a família toda se cala para prestar atenção nas desgraças que acontecem no mundo. Porque são poucas as noticias boas que o jornal divulga, mas não sentamos para conversar com os nossos filhos sobre o que ele acha da sociedade. Sabe, falar de sociedade, não é só dizer: “filhinho na sociedade existem pessoas diversas, nada de preconceito, ok?”, não, vai mais além. Não ter preconceito deveria ser obrigação do ser pensante, mas é sentar com os nossos filhos ou quando tivermos filhos e pensar juntos o por quê de tudo ser assim. Mesmo que esse pensamento vire uma salada mista e pareça não ter sentido algum, mesmo que nos perdemos no meio do caminho, deixe o fio da meada cair, mas ainda assim, se todos pensarem e conversarem juntos, algo muito especial terá acontecido.

Se você tem uma ideia e seu amigo tem outra ideia, se vocês se encontrarem e dividirem as ideias, cada amigo sairá com 2 ideias, totalizando de uma ideias nasceram outras 4 ideias, quem sabe 4, 5, 6 ou ate infinitas, mas algo especial terá acontecido. É isso que muito nos falta na sociedade, se o presidente do senado não nos agrada, não é porque votamos errado, mas é porque simplesmente não pensamos e nem repartimos ideias.

Se você não tem ninguém para repartir ideias, posta na internet, joga das redes sociais, manda e-mail para o blogueir@ que você gosta de ler, enfim joga essa ideia no vento. Pois o vento leva, elas caem sobre o solo, se fertilizam e assim como árvores que nascem - novas ideias surgirão, novos pensares, novos seres e ate novas vidas... Pois é, tudo isso de uma única ideia. Pensar é incrível, o mais belo milagre, o mais doce estrago e um dos mais belos atos.

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!