QUANDO O CORPO SE TORNA UM PROBLEMA



QUANDO O CORPO SE TORNA UM PROBLEMA


Para alguns adolescentes o corpo é um enorme problema. Ou sentem vergonha dele ou o idolatram a tal ponto que acabam por entrar em situações nada positivas. Você mesmo conhecerá alguns rapazes para quem o tamanho, a magreza, as espinhas ou algum defeito físico dificultam o convívio com os colegas. E há meninas que sentem tal vergonha do rosto, dos cabelos, das pernas, dos pés ou de qualquer parte do corpo que são realmente complexadas. Muitíssimas vezes seu humor é causado pelo que sentem ou pensam do próprio corpo.
Há casos em que o problema é criado por eles mesmos. Há meninas lindas que, contudo, inventam um problema com os quadris, ou as pernas ou os seios, problema que ninguém nota nem liga, mas porque uma tia, uma amiga ou um cara mencionou ficam maiores do que realmente o são. E há rapazes bem dimensionados que chegam a ter vergonha de colocar um calção para não serem gozados pela turma. Tudo o que houve foi um momento infeliz de alguém que fez pouco caso em hora errada de algo muito normal num corpo de adolescente. Nem tudo é harmonioso num corpo que está crescendo. E isto é muito natural. Não entende quem não sabe das coisas. Ri e faz pouco caso quem não conhece biologia.
Crescer é algo tão natural que não se pode esperar que todos os corpos cresçam uniformes, graciosa e harmoniosamente. Há roseiras lindas em sua composição que contudo dão rosas feias e pouco vistosas. Há roseiras de ramos não muito vistosos que depois se enchem de rosas viçosas e bonitas... Não se pode medir beleza por padrões inadequados como este da simetria... Beleza é algo mais do que isso.
Sugeriria, portanto a você, caso tenha uma encucação com algum órgão do seu corpo, que não lhe dê maior importância do que realmente tem. Não há de ser por causa de uns pés maiores do que o que você julgaria normal, nem por um par de mãos ou seios que você julga pequenos ou grandes demais que sua vida precisa ser um conflito social. Muita gente nova cria complexos onde não há razão para tanto. Só porque alguém passou e olhou de maneira diferente logo concluem: “ Foi minha espinha no rosto”,
“ Foi meu nariz”, “ Foi meu pé”, “ Foram meus seios”, “ Foi isso foi aquilo”... E não era nada disso. E, mesmo que o fosse, que importa? Ninguém é bonito só porque tem corpo bem feitinho, pele limpa ou é bem torneado. Só isso não é beleza. Beleza é coisa muito mais profunda, que você mesmo precisa aprender para viver em paz com seus centímetros a mais ou a menos.
Sabe de uma coisa? Seu corpo não precisa ser um problema. Só o será se você começar a dar mais importância a uma parte dele pensando que aquela parte é que marca sua personalidade. Há dois exageros nesse assunto de corpo: um é você pensar que abafa só porque tem o corpo mais vistoso da cidade, da paróquia ou do quarteirão e desfilá-lo com exibicionismo bobo: outro é esconder-se ou eriçar-se como porco-espinho cada vez que alguém olha ou menciona um ou outro detalhe que não lhe agrada no seu corpo. No dia em que você  descobrir que beleza é algo muito relativo, vivera em paz com o que quer que seja grande ou pequeno demais em você. Seja grande ou pequeno demais em você. Seja esperto: não faça seu corpo nem menos nem mais importante do que é. Não deixe que alguns míseros centímetros a mais ou a menos, ou uns quilos justos ou em excesso marquem seu comportamento.
Viva em paz com suas medidas e deixe os outros medirem o que quiserem em você ou fora de você. Graças a Deus a vida é mais do que uma questão de centímetros ou quilogramas...


FONTE:  LIVRO O AGITADO CORAÇÃO ADOLESCENTE
PE. ZEZINHO
EDIÇÕES PAULINAS



Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!