Rabindranath Tagore e a espiritualidade



No mundo tem coisas e pessoas que a gente vai morrer sem conhecer, por isso te apresento Rabindranath Tagore. Então, Rabindranath é um escritor Indiano. Enfim, ele também é dramaturgo, romancista e músico. Foi o primeiro Indiano a ganhar o Nobel da Literatura. Recentemente recebi um e-mail com um poema de Rabindranath e achei lindo. Resolvi pesquisar sobre esse escritor e descobri outros poemas que se aplica muito  bem a nossa vida e principalmente a espiritualidade.

1-) A quem Veneras?

Deixa a cantilena, o cântico
e a recitação de contas de rosário!

A quem veneras neste recanto
solitário e escuro de um templo de portas fechadas?

Abre teus olhos e vê
que teu Deus não está diante de ti!

Ele está onde o agricultor está lavrando o chão duro
e onde o pedreiro está rachando pedras.

Ele está com eles no sol e na chuva,
e sua roupa está coberta de poeira.

Remove teu manto sagrado
e como Ele, desce para o chão empoeirado!

Libertação? Onde se encontra essa libertação?

Nosso mestre assumiu pessoalmente com alegria
os vínculos da criação;

Ele está vinculado a nós para sempre.
Sai de tuas meditações e deixa de lado tuas flores e o incenso!

Que mal há se tuas roupas ficam gastas e manchadas?
Encontra-o e fica com Ele na faina e no suor de tua face.

2-) A Lua Nova

Como discutem e como gritam!
Como desconfiam e se desesperam!
Nunca param de brigar!
Que tua vida se ponha entre eles, inalterável e pura
Como uma língua de luz
E lhes imponha silêncio com sua formosura.
Que cruéis os torna a cobiça e o ciúme! Como
Violências disfarçadas sedentas de sangue são suas palavras.
Ponha-se entre seus corações irados e que
Teu olhar sublime caia sobre eles como cai a indulgente
Paz do anoitecer sobre a batalha do dia.
Deixe que olhem tua face
E que assim compreendam o sentido de todas as coisas.
Que te amem, e assim amem um ao outro.
Vem ocupar teu lugar nos braços do Eterno.
Abre e levanta teu coração ao nascer do sol, como uma nova flor.
E quando o sol se pôr, inclina tua cabeça e reze
Em silêncio a oração da tarde.


3-) Julgamento


Não julgues...
Habitas num recanto mínimo desta terra.
Os teus olhos chegam
Até onde alcançam muito pouco...
Ao pouco que ouves
Acrescentas a tua própria voz.
Mantém o bem e o mal, o branco e o negro,
Cuidadosamente separados.
Em vão traças uma linha
Para estabelecer um limite.

Se houver uma melodia escondida no teu interior,
Desperta-a quando percorreres o caminho.
Na canção não há argumento,
Nem o apelo do trabalho...
A quem lhe agradar responderá,
A quem lhe agradar não ficará impassível.
Que importa que uns homens sejam bons
E outros não o sejam?
São viajantes do mesmo caminho.
Não julgues,
Ah, o tempo voa
E toda a discussão é inútil.

Olha, as flores florescem à beira do bosque,
Trazendo uma mensagem do céu,
Porque é um amigo da terra;
Com as chuvas de Julho
A erva inunda a terra de verde,
e enche a sua taça até à borda.
Esquecendo a identidade,
Enche o teu coração de simples alegria.
Viajante,
Disperso ao longo do caminho,
O tesouro amontoa-se à medida que caminhas.

4-) Minha oração

Dê-me a suprema coragem de Amar, eis minha oração - a coragem de falar, fazer, sofrer ao Seu dispor, de deixar todas as coisas ou ser deixado sozinho. 
Fortaleça-me com incumbências perigosas, honre-me com dores e me ajude a galgar o mau humor que diariamente se sacrifica a Você.
Dê-me a suprema confiança de Amar, eis minha oração - a confiança que pertence à vida na morte, à vitória na derrota, ao poder oculto na mais frágil beleza, àquela dignidade na dor que aceita o dano e se recusa a devolvê-lo.

 
5-) Meu amigo

Vim a você para receber seu toque antes de começar o dia.
Pouse seus olhos nos meus por um instante.
Permita, meu amigo, que eu leve a certeza de Sua amizade para o trabalho.
Preencha minha mente com Sua música para a travessia do deserto ruidoso.
Deixe o Sol do Seu amor beijar os cumes dos meus pensamentos e se demorar no vale de minha vida, onde a colheita amadurece.

“Um livro aberto é um cérebro que fala; fechado, um amigo que espera; esquecido, uma alma que perdoa; destruído, um coração que chora.”
                                                                                            Tagore

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!