CONCIENTIZE-SE DE SEUS HUMORES E NÃO SE DEIXE ENGANAR PELOS SOMBRIOS


     

 CONCIENTIZE-SE DE SEUS HUMORES E NÃO SE DEIXE ENGANAR PELOS SOMBRIOS


Seus humores podem ser enganosos. Eles podem decepcioná-lo, e é o que normalmente fazem, induzindo você a acreditar que sua vida é bem pior do que de fato é. Quando você está de bom humor, sua vida lhe parece perfeita. Você tem a perspectiva correta, o senso prático, e a sabedoria. Quando você está de bom humor, nada lhe parece pesado, os problemas não parecem assustadores e são até fáceis de resolver. Quando você está de bom humor, as relações parecem fluir e a comunicação brota. Se você for criticado, leva na esportiva.

Quando, ao contrário, você está de mau humor, a vida lhe parece insuportavelmente séria e difícil. Suas perspectivas são ínfimas. Você leva tudo para o lado pessoal e muitas vezes interpreta erroneamente as pessoas à sua volta, imputando a seus atos motivações malignas.

Aqui está a chave para a compreensão: as pessoas não costumam perceber que seus humores são passageiros. Elas gostam de pensar, ao contrário, que suas vidas tornaram-se subitamente piores nos últimos dias, ou horas. É assim que alguém de bom humor pela manhã pode amar sua mulher, seu trabalho e carro. Ele provavelmente será otimista com relação ao futuro e se sente grato pelo passado. Lá pelo meio da tarde, no entanto, se seu humor tornar-se sombrio, ele declarará que odeia seu trabalho, pensando bem sua mulher é uma chata, seu carro uma lata-velha, e sua carreira não vai para lá das pernas.
Se alguém lhe perguntar sobre a infância enquanto ele estiver nesse baixo-astral, ele provavelmente vai lhe colocar a culpa de seu momento presente em seus pais.

Contraste tão rápidos e drásticos podem parecer absurdos, até engraçados – mas a verdade é que somos todos assim. Nos baixos-astrais perdemos a perspectiva e tudo nos parece urgente. Esquecemos completamente de que quando estamos de bom humor, tudo nos parece tão melhor. Experimentamos circunstâncias idênticas – a pessoa com quem estamos casados, nosso emprego, o carro que dirigimos, nosso potencial, nossa infância – de maneira inteiramente diferente, dependendo de nosso humor!

Quando estamos de mau humor, em vez de pôr a culpa em nosso astral momentâneo, como seria correto, tendemos a pensar que nossa vida inteira está errada. É como se acreditássemos, de fato, que nossas vidas se esfacelaram nas últimas duas horas.

A verdade é que, a vida  nunca é tão ruim quanto parece quando estamos de baixo-astral. Em vez de nos atermos ao mau humor, e nos convencermos de que estamos visualizando a vida de forma realista, temos que aprender a questionar nossa avaliação. Lembre-se: “ Claro, estou me sentindo defensivo ( ou aborrecido, frustrado, estressado, deprimido); Estou de baixo-astral. Sempre me sinto negativo quando estou por baixo.”

Quando você estiver de mau humor, aprenda a superá-lo desta maneira: como uma condição humana inevitável que passará logo, se eu esquecê-la um pouco. Um momento de baixo-astral, não é o momento certo para se analisar a vida. Fazê-lo equivale a um suicídio emocional. Se você tiver um problema legítimo, ele continuará por perto quando seu humor melhorar.

O truque é ser grato pelos momentos de bom humor e astucioso naqueles de mau humor – não os levando a sério. Da próxima vez que você se sentir por baixo, por qualquer razão, lembre-se: “ Isto vai passar.” Vai mesmo.


FONTE: LIVRO NÃO FAÇA TEMPESTADE EM COPO D’ÁGUA....
E TUDO NA VIDA SÃO COPOS D’ÁGUA...
RICHARD CARLSON, PH.D.
EDITORA ROCCO

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!