Estímulos do lar



Essa semana postaram meu artigo intitulado de: "Como os estímulos de seu lar pode ajudar o seu bebê". O fato é que eu amo realmente escrever e amo escrever sobre bebês, fico feliz pois um dia me perguntaram: "Jéssica, qual a fase do desenvolvimento você mais gosta?" e eu disse que gostava de todas pois estudo sobre todas as fases, afinal isso é Desenvolvimento Humano, mas hoje, depois de alguns meses... Se essa pessoa me perguntasse novamente eu diria: "A fase que eu mais gosto é de 1 a 4 anos". Eu amo criança mas essa faixa etária é um verdadeiro encanto pois é a fase da descoberta.

Esse artigo já é o segundo artigo que escrevo para o site Guia do Bebê e também o segundo artigo que abrange essa faixa etária (isso já está virando uma das minhas linhas de pesquisa). Se você tem filho ou conhece alguém nessa faixa etária super recomendo a leitura. Mas se você de alguma forma, gosta dos meus riscos e rabisco, então também recomendo a leitura, afinal ler nunca é demais.

Abaixo tem um trecho do artigo, mas para ler na íntegra acesse:

http://guiadobebe.uol.com.br/como-os-estimulos-de-seu-lar-podem-ajudar-o-seu-bebe/


Como os estímulos de seu lar podem ajudar o seu bebê?

Pequenas atitudes no dia a dia são suficientes para promover estímulos ao seu bebê. Basta você prestar atenção e se dedicar.

Todos nós nascemos com inteligência, porém a nossa inteligência podemos dizer que é muito influenciada pelo meio social em que vivemos.
Os lares tendem a variar conforme a cultura, porém alguns fatores devem ser universais e independentes de cultura, um exemplo é a dedicação dos pais frente aos filhos, a afetividade, a não agressão e etc.
O cientista Badley, em 1989 criou um inventário o qual ele denominou de Inventário HOME de Observação Doméstica e nisso ficou visível que as condições e dedicação dos pais contribuem efetivamente no desenvolvimento pleno da criança, a exemplo de, quanto mais os pais derem importância para a educação e a leitura mais a criança se sentirá atraída para o estudo aumentando sua dedicação.
Posteriormente, outras pesquisas descreveram seis aspectos fundamentais no lar que irão contribuir no desenvolvimento do bebê: incentivo para explorar e conhecer o ambiente qual o bebê habita, estimulação nas habilidades cognitivas e principalmente as sociais (seja por meios de brincadeiras que ajudem o raciocínio do bebê ou até mesmo por atividades que promovam a socialização desse bebê). Elogios frequentes aos bebês, independente se o bebê teve sucesso ou não na atividade desempenhada. Não agressão – seja ela verbal ou física, ou seja, ter muita paciência e evitar os maus-tratos pois a violência seja ela física ou psicológica irá prejudicar o desenvolvimento do bebê. Orientação nas atividades do bebê para que ele expanda e evolua nas muitas habilidades que ele possui; e estimulação da linguagem – ou seja, dialogar sempre com o bebê, estimular as diversas formas de linguagem seja ela falada ou até mesmo os gestos.
Diante disso percebemos que a frase popular “Educação vem de berço” tem um verdadeiro ensinamento, já que o lar do bebê além de ser um ambiente de afetividade e confiança, irá contribuir para o desenvolvimento do bebê.
Abaixo seguem algumas dicas para auxiliar no desenvolvimento de seu bebê e principalmente para gerar a felicidade em seu bebê, afinal, ser feliz é uma ótima contribuição para o desenvolvimento não só do bebê, mas de toda a família.




Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!