Eles não são objetos de devolução



Eles não são objetos de devolução


A temática hoje é um pouquinho mais séria. Adoção...


Depois de um bom tempo, adoção virou moda ou seja se lembra de seu livro de história onde se remete a tal “roda dos excluídos” qual crianças sem pais ou tutores legais eram tidas como a escória da sociedade, pois é! Ate que um belo dia celebridades internacionais resolveram aumentar a família e logicamente todos retomaram a falar sobre esse assunto ou melhor sobre essas vidas e sabemos que cada pessoa, felizmente ou infelizmente é diferente. Digo infelizmente pois eu sinceramente gostaria muito que as pessoas que decidiram adotar crianças ou adolescentes dêem amor e elas, porque sabemos do histórico de vida dessas crianças. Mas nem todo mundo pensa e age igual e para muitas pessoas, um jovem ou criança adotada se torna “diferente”. Ou seja tratam diferente.


 Alguns dão privilégios para os “filhos originais” (aquele que o papai colocou a sementinha na mamãe e você nasceu) enquanto os filhos de amor (mamãe lhe escolheu porque você não tinha ninguém no mundo) nem sempre recebe o mesmo tratamento que o filho saído das dores do parto da barriga mamãe. GENTE, PARA! O que muito me irrita é que as pessoas pensam que lar de adoção é o shopping do lado da casa delas. Sabe quando você vai ao shopping compra roupas e quando você chega em casa e ver que aquele jeans lindo não dá em você e você decide trocar o jeans por outra peça? Pois é, lar de adoção não é isso, você não pode chegar adotar uma criança e depois devolvê-la querendo fazer uma troca pegando outra criança para adotar. Você não pode chegar e devolver uma criança porque “ela deu defeito”. Uma criança não é uma calça jeans que quando apresenta um defeitinho você pode ir na loja e devolver. Uma criança não é como roupa que você sempre ama mais o jeans de marca internacional do que o jeans comprado no supermercado. A vida não são como roupas que você decide se quer devolver ou qual quer tratar com requinte de superioridade. As calças jeans não tem sentimentos, elas ficam em seu armário, no frio e elas não reclamam e nem se traumatizam, elas podem ser remendadas enquanto pessoas, sofrem, tem sentimentos, historias de vida, problemas , lutas, busca por uma superação de obstáculos... Então porque tratam crianças como se fossem calças jeans compradas em mais um shopping da grande cidade?


Quando eu penso que o mundo chegou ao ápice e não tem como mais piorar, eis que me deparo com pessoas que devem está treinando para ser o próximo Bonaparte da vida, porque isso não é ser uma pessoa que possamos classificar com ser humano (sim porque para mim quem trata vidas como objeto, no mínimo deve ter algum problema, pois cadê o sentimento da pessoa? Não tem compaixão pelo próximo? Não se coloca no lugar dessa criança que é devolvida? A consciência não fica pesada?). Se você quer adotar uma criança, saiba que criança tem defeitos, vai ter dias que ela vai te responder, ela vai lhe dar trabalho, lhe deixar furioso da vida, você vai ficar roxo de raiva, você vai envelhecer antes do tempo, você vai ficar ser dormir, vai levar inúmeros sustos, terá que aturar professores que vai lhe chamar no meio de uma reunião para falar sobre essa criança (eu digo isso, porque meus pais passaram isso comigo e eu tenho certeza que todo pai e mãe já passou por alguma dessas situações, filho é bom, mas também dá trabalho) Desculpa dizer mas a vida é assim! Isso é ser pai e ser mãe e se você não está preparado para isso, é muito simples não queira ser pai ou mãe. Não tem em nenhum lugar na bíblia dizendo que você é obrigado a constituir família, mas se você quer ser pai ou mãe se prepara pois vai ter os dias de turbulência assim como terá os dias de céu. Vai ter dias que seu filho vai ser um verdadeiro anjinho mas terá momentos que ele vai errar, essa é a vida. Mas você não pode devolver seu filho porque ele quebrou o jarrinho da varanda, ou porque a professora lhe tirou no meio de uma reunião de negócios... Lembre-se seu filho é uma vida e não um jeans que você comprou na loja de departamentos da esquina.


E pensam que isso não é realidade?  Abaixo segue um pouco da novela chamada vida.


No site da Globo, tem um vídeo que fala sobre os filhos adotivos da cantora Wanessa da Mata.
A cantora conta que as pessoas ainda têm muito preconceito em relação ao assunto. “Eu estava nos Estados Unidos e contei para os meus amigos de lá que ia adotar e eles fizeram um jantar para brindar. No Brasil, as pessoas diziam para eu não fazer isso, pelo amor de Deus. Foi decepcionante ver o preconceito. Algumas pessoas chegaram a falar que eu ia fazer isso para me promover, até por esse motivo eu prefiro não falar muito sobre o assunto”, disse Vanessa revelou que optou pela adoção por causa da avó.
“A minha avó tem sete filhos biológicos e, ao longo da vida, cuidou de quase 20 filhos adotivos com um salário mínimo. Ela é uma mulher muito digna e humilde que criou os filhos ensinado o que é certo. Isso para mim sempre foi impressionante e ficou marcado. Eu nunca tive preconceito nem medo.  
Nunca achei que criança puxa o sangue, ele segue o exemplo dos pais”.

Fonte:  TV GLOBO (AQUI)


E no Programa Encontro, do Dia 26, conta a história de Davi, ele foi devolvido por pais adotivos. Fiquei perplexa pois Davi é do tipo de Garoto que os pais sonham em ter como filho. Sabe aquele garoto que gosta de estudar, ama ler, tem gosto refinado, pois é? Nem toda família gosta de ter filhos com gosto refinados e o que elas fazem quando “não se adéqua aos padrões da família”? Simples, devolvem o jeans para a loja de departamentos do shopping da esquina da casa delas, digo, elas devolvem a criança adotada para o orfanato/ lar de adoção.

A repórter Lília Teles se lembrou de uma reportagem que fez para o Globo Repórter, com o adolescente Davi Arias sobre adoção tardia. “Ele tinha sido devolvido cinco vezes. Nenhuma família teve condições financeiras de assumir a adoção definitiva. Eu lembro que ele chorava tanto durante a reportagem”, contou Lília.

Para Davi, ela representa o fim do período de incertezas que viveu. “A primeira coisa que eu pensava era no que eu tinha feito de errado. Eu me sentia rejeitado. Hoje, eu lido melhor com a rejeição”, disse Davi. A mãe adotiva conta que foi difícil o período de adaptação. Foi preciso muito amor para provar que ela não iria devolvê-lo.
Mas não foi só o Davi que passou por essa situação frustrante de rejeição, muitas crianças e adolescentes enfrentaram problemas semelhantes. Lília Teles visitou um abrigo em Nova Iguaçu, na baixada fluminense, e conversou com crianças que foram adotadas e depois devolvidas.

(Para conhecer a História de Davi Clique AQUI)


Fonte: TV GLOBO


Logicamente as pessoas alegam que “As crianças são problemáticas” e eu penso: “Quem nessa vida não tem problemas?”. É tão fácil culpar uma criança mas assumir as próprias imperfeições... Eu nem preciso comentar!

Pais de Coração Enfrentam Dificuldades para criar filhos adotivos... MAS SUPERAM “FILHOS DO CORAÇÃO, AMOR INCONDICIONAL!”.


Fonte: R7


E só para informar , atualmente já dá processo devolver uma criança adotada como se fosse uma peça de roupa.



Qual a solução para essa problemática?

1-) O mais óbvio de todos... LEI, LEI, LEI, LEI, LEI e LEI RÍGIDAS afinal  “Quando aperta no bolso é a certeza de mais uma lição aprendida”.

2-) Conscientização popular ou seja, começarem a ter campanhas de “NÃO DEVOLVA, SEU FILHO NÃO É UMA PEÇA DE ROUPA!”.

3-) Um triagem mais eficaz afinal de contas nem todo mundo está com o psicológico preparado para ser pai ou mãe adotivos, porque não é chegar no lar de adoção selecionar uma criança e brincar de casinha. Tem todo um processo legal e principalmente psicológico. Porque filho não é como aquelas bonecas ‘meu bebê’, que a gente faz o que quer, diz o que deseja e elas não reagem. Crianças são vidas e o pior de tudo ações desses pais e mães traumatizam essas crianças, pois no vídeo que Davi Arias concedeu a entrevista, ele mesmo disse: “O que eu tenho de errado?”. Ou seja, a criança depois vai se sentir um monstro já que ninguém quer ela. Então vamos pensar, orfanato não é o play do shopping Center da esquina, é sério, você está lidando com uma vida e suas atitudes irão marcar a vida de outras pessoas.


Essa postagem é mais para conscientizar. Eu sou a favor da adoção mas de uma adoção responsável onde pessoas adultas resolvam adotar por amor e sem devoluções, por favor!

Jéssica Cavalcante



Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!