Prática inadequada




Prática inadequada

Não tem como ter uma vida equilibrada conosco e com nossa fé, se a nossa prática continua inadequada. É como dizer: “ Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”. Esse dizer popular, me lembra minha infância, porque meu pai sempre me disse isso. Quando criança eu questionava alguns comportamentos de meu pai, é como a gente dizer para uma criança, para que ela não minta, mas nós, adultos, mentimos o tempo inteiro. Porém fazemos questão de exigir que os pequeninos não mintam, depois eles crescem e a gente explica dizendo que existe mentiras ruins e as que são  ‘menos ruins’. Só que, o conceito de ruim é bem relativo, porque as vezes uma mentira boba, a clássica do estou bonita e a pessoa não está bonita, ate que se tecem um elogio forçado só pelo bem estar, isso nem se configura como mentira, mas qual o pior sair feia achando que está bonita, ou saber da verdade, do “você não está bonita” e ainda termos a chance de consertar? O fato é que mentira por mais boba que seja, ela não é nada legal.

Conceitos de certo e errado, bom e ruim, bonito e feio, isso é bem relativo no mundo de cada pessoa, mas uma pratica adequada é  um padrão geral, são normas de boa convivência que Deus instruiu ao homem. Um exemplo, são os 10 mandamentos, o desencaminhar desses princípios se configura como pecado ou pratica inadequada - isso nos afasta de Deus.
  Todo mundo sabe o que é certo e errado ao olhar de Deus. Tem coisas na vida que a gente já nasce sabendo, por exemplo, o bebe já nasce com vários reflexos - um deles é o da sucção. No inicio são reflexos, depois podem se tornar comportamentos, alguns a gente perde durante o decorrer do desenvolvimento humano.  A gente sabe quando estamos errados, conhece o erro, a solução, mas sair dessa pratica inadequada é uma verdadeira luta e para isso devemos ter força em Deus.

 
 Um fato simples, mas que me chamou atenção, foi um dia desses eu estava lendo um blog de adolescentes, de faixa de seus 15 anos e lá tinha uma coluna onde a blogueira com apenas 15 anos de idade, aconselhava sobre problemas amorosos de relacionamento, eu fui ler, o impressionante é que os mesmos problemas de relacionamentos dos 15 anos continuam ate os 40 anos ou mais, e a gente sabe como resolver, temos consciência da real situação. Muitos profissionais dizem que para  mudar ou obter uma cura tem que ter consciência de seu erro, mas isso a maioria das pessoas tem. Se você assistir qualquer jornal e quando eles entrevistam pessoas que são dependentes químicos, ou quando eles prendem infratores porque estavam roubando para comprar as drogas, eles mesmo falam que sabem que estão errado mas que a dependência é mais forte que eles. Então, hoje eu chego a conclusão que para mudar algo não é necessário ter consciência porque qualquer pessoa sabe o que é certo e errado, o que é uma pratica correta e uma pratica inadequada, ate um serial killer sabe que matar é errado, a diferença é que muitos tem prazer na pratica inadequada e outros ate querem mudar mas não tem força para isso (o desejo de mudança segundo algumas pesquisas que eu fiz, não se aplica ao serial killer, ele sabe o que é matar mas ele pouco se importa se isso é mal ou bom para ele, ate porque eles não possuem altruísmo, essa foi a compreensão que eu tive ao ler sobre esse fato). O que eu quero dizer com tudo isso é que não basta saber o que é certo e errado, e nem basta dizer que “Eu tenho consciência que estou errado”,  é preciso  ter FORÇA para mudar, porque consciência a grande maioria tem, mas força para mudar isso só depende de sua fé.
  Mudar de uma pratica inadequada é meio que uma prova de amor a Deus, porque você sabe que Deus faz muito por você e a mudança representa uma forma de gratidão pelo muito que Deus faz por cada um de nós.
  Uma pratica inadequada nos afasta de Deus porque vai contra os princípios, não só da vida ou as próprias regras sociais, mas vai contra ao leis divinas e ate mesmo as forças que regem o universo.
  Todos os dias é uma luta diária, uma luta pela vida, uma luta para viver invés de sobreviver, uma luta para sair da pratica inadequada e principalmente uma luta para não entrar ou aderir as praticas inadequadas. Como dizem o pecado muitas vezes é tentador mas uma vida em obediência as leis divinas é compensador.


Todos os seres humanos são diferentes, alguns usaram desculpas para continuar com a pratica inadequada, alguns irão dizer que o erro é mais forte do que ele, ou que sofrem de alguma patologia, que não conseguem mudar mas se pensarem um pouco e perceberem que a mesma força que rege o universo, que mantem cada planeta em sua órbita, que é criadora do Sol e outras galáxias... É a mesma força e poder que podem modificar vidas, mudar histórias e curar feridas. Essa força se chama Deus, sair de uma prática inadequada não é fácil, mas quando bater aquele desânimo ou quando a tentação for maior, lembre-se de Cristo na crucificação. Pense, ele soube com antecedência que morreria de uma forma brutal, morreria para salvar cada um de nós e o melhor, foi e é um exemplo vivo do que é o amor, o altruísmo, a fé, a força - não podemos nunca desistir de Deus e mesmo que alguém diga que já desistiu de Deus podemos ter a certeza que Deus nunca desiste de nós, então pense. Vamos lutar mais, mas lutar por Deus, pôr ele no foco de nossas vidas, afinal ele já provou que nos ama. 
E você já provou que ama a Deus?

Jéssica Cavalcante


Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!