Série como ser integro 2-) Consciência limpa



Série como ser integro

2-) Consciência limpa


 Se tem uma coisa que sempre entra em conflito se chama consciência limpa e normas sociais. Atualmente houve uma banalização da consciência limpa. Digo isso porque a palavra consciência limpa virou argumento para tudo, inclusive para o pecado.
  Um dia desses, eu li alguns blogs e era sobre dúvidas e a pessoa perguntava se determinada ação era pecado, então esse blogueir@ disse que “O pecado depende de sua consciência”, eu pensei: “Meu Deus, obrigada pelas leis não seguirem o argumento de depende de sua consciência”. Já imaginou se na mentalidade de um assaltante, roubar não fosse pecado devido ao fato dele estar com a ‘consciência limpa’? Irão dizer que a culpa é do sistema que amplia as disparidades sociais.
  Penso que deve ter um acordo comum entre consciência e normas sociais. Porque nem tudo que sua consciência diz ser “normal” será aceitável para as normas sociais e o outro fato são os 10 mandamentos - eu sei que os 10 mandamentos são 10 leis e como toda lei fica passível a interpretação e como cada pessoa gera uma interpretação, entra-se em conflito. Lembro-me de alguns diálogos com algumas colegas, determinada ação para elas não é pecado mas para mim é, por isso que nessas horas é bom refletir e pedir esclarecimento a Deus. Algumas pessoas dizem que conversam com seus líderes e segundo eles, determinada ação não é pecado, mas eu pensei e digo depende muito do líder porque se a igreja tiver um líder que pense igual a mim será pecado (para o bem da liberdade/humanidade não almejo ser “representante de liderança de uma instituição religiosa), para resolver esse impasse, a melhor solução é pedir esclarecimento a Deus, que ele mostre-lhe qual a atitude deve ser tomada.
  Confesso que um de meus defeitos é ser pragmática, pois tem coisas que é tão lógico que não vejo necessidade de tamanha polêmica, é ficar protelando contra o óbvio. A questão da consciência limpa a meu ver, a única forma de mantê-la limpa é seguindo os 10 mandamentos e se você tem alguma dúvida, a única pessoa que deve tirar essa dúvida é Deus, afinal lideres religiosos também erram e nem todos estão bem “preparados”. Alguns se tornaram preparados devido a um conjunto de ações. Eu sei que é chato pensar assim, que eu deveria ser mais sociável e achar que Deus possui representantes na Terra mas desculpe eu não consigo ser assim, porque a meu ver, a gente tem que procurar a Deus a todo instante se eu posso procurar Deus porque irei perder meu tempo conversando com um “representante de Deus”, ate porque Deus não é político, Deus não tem acessor de imprensa e ele está sempre disponível para lhe atender. Onde já se viu, um filho marcar horário para falar com um pai?
  Os mandamentos de Deus é bem pequeno, lembro-me que com uns 4 anos de idade já sabia cada mandamento, acho que saber os mandamentos deve ser instintivo, porque é algo tão natural que se torna inevitável.
 Ter consciência limpa é seguir os princípios de Deus e ajudar as pessoas a fazerem o mesmo, mas sem obrigar, logicamente, se pessoa buscar a sua ajuda para compreender melhor sobre os 10 mandamentos, ajude-a. Mas se ela não quer, não precisa obrigar, afinal o que é obrigatório se torna chato e acaba afastando as pessoas. Ate porque cada pessoa tem seu tempo para perceber como atitudes positivas só farão bem a elas mesmas.
 Um bom cristão baseia sua vida de acordo com os mandamentos divinos, pois sabe que o melhor conselho é exclusivo de Deus. Não existe dica de amiga, conselhinho de conhecido porque o que importa de verdade é o que Deus nos instrui a seguir e ele colocará em sua mente - qual a melhor solução para cada situação. Ore para ter discernimento e fé, pois é a única forma de manter a consciência limpa.

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!