Planejar demais bloqueia ideias criativas




Programar-se para conseguir cumprir as tarefas diárias ou fazer planos para os próximos meses ou anos pode aju­dar a se organizar melhor ou a atingir algumas me­tas.

Entretanto, o “passo a passo” mental que pla­nejamos para concretizar objetivos pode embotar nossa percepção e impe­dir que encontremos so­luções mais fáceis e criati­vas. Essa é a conclusão de um estudo feito por psi­cólogos da Universidade Wake Forest, na Carolina do Norte. Eles orientaram voluntários a executar al­guns exercícios simples no computador e em seguida procurar a data de nasci­mento do ator Bill Murray. No entanto, metade dos voluntários foi induzida a programar suas atividades e a consultar o dado sobre o ator no site sobre cine­ma IMDb.com.
Os pesquisadores ob­servaram que pessoas do grupo que organizou men­talmente a melhor forma de fazer as tarefas se lem­braram com mais frequ­ência de encontrar a data de aniversário de Murray no final. Porém, a maioria delas ignorou um aviso na tela do computador pelo qual era possível acessar diretamente o site Wikipédia e pro­curou pelo IMDb. Já os outros parti­cipantes, que não fizeram nenhum plano específi­co, clicaram no link que condu­zia à Wikipédia quando se lembraram de apurar a data e a encon­traram mais rapidamente.
Segundo os autores do es­tudo, publicado no Social Cognition, focar um obje­tivo e pensar nos degraus necessários para atingi-lo pode estreitar a visão do cérebro para soluções al­ternativas e não raro levar ao gasto desnecessário de energia e recursos.

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!