Como espalhar pequenos gestos de felicidade




Um ótimo projeto porque simples frases interferem em nossos dias de uma maneira incondicional, afinal quem não gosta de ler ou ouvir belas palavras?

  Outro ponto que me chamou atenção foi quando ele se refere ao Facebook, alguns dias atrás eu vi uma imagem que dizia "Gostaria de morar no Facebook" porque no Facebook todos amam animais, todos compartilham imagens que ajudam alguém ou alguma causa social, todos possuem belas ideologias, todos odeiam corrupção e todos querem mudar o mundo. Então se todos pensam assim tão perfeitamente por que ainda não mudamos o mundo? Pensamento já temos o que falta mesmo é usá-los em nosso dia-a-dia, porque eu tenho certeza que muitos do que compartilham que odeia a corrupção brasileira se tiverem a oportunidade se tornarão corruptos. Minha mãe costuma dizer que não existe corruptos mas o que existe é a oportunidade para a corrupção, é como aquele ditado que diz mais ou menos assim: "A ocasião faz o ladrão" e realmente ela tem razão, porque um corrupto não irá roubar uma "pequena quantia de dinheiro ou outro bem", será que o corrupto quer roubar grãos de milho? Creio que não, é por esse e outros motivos que o Facebook e todas as redes sociais é uma verdadeira sociedade utópica, ela é perfeita, pena que não existe.

  Repare em sua timeline, como as pessoas não são racistas, não são homofóbicas, são tolerantes com outras crenças e repare na realidade  como é diferente. Todos os dias pessoas sofrem discriminação por suas escolhas,o fanatismo acontece as soltas, a corrupção essa já virou clichê, as pessoas continuam votando no mesmo governo que as enganam, muitos matam e morrem no trânsito por uma simples discussão por uma vaga para estacionar o carro. É triste dizer mas de todos os animais que existe nesse mundo, o que eu tenho mais medo é o ser humano, pois só o ser humano consegue disfarçar suas iniquidades mesmo assim ainda mantenho a esperança de um mundo melhor. Acredito que investir nas novas gerações será um fator contribuinte para tornar esse mundo um lugar que possamos trazer a utopia das redes sociais para a vida real, onde as pessoas pensam em gentileza e concretizam essa gentileza, um mundo onde não tenha hipócritas que no escritório compartilha em seu perfil da rede social "Gentileza Gera Gentileza" mas passa pela portaria do edifício sem se quer dar um Bom dia, chega em casa não dar um Boa Noite a esposa, se tranca em seu mundinho - digo escritório e lá desperdiça horas da família pregando a falsa revolução de sofá, belas palavras mas ações porcas... No final das contas ainda acredito que o seu filho e quem sabe um dia, o meu filho possa tornar esse lugar em algo digno para se viver.

  As pessoas pregam que o mundo vai acabar se a gente não economizar água, energia e todos os recursos naturais mas elas esqueceram de olhar para esse mundo e perceber que ele já está acabando tudo por culpa de nossa truculência, afinal não é por água que as guerra começam, mas é por dinheiro, arrogância, e o verdadeiro anseio pelo poder. Se um dia o mundo chegar ao seu fim, não será pela falta de água potável mas pelo excesso do egoísmo.

Jéssica Cavalcante
-------------------------------------------------------------------------------

Como espalhar pequenos gestos de felicidade





Natália Spinacé, no Mulher 7×7
“Pequenas ações que tenham como objetivo mudar o mundo, ou os pequenos mundos em que vivemos. Ações desinteressadas, que façam alguém sorrir, sentir-se melhor, emocionar-se, etc. Qualquer coisa que mude o dia a dia de algumas (mas basta uma) pessoas.”
É assim que o designer português Martim Dornellas define o “Projeto Amélie”, criado por ele. O nome é uma referência à personagem do filme O fabuloso destino de Amélie Poulain. Nele, Amélie encontra no banheiro de seu apartamento uma caixinha com brinquedos e figurinhas pertencentes ao antigo morador. Ela decide procurá-lo para devolver a caixa. Ao notar que ele chora de alegria ao reaver o objeto, a moça fica impressionada e remodela sua visão do mundo. A partir daí, Amélie se engaja na realização de pequenos gestos para ajudar e tornar mais felizes as pessoas ao seu redor.
Martim se inspirou na história do filme para sair espalhando pelas ruas de Lisboa adesivos e cartazes com frases que proporcionam um sorriso, um aconchego, ou, na pior das hipóteses, um assunto para quando as pessoas chegarem em casa. A ideia deu certo. Com a divulgação nas redes sociais, os adesivos e cartazes começaram a ser espalhados por todo o país.
A campanha de Martin é graciosa, não dá para negar. Mas eu sempre fico me perguntando até que ponto esses projetos que pregam gentileza e felicidade realmente fazem efeito. Porque existe uma diferença entre compartilhar vídeos sobre gentileza no facebook  e olhar nos olhos da faxineira para dar bom dia. Seja como for, pelo menos uma coisa boa o sucesso dessa campanha mostra: que as pessoas ainda sentem prazer em proporcionar felicidade, mesmo que para um desconhecido.

Fonte: Pava Blog

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!