Resenha do livro Irmãos na Fé



Resenha do livro Irmãos na Fé


Esse livro é bem interessante pois a principio ele me surpreendeu. Na sinopse do livro relata que é sobre a vida de um padre e um espirita, que ambos irão realizar trabalhos de caridade e etc. Só pela a sinopse deve ser incrível, pois aborda acerca de certa forma um sincretismo religioso em prol da caridade. Então iniciei a leitura do livro...

A escrita da autora é bem envolvente, pois possui um ritmo suave e que facilita a leitura, ou seja, não é um livro complexo e que você terá variações de humor e emoção. É um livro para refletir sobre a vida.  

No inicio começa falando sobre o carnaval e depois ao mudar de cenário mostra duas enfermeiras e um médico que trabalham em determinado hospital, mas as “escondidas” eles fazem abortos (pois é, fiquei indignada com a maldade alheia). Tem um momento bem triste de quando uma garota é levada para abortar, pois os pais dela a obrigaram. Nessa hora eu tive muita piedade dela, principalmente pela atitude de seus pais. Alguns dias depois a vida desse médico e das enfermeiras mudam, pois uma série de acontecimentos se sucedem e nessa parte irá trazer um clima de suspense...

Depois tem uma parte que fala sobre o amor de um casal de jovens, ele é filho do médico e ela é filha de uma das enfermeiras, ate que resolvem fugir para viverem longe dos pais e finalmente serem felizes, mas a vida dar muitas voltas e eles se depararam com uma revelação que irá mudar a vida deles. Nessa parte é algo bem melancólico, pois encontrar o amor da vida já não é simples e quando você finalmente acha - a vida resolve aprontar. Nessa parte do livro irá envolver assunto genético, pois o casal decide ter filhos, mas as gestações são sempre de risco e repleta de complicações. Enfim, essa parte do livro é bem envolvente.

A parte que eu mais gostei foi quando o padre Romeu auxilia a irmã Magda. Então irmã Magda sofre de possessão, ela incorpora um espirito obsessor que causa o maior transtorno, e como o padre Romeu estudou um pouco sobre o evangelho segundo o Espiritismo, ele percebe que o caso de Magda é algo que vai além. Romeu conhece Antônio ao auxiliá-lo, pois o bairro qual ele mora sofreu um alagamento. Então eles ficam amigos e como Antônio é espírita Kardecista ao saber do que está acontecendo com Magda, resolve auxiliá-la e com isso o livro proporciona ao leitor uma série de fatos, a exemplo da obsessão que Magda sofre, de quem é o espírito que a obsidia e com isso ocorre uma ligação dessa realidade com os antigos abortos que aconteciam no hospital por meio de fraudes.
------------------------


É um livro de temática polêmica pois envolve aborto, revelações de família, jogos de poder, sincretismo religioso e obsessão extrema mas a escritora possui uma escrita tão gostosa que você não fica indignado com o livro. Bom eu pelo menos não fiquei, além de que bem no meio do livro tem um debate sobre ate onde vai o direito da mulher sobre o próprio corpo. Eu amei tal debate, pois envolve o feminismo em seu contexto político além de analisar acerca de ate onde é corpo da mulher e corpo de um outro ser. Não deixa de ser polêmico, mas não é agressivo, ao contrário é instigador e reflexivo.

Outro fato sobre a gestação que a autora aborda brilhantemente. Quando a mulher engravida toda a sociedade foca a mulher e quase ninguém olha para o pai da criança, então ambos tem responsabilidade sobre a gestação. Uma vez eu li um artigo proposto por meu professor, sobre a solução para o aborto. Que é a adoção, eu particularmente acredito que a mulher deve levar a gestação ate o final e caso ela não queira ficar com bebê o processo de adoção é o ideal. Temática que é brilhantemente debatida no filme Juno. Mas isso é uma questão de forte contexto social-político, afinal a sociedade também é responsável pelos abortos que acontecem por mundo a fora e é isso que o livro Irmãos na Fé aborda, pois ele questiona a ética, o dever do exercício da medicina e o principalmente o direito pela vida, além de nossa atuação em todo esse contexto. Além de que, ele trás uma reflexão sobre o sincretismo religioso bem como o dever da religião em relação a caridade.

Super amei o livro Irmãos na Fé, pois gosto do fato que finalmente algum autor teve coragem o suficiente para falar sobre essa temática. O que eu percebo é que as pessoas tem medo, mas tem-se que discutir sobre isso afinal como iremos chegar a uma solução se ninguém quer pensar e dialogar sobre isso? Os pais falam sobre sexo e drogas com os filhos, mas poucos falam sobre o aborto e quais são os limites de “onde é meu corpo e onde é seu corpo?”. E isso é super sério, pois tudo que acontece na sociedade querendo ou não é por conseqüência de nossas ações e escolhas. Achei incrível essa reflexão que o livro Irmãos na Fé propõe. Ele vai promover essa análise de forma sutil, mas super reflexiva.

E foi surpreendente pois eu nunca pensei que fosse encontrar uma brilhante reflexão acerca de questões como ética e outros problemas sociais. Espiritualmente ele envolve acerca da caridade entre religiões, um pouco de mediunidade, mas principalmente o modo qual destinamos a nossa vida.

Eu amo tudo que envolve contexto social, Irmãos na Fé irá entrar para a categoria de livros que promovem reflexão social.



Informações do Livro:

Editora: IDE
Autor: Clodilde Fascione
Páginas: 224
Preço: R$29,50

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!