Os Danos da chamada ''Síndrome Pós-Férias''



Voltar ao trabalho depois de um período de férias não é fácil. Ou pelo menos, não para a maioria das pessoas. O fato de poder acordar mais tarde e não ter que cumprir metas e realizar tarefas é para muitos um alívio. Entretanto, alguns sofrem mais do que outros no retorno. A falta de um planejamento de carreira ou insatisfação com a atividade profissional pode causar problemas físicos e emocionais.
 Segundo dados de um trabalho conduzido pelo braço nacional da International Stress Management Association (Isma), organização internacional especializada no estudo do estresse, 23% dos brasileiros têm a chamada depressão pós-férias, também conhecida como síndrome pós-férias. De acordo com o consultor de desenvolvimento humano e carreira Agmar Vieira Junior, uma das causas desse estressepode estar ligado ao ambiente de trabalho, à falta de perspectiva na carreira ou até dificuldades de relacionamento com os colegas.
"Isso tudo gera um receio na hora de voltar ao trabalho e pode evoluir para uma síndrome mais grave do que muitos imaginam, como a depressão. Nas férias não há horários, nem disciplina e no retorno há uma dificuldade de sair dessa zona de conforto".
Ele explica que os principais sintomas físicos causados pela síndrome pós-férias são problemas intestinais, cansaço e dores no estômago. Já os sinais emocionais são angústia, irritabilidade, ansiedade, agressividade, raiva por não conseguir reagir ou encontrar uma outra atividade, além de sentimento de culpa por não mudar.
Para o consultor, é preciso retomar a rotina o mais rápido possível. "O profissional deve encarar a volta com otimismo, procurar sentir motivação e comprometimento com o trabalho. Se protelar ações como essas, as pressões só vão aumentar. É importante também planejar as prioridades e, se a há insatisfação com a atividade exercida, implementar medidas e traçar planos para mudar a realidade", orienta.
Voltar da viagem em cima da hora, na véspera do retorno ao trabalho, também não é aconselhável, segundo o consultor. "O ideal é voltar cerca de três a quatro dias antes para colocar a casa em ordem e se planejar. Comece também a dormir um pouco mais cedo nos últimos dias de férias para que o seu organismo se readapte à rotina de trabalho".
--------------------------------

Outro conselho do especialista é que o profissional procure novos desafios e deixe a negatividade de lado. "Acredito que existe um lado bom em todas as atividades. Procure os pontos positivos do seu trabalho".
Além de todas essas ações, o principal é estar bem consigo mesmo. "Saber o que quer e procurar um equilíbrio emocional é fundamental. Porém, quando os sintomas se tornam frequentes, a pessoa deve buscar ajuda de um psicólogo para que o aparente estresse não se torne uma doença. Procure alguém que possa ouvi-lo e não busque refúgio em drogas e medicações", alerta o consultor.

Fonte: http://noticias.psicologado.com/eventos/os-danos-da-chamada-sindrome-pos-ferias#ixzz2HPbsTch0 
Psicologado - Artigos de Psicologia 

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!