Santa Maria



Hoje assim que eu acordei minha mãe me relatou que havia acontecido uma tragédia em nosso país. Acordar e já ver muitas notícias ruins ao mesmo tempo, não é nada agradável mas ao menos eu pude acordar, então hoje eu penso. Quanto jovens não poderão mais acordar, ou quantos pais não poderão mais acordar seus filhos em pleno domingo? São simples detalhes, algumas vezes simples fatos de nossa vida cotidiana que passa despercebido, pois não sabemos quando vai ser a ultima vez que iremos ver nossos filhos, irmãos e amigos. Não sabemos se uma noite de aparente alegria e diversão, seria o antecessor de uma manhã extremamente triste e de tantas perdas.

Eu sei que a morte é apenas mais um processo, que por sinal um processo natural e ate necessário. Afinal, imagina se ninguém morresse... Como seria? Nosso planeta certamente não suportaria, o que os nossos professores chamam de “demanda”. Mas ainda assim a perda é dolorosa, machuca e parece não ter fim nunca!

No meio da tragédia as pessoas se revelam, algumas se mostram solidárias, outras choram com a dor e perda alheia, outros oram em busca de um conforto em Deus, outros agem desrespeitosamente fazendo piadas de tamanha tragédia, outros por puro sadismo lotam a internet de fotos tristes, deprimentes e ate mesmo desumanas. Vemos o jornalismo sério e vemos também o espetáculo de horrores. Vemos o jornalista que se emociona com a dor alheia e vemos também o que faz de vinheta imagem de pessoas deitadas, que no final estavam mortas.

No meio da tragédia vemos uma verdadeira mobilização para auxiliar as vítimas e familiares da mesma. Eu não quero que tragédias como essas se repitam, mas eu espero que a solidariedade das pessoas sejam sempre presentes, não importa se é por causa de uma tragédia ou para ajudar a quem precisa no dia-a-dia.

Vi algumas pessoas condenando os jovens por terem saído para uma boate, dizendo: “Se estivesse na igreja estaria vivo”, realmente não sabemos o que teria acontecido se esses jovens tivessem na igreja, em casa, ou seja lá fazendo mais o que. Penso que, quando algo tem que acontecer, não tem como evitar. Da mesma forma que ocorreu um incêndio nessa boate, já ocorreu também na década de 60 em um circo, da mesma forma que o Teto caiu numa igreja, da mesma forma como o teto já caiu em um shopping, em uma universidade, em uma casa... E aí, será quem tem lugar certo mesmo para morrer? Talvez você não vai para boate com o intuito de promover a vida, ai você está parado no semáforo e sofre um acidente. Da mesma forma que você sai do banho, cai e sofre um acidente, ou quando estiver atravessando na faixa de pedestre e ainda assim pode sofrer um acidente... Enfim, na vida não tem como atrasar a morte. Os cientistas falam que vamos viver 150 anos, sinto lhe decepcionar, mas isso ainda é muita lenda... Mito, pois não sabemos ate quando a nossa saúde será a nossa amiga, não sabemos se apenas uma dor de cabeça é originária do estresse do dia-a-dia ou se é um dos sintomas de um tumor cerebral... Enfim, ainda não sabemos de nada sobre a vida, sabemos apenas que, quem estiver vivo aproveite esse momento, ou melhor essa oportunidade, pois ate hoje eu não descobri qual a pior dor: a de partir ou de perder quem tanto amamos!

Realmente se alguns jovens tivesse ficado em casa, talvez estivessem vivos... Mas ate quando?

Essa grande tragédia é marcada por muitas vítimas e muitas irresponsabilidades. A prefeitura que não multou tal boate, o dono que deveria deixar as saídas de emergências já preparada para o “E se isso acontecer?”, o músico que deveria ter mais cuidado afinal “com fogo não se brinca”. Talvez se pequenas atitudes tivessem sido tomadas não existiriam quase 100 pessoas mortas no banheiro ou uma vítima com 104 chamadas perdidas da mãe.

Espero que no meio desse acontecimento que muito nos impactou, nos deixou impressionado, agradecendo pela vida, agradecendo a Deus por nossos filhos estarem vivos. Mas que realmente a dor da perda não tem como preencher esse vazio, o tempo pode ate anestesiá-la, mas as lembranças sempre nos marcarão quem somos e quem perdemos.

Finalizo essa postagem pedindo oração a todos envolvidos nessa tragédia de Santa Maria, quem puder auxiliar seja profissionalmente, doando o que a mídia tem noticiado, doando sangue ou ate mesmo rogando a Deus para que ele conforte o coração dos familiares e amigos de todos os envolvidos.

Vamos ter mais cuidado, uma dica simples mas que funciona muito é: Aonde você for procure sempre a saída de Emergência/segurança e decore em sua mente mais ou menos “onde ela fica próximo”, verifique se ela está apta para funcionamento, pois a gente não sabe quando iremos precisar dela. Digo isso, porque é algo que particularmente gosto de fazer, pois a gente não sabe nada de nossa vida. Realmente ter uma saída de emergência não é garantia de nada, mas ao menos evita que as pessoas morram no banheiro por terem confundido com a saída de emergência.

Deixo expresso nessa postagem o meu Luto e principalmente lamento muito por tantas perdas de vidas, de sonhos, de amigos, filhos, irmãos...

Jéssica Cavalcante


Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!