COMO O SOM AGE NO CORPO HUMANO PARTE 1


954717_14382431_b_large

COMO O SOM AGE NO CORPO HUMANO PARTE 1

Captadas pelo sistema auditivo, as ondas sonoras viajam até o cérebro. Ali estimulam os mecanismos responsáveis por nossas sensações. Como os sons são diferentes, interagem conosco de maneiras também diferentes. Assim, músicas com ritmo marcado, como o samba e o rock, são estimulantes, contra-indicadas nos momentos em que se quer concentração e relaxamento. Já as melodias suaves e harmoniosas produzem tranquilidade.
O efeito, porém, não fica apenas no plano emocional e psicológico. Atua também no lado fisiológico. Uma mente serena, você sabe, influi positivamente no corpo.
Facilita a digestão, por exemplo. Regula a circulação sanguínea e, por esse motivo, equilibra o funcionamento de todos os nossos órgãos e sistemas.
Os benefícios da musicoterapia são muitos.  Veja a relação das músicas que podem funcionar como auxiliares terapêuticos.

PREPARANDO O CLIMA

Faça de cada sessão de musicoterapia um momento muito especial. Você pode preferir um parque, um local junto à natureza, ou algum aposento tranquilo de sua casa. Escolha um horário em que o movimento seja pequeno ou nulo. Não atenda ao telefone nem à campainha ( se possível, desligue o disjuntor  correspondente a ela na caixa de luz).

O LOCAL

O lugar onde você realizará a sessão deve ter uma luz suave, estar quase na penumbra. Assim, se você a fizer ao ar livre, escolha o comecinho da noite. Se isso for inviável, procure usar um lenço ou uma máscara para cobrir os olhos – que precisam estar fechados.

O TEMPO

Uma sessão de musicoterapia dura, em média, vinte minutos. Mas, se você dispuser de um período maior, melhor ainda. Quanto mais esse estado de bem-estar se prolongar, mais benefícios trará à sua vida. Ah, sim: se possível, faça sessões todos os dias.

OS “ Temperos”

Acenda uma vela em vez de usar abajur. Caso ela seja perfumada, deve ter um aroma suave, que lhe dê prazer. Ou então acenda um incenso bem gostoso e desfrute o cheiro. Coloque, perto de onde vai se deitar, Flores de cores delicadas. Cubra-se com uma manta macia.

FONTE: ESSENCIAL
UM GUIA PRÁTICO PARA CUIDAR DA SAÚDE
NOVA CULTURAL

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!