AFINANDO O SEXTO SENTIDO


AFINANDO O SEXTO SENTIDO

O ritmo acelerado do dia-a-dia tem afastado as pessoas da intuição. Hoje, quase ninguém presta atenção nos recados que ela manda. Mas dar ouvidos às mensagens pode ser um trunfo
Para viver melhor.

Um cochilo e um sonho: átomos dançando no espaço formam uma estranha cadeia molecular. Foi assim que o químico alemão Friedrich Kekulé descobriu, em 1865, a fórmula do benzeno – o solvente usado como matéria-prima na fabricação de inseticidas, plásticos,  náilon e outros tecidos sintéticos. Kekulé acordou, pulou da cama e passou o resto da noite trabalhando. No dia seguinte, anunciou a descoberta e creditou a algo nada científico: à intuição. Ele não foi o único. Na Grécia antiga, o matemático Pitágoras afirmou o mesmo ao criar o teorema que leva o seu nome. Thomas Edison, inventor da lâmpada, e Jonas Salk, criador da vacina contra a poliomielite, também atribuíram suas proezas ao sexto sentido.
Intuição, todo mundo tem. Mas é preciso tempo, disposição e paciência para notá-la. Três ingredientes que estão em falta na vida moderna.
Cada vez mais, razão vem tomando o espaço da emoção. A intuição, que faz parte do universo das sensações, é deixada de lado. “ Ela pode até surgir em meio a uma rotina agitada, mas vai ser difícil percebê-la”, afirma a psicólogo e psicoterapeuta argentino Edgardo Musso, diretor do Centro de Desenvolvimento da Intuição e Criatividade, do Rio de Janeiro.
“ Não dá para escutar a mensagem interior se a pessoa não estiver tranquila e livre de ansiedade”, conclui.
Os homens são os primeiros a não dar ouvidos a ela. Usam com mais frequência  o hemisfério esquerdo do cérebro, responsável pelo lado racional, e aprendem desde cedo que devem confiar mais no que vem e no que sabem e menos no que sentem.
Resultado: em geral são céticos no que diz respeito ao assunto – o primeiro passo para inibir esse tipo de sensação. “ Sou muito prático. Não acredito em intuição de jeito nenhum”, diz Marcos Antonio de Mello, 37 anos, comissário de bordo. “ acho que, no máximo, há coincidências.”

Poder feminino

Mesmo as mulheres, mais intuitivas, estão abandonando esse dom.
Desde a infância, elas são estimuladas a usar com maior intensidade o lado direito do cérebro, onde são
Trabalhadas as emoções. Quando se tornam mães, ficam ainda mais ligadas ao que ocorre ao seu redor, atentas a qualquer sinal que possa colocar a prole em risco. “ No entanto, como competem em um mundo ainda dominado por homens – ou seja, pela razão -, acabam bloqueando suas características intuitivas”,  afirma Sonia Szeligowski, terapeuta holística brasileira que mora na Itália, onde estuda o assunto há quinze anos.
Provavelmente foi o que aconteceu com a jornalista Karina Hollo, 27 anos, de São Paulo. Há um ano, ela acordou com a estranha sensação de  que deveria trocar a fechadura da porta de entrada de seu apartamento. Saiu apressada de casa e ignorou o aaviso. Naquele dia, ao voltar do trabalho, contabilizou o prejuízo: TV, roupas, perfumes e diversos objetos pessoais haviam sido roubados. Por um ladrão que abriu a porta da frente. Mas há quem tenha se salvado de acidentes , encontrado um amor para a vida inteira ou até descoberto um objeto que procurava acreditando na intuição.

Aviso divino

A palavra intuição vem do latim in tueri, que significa “ olhar para dentro”.A ciência a define como a capacidade que todo ser humano tem de ver, perceber, discernir ou pressentir alguma coisa sem o uso do pensamento racional. Cada religião a enxerga sob a ótica de suas crenças: espíritas Kardecistas costumam atribuí-la às experiências de vidas passadas; católicos, que não acreditam em reencarnação, entendem como um aviso divino; budistas tibetanos afirmam que se trata de uma mensagem enviada por gurus, líderes espirituais que passam a maior parte de tempo retirados em oração.
Segundo a ciência, o processo intuitivo ocorre em frações de segundo o hemisfério direito do cérebro recebe um sinal, que pode ser um odor, uma visão, um sonho ou apenas uma sensação, e produz uma interpretação ( ver “ O caminho da intuição no cérebro”).

As mensagens da intuição chegam o tempo todo ao cérebro, mas a maioria das pessoas passa a vida sem se dar conta disso. Muitas aparecem em forma de sonho, como no caso do descobridor do benzeno. Outras vêm em impressões de déjà vu, a sensação de que  a cena que se vive naquele instante
Já aconteceu no passado. Há ainda quem voz que as alerta ou sentir uma dor em determinada parte do corpo como um prenúncio de acontecimentos.
A neuropsiquiatra americana Mona Lisa Schulz, autora do livro Despertando a Intuição, conta que há alguns anos a palavra alfaglicosidase veio misteriosamente à sua cabeça. Como desconhecia a palavra, resolveu procurar o significado em livros técnicos.
Era a substância que faltava para solucionar uma experiência química que ela tentava concluir. “ Só pode ter sido obra da minha intuição.”
Segundo especialistas, qualquer um pode aprimorar o sexto sentido. O psicoterapeuta argentino Edgardo Musso acredita que é possível fazê-lo tentando entrar em contato com as emoções mais profundas. “ A psicoterapia ajuda, mas basta que as pessoas incluam na rotina um espaço para ficar com elas mesmas em meditação.”
Seguir sem medo aquela sensação de “ alguma coisa me diz que devo fazer isso” é outra técnica, talvez até a mais importante. Ou seja: acreditar na intuição é o primeiro passo para desenvolvê-la.
Angela Senra

Para melhorar a sintonia

Exercícios para aperfeiçoar a intuição

Sentada ou deitada, respire profundamente. Ligue um gravador o relate durante 2 minutos o que está sentindo. Se ouvir um carro buzinando, diga o que escutou. Se tiver  fome, fale sobre isso. O truque é expressar todos os pensamentos, sentimentos ou recordações que vieram à tona. Fale tudo. Livre-se da censura interna e resista à tentação de ignorar sensações que “ não fazem  sentido”. A interferência que a incomoda pode ser um dado valioso. Caso se sinta bloqueada, respire profundamente e focalize qualquer um dos seus sentidos ou pensamentos. Repita o exercício todo dia. Com o tempo, isso irá  ajudá-la a diferenciar a intuição de outras sensações que experimenta.

Todas as manhãs, ao se levantar, reserve um tempo para relembrar seus sonhos. Use um gravador ou escreva em um caderno separado só para esse fim. Fazendo isso durante algumas semanas, você vai perceber que estará entrando em contato com suas emoções, ou seja, despertando seu poder intuitivo.

Este exercício deve ser feito em uma praia ou no campo. De pé em frente ao mar, respire lentamente e concentre-se na imensidão. Preste atenção no barulho das ondas, no movimento e na temperatura da água, no cheiro e no que está sentindo no momento. Permaneça por alguns minutos até ficar bem relaxada. Se estiver em meio a árvore, concentre-se no barulho do vento, das folhas, na temperatura do ambiente, no som e no movimento dos animais. Isso ajuda a abrir os canais para a intuição se expressar.
FONTE: Laura Day, autora de Manual de Intuição Prática; Edgardo Musso, psicoterapeuta.

O caminho da intuição no cérebro

Como os neurologistas explicam esse conjunto de sensações

O cérebro está dividido em dois hemisférios: o direito e o esquerdo, que se comunicam por um feixe de fibras nervosas chamado corpo caloso. O direito  está ligado às emoções e é onde ocorre a intuição.
O  esquerdo está vinculado ao intelecto. Assim que o lado direito capta uma mensagem intuição, O esquerdo se encarrega de decodificá-la, ou seja, racionalizá-la.
Nesse momento, o cérebro libera endofinas e neuropeptídeos- substâncias que influenciam a atividade neural. Elas se espalham por todas as áreas periféricas do corpo: nervos, vasos sanguíneos, coração, pulmões e outros órgãos.
Em seguida, uma reação química percebida por meio de um dos sentidos. A pessoa tem a impressão de ver uma cena ou de ouvir uma voz. Ou apenas tem a sensação de que algo vai acontecer. É a intuição.


FONTE: REVISTA CLAUDIA

EDITORA: ABRIL

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!