Livros para facilitar a vida do adolescente



Livros para facilitar a vida do adolescente

Eu estava olhando alguns livros na estante do escritório de casa e me deparei com alguns livros que me foram uteis na adolescência. Esses livros me foram presenteado por minha mãe e como ela sabia das tantas mudanças vivenciadas por essa fase, ela me presenteou com esses exemplares para que eu pudesse sobreviver durante essa fase.

Que a adolescência é uma fase crítica isso todos sabem, o corpo da pessoa muda e a forma como relacionamos com as pessoas também. Esses livros me foram bem uteis nos momentos que me dava vontade de voltar para o útero de minha mãe.

Hoje eu recorro aos livros seja para me divertir ou quando coisas chatas me acontecem - e ainda consigo encontrar as respostas que preciso. Os livros te ensinam a compreender as diversas percepções e formas de pensar das pessoas, mas lidar com as pessoas só com o tempo e uma dose extra de paciência e de certeza “que um dia tudo passa” (ainda bem). Mas os livros servem para trazer alegria e toda vez que eu ganho um livro ou que eu compro - fico muito feliz, quando eu estou chateada com alguma coisa - a vida dá um jeitinho de trazer livros.

As pessoas dizem que amizade é fundamental e realmente é, lembro-me de meus amiguinhos de infância e ate sinto saudades deles ou da época, mas amigo de verdade mesmo só existem os livros (lógico, depois de Deus e dos meus pais).

E vamos aos amigos, digo aos livros.


O livro ‘Mais coisas que toda garota precisa saber’ foi um dos primeiros que minha mãe me presenteou, esse fala de amizades, namoro, corpo humano, sobre o mundo e principalmente ensina as garotas como proceder se elas forem vítimas de alguma violência (a dica que ele dá é que a vitima deve falar e buscar ajuda). Eu acho importante esse livro, pois infelizmente as vitimas tendem a se calar (elas se sentem culpadas) e o livro mostra que se existe um culpado, certamente não é a vítima.

Hoje depois de adulta vejo como esse livro tem sua parcela de importância, pois infelizmente vivemos na “cultura do estupro”, graças a Deus, nunca fui vitima dessa violência, mas penso que é um ponto a ser discutido. O mais legal é que esse livro é do ano de 1998, um assunto polêmico é discutido de uma forma aberta, realista e ate didática enquanto em plenos 2013 qual esse assunto se tornou uma problemática pública e ainda tem pessoas que faz descaso dessa temática.

A foto abaixo foi uma dedicatória escrita por minha mamãe linda que eu tanto amo.




O livro ‘Coisas que todo garoto deve saber’ -



Minha mãe comprou para dar de presente ao meu irmão mais novo. E o livro trás dicas e fala ate sobre identidade sexual - ao falar da orientação sexual das pessoas, o que eu achei interessante é que ele trabalha sobre a conscientização, pois não devemos rotular as pessoas e que devemos respeitar cada individuo.

Outra dedicatória escrita por minha mãe, só que essa ela escreveu para o meu irmão Lucas (mas o chamamos de Betinho, esse é o seu apelido *é uma longa história*)




O livro 'Coisa que todo jovem precisa saber (intercambio)' -



Esse livro minha mãe me presenteou porque ele é praticamente um guia de viagem, pois ele dar dicas de como se preparar para viagem e também para as variações de humor que nós enfrentamos. Ele dá dicas para a menina que tem tensão pré-menstrual (pois isso afeta ate na hora de fazer as malas). É um livro para os dois gêneros, pois tem dicas tanto para as meninas quanto para os meninos.



O livro ‘Os 7 Hábitos dos adolescentes altamente eficazes’ ate hoje eu recorro a ele, seja para ter alguma inspiração para alguma postagem, para alguma intervenção terapêutica para a faculdade ou para entender um pouco da vida. Esse é um ótimo livro e ele é bem descontraído qual proporciona uma leitura bem interativa.

Quando eu estava por volta dos 16 anos de idade ganhei os livros:



1-) O que toda mulher inteligente deve saber – é um livro com dicas para podermos lidar bem com as dificuldades de relacionamento, lidar com o parceiro (@) ou como enfrentar a separação e etc. 



2-) Homens gostam de mulheres que gostam de  si mesma – Eu nunca quis entender o que os homens gostam ou deixam de gostar, porque acredito que as pessoas não seguem um padrão. Pude ver isso em casa, pois meu pai é diferente de meus dois irmãos homens, e os três teem suas particularidades. Mas esse é um livro que aborda sobre a importância de se amar, de se valorizar e acho super interessante - tendo em vista que na adolescência a auto-estima é facilmente abalada.



3-) Como sobreviver à perda de um amor- Graças a Deus nunca precisei desse livro, mas o li e vi que ele tem ótimas dicas para superar a tristeza de um fim de relacionamento ou uma decepção amorosa.



4-) 9 segredos para a mulher conseguir tudo o que quer-  esse livro mesmo sendo auto-ajuda ele é bem divertido, pois a autora conta histórias bem engraçadas do dia-a-dia dela. É bem cômico e dar dicas mais maduras como, por exemplo, “conseguir mérito com esforço próprio”. Esse é um dos meus livros favoritos e com conselhos favoritos também. Enfim super recomendo esse livro para todas as mulheres do mundo (deu uma vontade enorme de relê-lo)

Bom essas são minhas dicas e meus livros! J


Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!