A ARTE É ORAÇÃO



A ARTE É ORAÇÃO

A arte é uma fabulosa expressão. Nela vemos reveladas as ansiedades, temores, alegrias e angústias do ser humano. Se a oração é uma maneira de expressarmos nosso ser diante de Deus, eu diria então, que de certa forma, toda expressão artística nada mais é que uma oração.
Sendo assim ouso dizer que:
Beethoven quando escrevia suas peças também.
Van Gogh quando pintava seus quadros.
Fernando pessoa quando criava um poema.
Aleijadinho quando moldava suas esculturas.
Todos estes e muitos outros sem perceber estavam orando a Deus.
Por quê? Como? Alguns artistas até se declaram ateus, como poderiam estar falando com Deus sem crer na existência deste?
É simples, todos suspiravam pelo algo mais da vida através de suas obras. E não é isso que fazemos quando oramos? Suspiramos?
Como bem se expressou o Salmista no Salmo 42 “ Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!” É isso que desejamos com nossas orações convencionais, tentar enxergar o que está além de nós mesmos, de uma certa forma sentir a presença do desconhecido, Deus.
E assim como nós que oramos e esperamos uma resposta, estes artistas dentre outros também aguardavam uma.
E a resposta sempre vinha em forma de mais inspiração, como se aquela imensidão de desconhecido em que mergulhavam exigisse que se aprofundassem mais e mais. Assim, em dado momento nem mesmo eles muitas vezes eram capazes de notar que estavam revelando algo aos homens que dantes não havia sido percebido. Uma beleza que parecia não ter conotação com este mundo. E todos de certa forma viam Deus revelado nela.
Orações e suas respostas podem sem ambas tão sutis que acabam por se tornar por vezes imperceptíveis. A conversa que se dá entre criatura e Criador requer bastante atenção, a voz que se deixa ouvir exige ouvidos atentos de   coração.

FONTE: LIVRO SENTINDO A VIDA
PERCEPÇÕES DE DEUS PARA O COTIDIANO
JOÃO EDUARDO DE LIMA CRUZ

EDITORA REFLEXÃO          

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!