Resenha do livro A Trama do casamento


Resenha do livro A Trama do casamento

O livro A Trama do casamento foi escrito pelo aclamado escritor Jeffrey Eugenides. Ele se tornou aclamado por três motivos, o primeiro deles é que Eugenides escreve sobre romance mas com personagens com uma percepção diferenciada, excêntrica e inteligente. O segundo motivo é que ele fala sobre coisas presentes em nosso mundo, ou seja, “a vida como ela é”, seus personagens são como pessoas comuns sem essas frescuras de busca da perfeição e o terceiro motivo é que ele passa anos para escrever.

Não sei por que ele demora tanto para escrever, mas ele é do típico caso que prefere demorar e fazer bem feito. Ele se tornou um de meus escritores prediletos, uma pena que ele não escreva um livro por ano. Esse é o ruim da vida, quando nos identificamos com um autor ele simplesmente demora em escrever ou então já faleceu. E eu já tenho uma atração por escritores mortos, pois os escritores que eu mais gosto infelizmente já não reside entre nós.

A Trama do casamento relata a história de vida e de amor dos personagens Leonard e Madeleine. Leonard é excêntrico, roqueiro, está se preparando para ser um cientista, mas infelizmente ele tem severos surtos depressivos. Madeleine é uma leitora e estudante de letras, ela é do tipo de garota que é bem seletiva para namorados, ate que um dia ela assiste aula com Leonard e fica impressionada com estilo dele de ser e com suas perguntas durante a aula. Madeleine tem um amigo chamado Mitchell, ele é bem estudioso, sério, do tipo “bom moço”, porém moderno, e ocorrerá um trio amoroso.

O que diferencia A Trama do casamento de todos os outros romances é que os personagens fazem com que o leitor apaixonado por livros se apaixonem por eles, pois os personagens são leitores apaixonados e durante o decorrer da história, o leitor será apresentado a muitos escritores.

Um escritor que Madeleine citou e que eu já tratei de ir atrás do livro é Roland Barthes, esse escritor é uma dimensão entre a terra e o céu, pois ele dá uma visão artística a conceitos de nossas vidas, a exemplo do amor. Eu nunca gostei de falar sobre amor ou ler sobre amor, pois amor para mim, amor verdadeiro daqueles que não morrem nunca só existe três: o amor de Deus por nós, o amor de meus pais por mim e meu amor pelas artes (inclui-se livros, música, filmes, poemas, obras de artes e museus) pois esse amor é o que eu sinto e sei que não morrerá nunca.

 Eu sempre disse que as pessoas não se casam por amor e sim por paixão, que elas superam todas as crises de um relacionamento por intervenção de paciência ou algum milagre desconhecido que Deus opera e que as pessoas impulsivas estavam fadadas a não ter um relacionamento longo, pois pessoas impulsivas sabem que a vida é muito curta para ter uma vida comum a de todos, ate que um dia eu conheci Roland Barthes. Eu não ando desejando encontrar o amor de minha vida, mas vi que o amor pode ser artístico e é como se fosse uma expressão de arte. O artista tem que amar e sofrer para assim sua arte nascer. Se fomos pensar, quantas poesias Olavo Bilac escreveu sobre amor ou sobre sofrimento – ou amor e dor numa mesma poesia? Amor é belo, real, necessário para fazer o ser humano se tornar mais humilde, mais artístico, mais gente e menos um crepúsculo dos Deuses.

Eu super me identifiquei com Madeleine, pois muitos dos escritores que ela já leu, eu também tive o prazer de ler a exemplo de Michael Foucault e Derrida, também me identifiquei com o jeito dela, apesar que teve momentos que eu fiquei chateada com ela pois quando Leonard passou por momentos delicados ela se afetou muito, se tornando quase uma extensão de Leonard. Não a julgo, pois penso que todas as pessoas agiriam como Madeleine (quer dizer eu vou me iludir e fingir que não existe maldade no mundo).

Enfim, A trama do casamento é um livro para quem gosta de personagens comuns, reais e inteligentes. A Trama do casamento é considerado por algumas pessoas como se fosse um livro Cult  realmente é um livro que ensina muito, pois cita muitas teorias, autores, tem um pouco de filosofia e geopolítica.

Outra coisa que eu amei no livro, é que tem uma parte que a história passa em Paris e penso que isso já deixa o leitor feliz.

PS: Se você é um leitor que ama conhecer novos livros, leia A Trama do casamento com um bloquinho de anotações,  pois os personagens te indicarão outros bons livros e bons discos.


Informações do livro:

Editora: Companhia das Letras
Autor: Jeffrey Eugenides
Páginas: 440
Preço: R$ 46,00 À R$ 32,00

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!