A leitura qualitativa



A leitura qualitativa

Uma coisa que eu tenho feito muito ultimamente é simplesmente uma análise da leitura que eu acabei de fazer. Depois de adquirir um leitor digital eu estou lendo mais e analisando mais criticamente essas leituras.

Ler é sempre bom e estou lendo desde livros para a faculdade, livros para rir (eu gosto dos livros de mulherzinha – quando eu estou cansada esses são os melhores para rir), gosto de livros de ficção científica que questionam o avanço das pesquisas científicas, gosto de livros sobre a sociedade atual que analisam sobre os relacionamentos, o consumismo, a liberdade e a ética, gosto de livros sobre cinema, poesia e sobre a leitura que questiona as artes e aborda as artes como um agente social.

Enfim, é preciso ler não só porque ler faz bem ao conhecimento mas ter conhecimento do que está lendo e o principal refletir sobre o que se leu. Eu fico pensando, se hoje eu fosse professora universitária teria tanto material para apresentar a esses alunos pois iria fazê-los refletir com base na nossa realidade. Às vezes a gente vai ler um livro simples, desses para relaxar a mente, que é mais uma modinha na literatura estrangeira e nos deparamos com situações reais que devem ser refletidas.

Ate nesses livros de amor onde o final da história é tão clichê como os filmes da sessão da tarde, ainda assim nos deparamos com cenas que afetam a todos nós. Eu não tenho certeza se as pessoas hoje leem mais, eu sei que hoje eu leio mais do que quando eu tinha 14 anos de idade porque quando eu tinha 14 anos de idade eu me limitava aos livros que se vendiam na livraria da minha cidade e aos livros que meus pais podiam comprar para mim.

Hoje eu leio mais porque com a internet eu tenho mais variedades para ler, eu conheço mais os livros e com as lojas virtuais os preços dos livros nas livrarias tiveram que diminuir, leio mais também porque finalmente tenho acesso a uma biblioteca por estar mais perto de mim. A quantidade de leituras aumentou mas a reflexão tem que se fazer necessária, pois não adianta ler se você não reflete sobre o que leu, assim como viver – precisamos refletir o que vivemos.

A gente aprende tanto durante o dias, mas podemos aprender mais se pensarmos mais. Ate olhando para os carros numa rodovia podem-se tirar boas reflexões. As pessoas talvez estejam perdendo o hábito de analisar criticamente, elas continuam lendo mas nem todas questionam o que foi lido. E o que nos torna especiais para nós mesmo é justamente isso, o que refletimos, pois se tiramos tudo que nos configura em termos materiais simplesmente é como se não existíssemos, mas se tirar tudo de nós materialmente e tivermos nossas reflexões construídas por nós mesmo iremos perceber que somos tão ricos quanto os belos livros da estante.

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!