Resenha do livro Babili


Resenha do livro Babili

Babili é um livro de fortes emoções, pois relata um momento importante da história tanto para os judeus quanto para a humanidade, pois relata quando o rei Ciro II irá libertar o povo judeu da Babilônia.

O livro é intermediado pelo contexto espiritual pois Gávio, Palmirinha e outros amigos espirituais irão participar ativamente no decorrer da história, seja nos aconselhando, relatando detalhes sobre a Babilônia, a espiritualidade e em relação também a vida de Ciro. E por falar nele, o que chama atenção é que ele foge totalmente do estereótipo do príncipe encantado digo isso porque tem cenas romance no livro ‘Babili’, mas sinceramente entre príncipe encantado, Ciro está mais para Ogro.

Primeiramente porque ele não quer nada sério com nenhuma mulher ate porque como ele tem milhares de mulheres aos seus dispor, já deixa claro que ele não quer se casar e também pelo fato dele está tão engajado em tomar posse do governo da Babilônia, poderia dizer que a mulher da vida de Ciro é Babilônia, mas com o passar do tempo... A vida dá belas voltas e com isso ele vai conhecer Zorobabel que é um judeu super inteligente e firme na fé em um Deus monoteísta, já Ciro ate então não se importava muito com questões religiosas.

Quando Ciro invade a babilônia ele chama o líder dos judeus para conversar e o tal líder é Zorobabel, então ele conta que irá libertar os judeus. O interessante é que especificamente nessa parte do livro o leitor é apresentado a um Ciro doce e um rei bonzinho, pois ele muda muitas leis, por exemplo é contra a escravidão de crianças e jovens garotas - pois desde essa época já existia a pedofilia inclusive o tal polêmico tráfico humano. É contra também a escravidão por guerra, pois para Ciro se a pessoa não pagar imposto, dá margem para se tornar - digamos um “preso do estado”, ou seja, para a época  isso é quase uma evolução social pois cada guerra que eles venciam tornavam povos escravos e Ciro até então estava contra essa postura.

Com o tempo Ciro irá mudar pois o amor faz milagres...



Outro ponto que me chamou muita atenção, pois eu achei super bem escrito o livro Babili, pois dias antes de concluir a leitura de Babili eu li um livro que fala um pouco sobre questões sociais da Babilônia, e isso o livro Babili foi fiel, pois ele descreve muito bem como eram as crenças da época e o comportamento social das pessoas.  Acho esse ponto super importante, pois é um livro que historicamente possui riquezas de detalhe e ele é muito fiel a realidade. Coisa que eu amo, pois torna a história mais contextualizada e rica de saberes.

Babili é um super livro, mais do que uma aula de espiritualidade – é um livro extremamente informativo, com uma boa pitada de romance e uma boa dose de realidade. Amei Babili, pois me surpreendeu - a história evoluiu a tal ponto que eu realmente não poderia imaginar. E para finalizar essa resenha, Babili possui citações lindas e uma das que eu mais gostei foi:

“O amor simplesmente ama, independente da situação e dos acontecimentos. O amor cede, compreende e avança, respeitando a liberdade. O amor jamais se algema ao que quer que seja, desviando o curso ou se transferindo para outro sentimento qualquer!”


“O amor em momento algum se machuca, pois ele não cai nem se fere. Ele a tudo respeita e em tudo cede. É versátil, adaptável. Pena que muitos o confundam com o sentimento de posse e queiram manter pessoas, coisas e circunstâncias sob domínio. O amor jamais escraviza, ele liberta sempre.”

Informações sobre o livro:

Editora: Itapuã
Autor: Jairo Avellar
Páginas: 330
Preço: R$ 35,00
Maiores Informações:

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!