GUIADO A SER SEPARADO DE TODO ORGULHO



GUIADO A SER SEPARADO DE TODO ORGULHO

O Espírito Santo sempre o guiará para longe do orgulho. O inimigo de sua alma inevitavelmente tentará atraí-lo para esse mal.

O inimigo, que é  a personificação do orgulho, aparecerá com suas mentiras e lhe dirá que você é uma pessoa altamente merecedora, que não tem de viver de acordo com as regras, que só você é responsável por tudo o que realiza e que coisas boas lhe acontecerão.
Se você já se percebeu entretido por esse tipo de pensamento, NÃO ANDE, CORRA na direção contrária. O inimigo está tentando derrubá-lo e, se você não se livrar da influência dele, ele o derrubará.

Deus não tolera o orgulho. Ele diz que é rebelar-se, como se faz na bruxaria. A Bíblia diz: “ Nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios” (2Tm 3.1-2). Cada uma dessas coisas tem no orgulho a sua raiz.

Sempre que você experimentar algum tipo de bênção ou sucesso, o inimigo o tentará com o orgulho; portanto, esteja preparado para rejeitá-lo.

Um bom exemplo na Bíblia de alguém que não seguiu a direção do Senhor, mas preferiu ser guiado pelo orgulho e pela ganância de posses materiais, foi um homem chamado Geazi.
Ele viu que o profeta Eliseu havia se recusado a receber o pagamento de Naamã, que queria retribuir a Elias por tê-lo ajudado a ser curado da lepra. Assim, Geazi mentiu para Naamã, então, fez o pagamento a Geazi. Mas, em vez de entregar o pagamento a Eliseu, como disse que faria, Geazi e escondeu em sua casa (2Rs 5.1-24).

Quando Geazi reencontrou Eliseu, mentiu para o profeta sobre onde havia estado, embora o Senhor tivesse revelado a verdade a Eliseu. Eliseu declarou que a lepra de Naamã cairia sobre o corpo de Geazi e de seus descendentes para sempre (2Rs 5.25-27).

Existem consequências graves para aquele que cede ao orgulho, à ganância e à mentira a Deus em vez de seguir a direção do Espírito Santo.

Uzias teve um bom início como rei em Judá, pois fazia o que era correto aos olhos de Deus. “ Enquanto buscou o SENHOR, Deus o fez prosperar” (2Cr 26.5). Contudo, em vez de dar crédito a Deus, encheu-se de orgulho por causa de todas as coisas boas que havia feito. “ Entretanto, depois que Uzias se tornou poderoso, o seu orgulho provocou a sua queda” (2Cr 26.16).
Em seu orgulho, ele desobedeceu a Deus e ficou leproso, sendo “ excluído do templo do SENHOR”
(2Cr 26.21).

Não devemos subestimar o orgulho.
A queda que é precedida pelo orgulho é sempre uma queda imensa. O orgulho arruína sua vida. Se realmente entender que é Deus quem lhe dá tudo o que tem, você jamais ficará orgulho.

Não importa quão fiel você se considere, qualquer um pode sucumbir ao orgulho. Mesmo que você não seja uma pessoa orgulhosa, um espírito maligno de orgulho pode insuflar pensamentos arrogantes em sua mente. Pode ocorrer antes de você perceber. Tenho visto isso acontecer com pessoas que eu nunca teria imaginado. Recuse-se a pensar que as coisas boas que lhe aconteceu provém de si mesmo. Dê a Deus a glória por todas as bênçãos e todo o sucesso que viver.

Depois de tudo o que Deus havia feito por Ezequias, esse rei, em seu sucesso, tornou-se orgulhoso. Deus dera tanto a Ezequias que “ ele foi bem-sucedido em tudo o que se propôs a fazer” (2Cr 32.30). Mas, a certa altura, “ Deus o deixou, para prová-lo e para saber tudo o que havia em seu coração” (2Cr 32.31).

Quando Ezequias foi visitado pelo filho do rei da Babilônia, que veio encontrá-lo de boa vontade, ele orgulhosamente mostrou ao príncipe tudo o que possuía. Quando o profeta Isaías perguntou a Ezequias o que ele havia mostrado aos babilônicos, ele respondeu:  “ Viram tudo em meu palácio. Nada há em meus tesouros que eu não lhes tenha mostrado” ( 2Rs 20.15). Por causa do orgulho de Ezequias em mostrar seus bens em vez de humildemente reconhecer que tudo aquilo viera do Senhor, Isaías profetizou que todas as coisas que ele possuía seriam levadas para a Babilônia. E foi exatamente o que aconteceu.

O orgulho que quase destruiu Ezequias pode nos destruir também. Somos todos suscetíveis a esse sentimento, cujas consequências são devastadoras. Por isso, peça que o Espírito Santo lhe mostre o menor sinal de orgulho que vier a crescer em seu coração. Se algo for revelado, peça humildemente ao Espírito que afaste aquilo da sua vida. O orgulho jamais  vale as consequências que certamente virão.

Isso é um assinto sério. Quando Deus lhe dá sucesso, separe-se de todo orgulho. Jamais se permita um instante de arrogância e soberba. Se você se perceber abrigando pensamentos inebriantes como “ Eu devo ser realmente bom no que faço ou não seria tão bem-sucedido”, “ Não preciso buscar Deus nessa área particular porque sei o que estou fazendo”, “ Eu mereço isso, não importa o que tenha de fazer para conseguir”, “ Eu sou melhor que essas pessoas”, Peça a Deus para purificar seu coração. Se você se tornar orgulhoso, Deus pode permitir que o fracasso apareça em sua vida a fim de provar – sem deixar dúvida – que você não é tão formidável quanto pensava.

Peça ao Espírito Santo que acenda os sinais vermelhos e soe as sirenes de alerta em seu cérebro toda vez que você deixar de reconhecer o orgulho em seu coração. O orgulho é um grande destruidor. É o traço de caráter que fez Satanás cair do céu. Não caia você também pelo mesmo motivo.


FONTE: LIVRO GUIA-ME, ESPÍRITO SANTO
STORMIE OMARTIAN
MUNDO CRISTÃO



Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!