DEZ NORMAS FUNDAMENTAIS PARA MELHORAR O RENDIMENTO ESCOLAR DO FILHO




DEZ NORMAS FUNDAMENTAIS PARA MELHORAR O RENDIMENTO ESCOLAR DO FILHO


O boletim escolar é alvo de muito interesse dos pais. Melhorar as notas escolares parece ser um objetivo imediatista e exibicionista, mas pode-se, a partir dessa busca, chegar a compreender o verdadeiro valor da vida.
Procedendo conforme a orientação abaixo, todas as crianças tornam-se estudiosas.

1 – Estudar é uma brincadeira agradável e prazerosa

Mude seu conceito sobre os estudos. Compreendendo que os estudos fazem exteriorizar o talento na pessoa, conclui-se que não existe atividade mais prazerosa do que estudar; então ela se torna uma brincadeira sadia e agradável.

2 – A criança não estuda quando os pais cobram muito: “ Já estudou?”, “ E a lição?”

Originariamente, a criança gosta de estudar. São os pais que tolhem sua liberdade e lhe tiram o gosto pelos estudos.

3 – Elogiar as boas notas das matérias prediletas

É errado os pais repreenderem os filhos na tentativa de fazê-los melhorar nas matérias em que têm notas baixas. Elogiando as boas notas, estimula-se o filho a elevar também as notas das outras matérias.

4 – Agradecer aos professores

Quando há desarmonia entre os pais e o professor, o rendimento do filho na escola não melhora. Os pais devem ver as qualidades do professor e da escola e elogiá-los. ( A criança não precisa ser forçada a proceder assim. Os pais é que devem fazê-lo.)

5 – Respeitar o que absorve a atenção da criança no momento

Às vezes a criança fica com a mente totalmente absorvida em atividades que desagradam os pais. Tratar desse problema requer profundo amor. Seja histórias em quadrinhos, seja televisão, os pais devem com amor, procurar saber a causa dessa mania, desenvolvendo assim o seu Eu verdadeiro.

6 – Utilizar a força da palavra

Existem três tipos de força da palavra: 1) pensamento; 2) fala; e 3)  fisionomia. São essas três forças que determinam o destino da criança.

7 – A criança cresce imitando

A criança começa a imitar as atitudes físicas e mentais dos pais já no ventre materno e continua após o nascimento. Por isso é espelho e professor dos pais.
Endo o filho, os pais podem saber o que devem corrigir  na  própria  conduta.  O aspecto negativo como
“ criança que não gosta de estudar” tem origem no desinteresse dos pais pelos estudos ou na restrições que eles impõem ao filho. Logo, não podem ficar somente repreendendo o filho.

8 – Em primeiro lugar, os pais devem erradicar o complexo de inferioridade e a vaidade.

Boas notas no boletim escolar, vontade de que os filhos ingressem em escola de renome, educação especial para torná-los gênios... Surpreendentemente, muito do que os pais desejam para os filhos é motivado pelo complexo de inferioridade ou vaidade, e não por pensarem realmente nos filhos.

9 – Opiniões divergentes entre os pais causam o fracasso dos filhos

São frequentes os casos de divergência de opiniões sobre educação entre marido e mulher, ou entre nora e sogra. O problema está na postura arrogante de não aceitar a opinião alheia, penando: “ Eu estou com a razão, pois o meu método de educação é melhor. Fulano é que está completamente errado”. Quando, apesar da divergência, ambas as partes aceitarem a opinião uma da outra, reconhecendo que o outro método diverge do seu, mas, para os filhos,  pode estar suprindo alguma carência que o emprego de apenas um método acarreta. Consegue-se agradecer à outra parte e, então, manifesta-se um mundo maravilhoso, de total harmonia. O pensamento “ Só eu tenho razão” leva à destruição.

10 – Espere até florescer

“ A natureza verdadeira da Vida é bem, é belo, é Deus. A Vida existe exclusivamente para exteriorizar o bem. Mas não se deve apressá-la. Germinar, florescer e dar fruto é a ação natural da Vida.” ( Da obra Ensinando e Disciplinando os Filhos)


FONTE: LIVRO EDUCAÇÃO DO FILHO DE DEUS
KEIYO KANUMA
SEICHO-NO-IE


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