ENCONTRO DE OLHARES



 

ENCONTRO DE OLHARES

Você já atravessou a rua para não se encontrar com uma pessoa ou fingiu não vê-la e passou adiante? É até cômico. Mas não deixa de ser uma tática um tanto comum. Um malabarismo com a etiqueta da indiferença. Uma prática que se tornou aceitável, independente do mal-estar que vai sendo acumulado.
Perdoar não é fácil. Requer humildade. Tratasse de um exercício que coloca em movimento todo o ser. A ausência do perdão torna-se terreno propício para a construção de muralhas intransponíveis. Distâncias quilométricas separam aqueles que, em outros tempos, estiveram lado a lado, partilhando sonhos, celebrando felicidade. Inclusive, os que têm o mesmo sangue, por motivo materiais, se tornam inimigos. Não são poucos os relatos de situações familiares que desencadearam inimizades assustadoras.
Motivos para afastar-se do convívio de alguém até podem existir. Porém, o humano não foi feito para acumular mágoas, colecionar rancores e potencializar ódio. Não perdoar é um amargo que dissipa o doce, mudando o mel em fel; é optar pelo fracasso, encolhendo horizontes, desestruturando sonhos. Sem perdão, a vida não alcança a vitória e os dias perdem o sabor e a cor. Há poucos dias, ouvi: “ Não vou dar o perdão. Essa pessoa passou dos limites. É como se não existisse mais”. Simplesmente escutei. Não era o momento de argumentar. Talvez, um dia, a poeira baixe e o diálogo retorne. Ambientes se arruínam com a ausência do perdão. O olhar se perde, quando impossibilitado da correspondência.
O descarte da espontaneidade descaracteriza a personalidade, a transparência se turva. Perdoar não é portador de dignidade. Pode não merecer afeto, mas continua sendo humano.
Não perdoar é como carregar um peso insuportável. É conviver com angústias e mágoas. O perdão sempre alivia e liberta.
Talvez seja alentador voltar o olhar, dirigir um cumprimento, trocar algumas palavras. A vida segue normalmente, quando o perdão faz parte da bagagem. Limitações são “ privilégio” de todos. Compreender é administrar a vida com inteligência.


FONTE: LIVRO A PERFEIÇÃO DO AMOR
FREI JAIME BETTEGA
EDITORA BELAS LETRAS


Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!