A LÍNGUA E OS DENTES



 

A LÍNGUA E OS DENTES

O abade de um mosteiro estava à beira da morte. Um de seus monges, que lhe tinha grande devoção, sentado à beira de seu leito, questionava o mestre:

- Não teria o senhor algum segredo de santidade e vida para me ensinar?
O abade então, com dificuldade e sua costumeira sinceridade, abriu a boca e ordenou que o jovem monge olhasse lá dentro. O monge achou que o abade estive variando. “ Coitado”,  pensou, “ deve estar surdo ou não compreende mais o sentido das palavras.”
Então repetiu, falando alto e próximo ao ouvido do mestre:

- Eu pedi se o senhor não tem nenhum segredo de santidade e vida para me ensinar?

- Então, filho – respondeu o agonizante -, estou pedindo para você olhar dentro de minha boca – a abriu o bocão para o pobre monge.

- O que você está vendo aí dentro, meu filho?

- Não vejo nada, mestre!

- Tem certeza, filho?

- Claro que sim, mestre.

- Olhe com mais atenção, filho. Você não está vendo minha língua?

- Ah, sim, vejo sua língua...

- E o que mais?

- Não vejo mais nada.

- Tem certeza? E os meus dentes, você consegue vê-los?
“ Coitado!”, pensou o monge... “ está mesmo delirando.”

- Mestre, já faz muitos anos que o senhor não tem mais dentes...

- Então, filho, preste atenção neste ensinamento: a língua é feita de carne e músculos, aliás músculos muito frágeis. Os dentes são estruturas mineralizadas, muito fortes, mas se acabam e caem primeiro, porque são duros. A língua é mole e flexível. Ela prende a se adaptar... mas é  firme naquilo de que necessita. Assim também, meu filho, a pessoa que tem o coração duro, diante dos problemas da vida, é a primeira a cair. Aprenda a ser flexível diante de Deus. Ele quer lhe dar um coração de carne, e não um coração de pedra, mineralizado como os dentes...


FONTE: LIVRO A CURA DO RESSENTIMENTO
PE.LÉO, SCJ
EDIÇÕES LOYOLA

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!