AMIZADE: UM DOM PRECIOSO




AMIZADE: UM DOM PRECIOSO

A  amizade é um bem precioso e, como tudo o que é valioso, é rara.
Geralmente os “ amigos” se contam nos dedos de uma mão.


A amizade é importante porque nos proporciona o raro prazer de poder estar com alguém sendo nós mesmos, sem máscaras. Mas como distinguir uma amizade falsa de uma verdadeira? Os processos de identificação inconscientemente se encarregam de aproximar as pessoas, criando laços emocionais profundos, embora nem sempre saudáveis. É como se os inconscientes dialogassem entre si, antes mesmo de as pessoas se conhecerem.

O inconsciente nos move em direção desta ou daquela pessoa, de acordo com suas necessidades.
Naturalmente, nem sempre isso ocorre de maneira saudável. Às vezes o que aproxima duas pessoas são as respectivas neuroses. Uma personalidade com tendência à submissão, por exemplo, poderá sentir forte atração por um amigo dominador sádico.

A marca registrada da amizade saudável é a espontaneidade. O amigo é aquele que gosta de nós como nós somos, sem que seja necessário pormos uma máscara para fingir sermos mais interessantes, etc.

O amigo nos conhece e, sem muitos rodeios, sabe do que estamos falando e o que estamos sentindo. Ele adora compartilhar nossos sonhos, nossas conquistas e nossos momentos difíceis. Chora conosco, ri conosco, vibra conosco e, também, sabe tirar um sarro de nossos defeitos, sem nos deixar para baixo.

A amizade verdadeira nunca é interesseira.
A amizade simplesmente “ acontece”,  geralmente de forma inesperada.
Apesar de alguns duvidarem, também acredito que seja possível existir amizade entre homens e mulheres, sem que a amizade se torne um romance. Novamente, o que caracterizará esse tipo de amizade é a possibilidade de estar com o outro sem querer usá-lo.


FONTE: REVISTA DE APARECIDA
MAIO DE 2013
ROBERTO GIROLA
PSICANALISTA E TERAPEUTA FAMILIAR

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!