Devemos cuidar do futuro




Devemos cuidar do futuro

  Quando falo em cuidar é bem diferente de se preocupar, então não podemos confundir o pensamento “devemos cuidar do futuro” com o “devemos nos preocupar com o futuro”. A alteração em ambos os pensamentos se fomos analisar gramaticamente o que mudou foi apenas o verbo, cuidar para o preocupar, vice e versa. Mas essa ‘simples’ mudança gramaticalmente faz toda a diferença em nossas vidas porque a palavra cuidar e a palavra preocupar têm significados bem diferentes.

  Cuidar do futuro é administrar o hoje para no futuro colhermos “frutos” significativos. Um exemplo disso muitas vezes passam nos programas televisivos, ex-celebridades que perderam a fama e sua riqueza. Alguns gastam todo o dinheiro devido a uma vida mudana, outros porque não souberam administrar o dinheiro, enfim cada história tem um motivo por ter tomado um rumo tão diferente e radical. Cuidar do futuro não é para chegar a velhice e está rico mas é para chegar na velhice e está bem estabelecido e sem ter que passar por momentos desagradáveis, pois todos nós sabemos que devemos estabelecer nossas vidas quando ainda somos jovens. Não é a toa que quando somos jovens, trabalhamos e estudamos feito louco e quando as pessoas envelhecem a única preocupação delas é descansar (logicamente que essa regra tem exceção, pois nem todo jovem tem a responsabilidade de trabalhar e estudar e nem todo senhor ou senhora de idade tem a ‘responsabilidade’ de descansar). Ter a responsabilidade de cuidar do amanhã mostra que além de você desejar ter uma vida estabelecida, você também deseja que as pessoas que estão ao seu redor e que fazem parte de sua vida também usufruam disso.

  Uma vez eu vi uma reportagem sobre a vida de um determinado ex-jogador de futebol e nós sabemos que reconhecidos jogadores de futebol ganham bem, nessa reportagem mostrou que esse jogador de futebol perdeu todo o dinheiro que ele tinha, resultado disso ele voltou a ‘estaca zero’ e levou a esposa e os filhos com ele, e logicamente quem sofre nessa história são os filhos pois eles tiveram que trabalhar muito para além de se sustentar também sustentarem o pai. Não podemos cuidar do nosso futuro pensando terminar nossos últimos dias em uma bela ilha de luxo e glamour mas pensar que a nossa vida interfere na vida de nossos pais e filhos. Se você não quer cuidar de seu futuro por você ao menos cuide para o seu filho afinal ele não deve pagar por seus erros e infelizmente o que acontece é que pessoas “inocentes” sem querer acabam pagando pelo erro alheio.

 Quando falo em se preocupar com o futuro não é dar margem e abrir a porta para ser neurótico, sabemos que se preocupar com o futuro além de fazer mal a gente também é um pecado afinal Jesus quando multiplicou os pães ressaltava ao seu povo que não se preocupasse com o alimento do dia seguinte pois Deus iria providenciar, e depois ele explica que as traças roem as roupas, o alimento apodrece e que nada é eterno somente a vida ao lado do Pai. Realmente se preocupar não faz bem nem a si mesmo e nem a quem está ao seu lado, já que querendo ou não acabamos influenciando na vida das pessoas que estão ao seu lado, quando você não está bem isso afetará quem estiver perto de você porque ainda dependemos uns dos outros.
  Não se permita a preocupação com o futuro mas se permita o cuidado com o futuro, seja ponderado hoje para no futuro você poder descansar e está com uma vida estabelecida e com equilíbrio afinal de contas estamos na vida para aproveitar tudo que Deus nos abençoou mas com o equilíbrio, pois a própria lei da semeadura explica, plante o bem hoje e colherás as bênçãos amanhã.


  Permita Deus cuidar de seu futuro e não se permita se preocupar com o futuro mas lembre-se Deus não é banco, então você deve saber administrar o seu dinheiro afinal Deus não depende de dinheiro para existir mas nós ainda dependemos de dinheiro para nos manter vivos, pois tudo tem um custo e ate para tomar um copo d’água se tem um preço.

  Pondere hoje, seja equilibrado agora e no futuro aproveite o que você construiu com muito esforço e nunca se esqueça que antes de amar um bem material deves amar a Deus, mas amar a Deus não pelo o que ele lhe dar ou proporciona mas pelo o que ele é, o teu Criador.

Jéssica Cavalcante


Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!