Pensamento nosso de cada dia


  
Pensamento nosso de cada dia

   A cada dia que passa o ser humano pensa mais, porém quantidade de nada tem a ver com qualidade. Se fomos analisar todos os dias a internet trás a todos nós os famosos virais ou memes e convenhamos muitos deles não tem nexo, alguns surgiram de uma brincadeira, outros de um erro e outros  de alguma manipulação por trás de pessoas que estão no poder, porém perdemos certo tempo lendo sobre isso, ou simplesmente “curtindo”.
  Essa semana podemos dizer que foi um exemplo de ‘viralização’, primeiro foi o navio que afundou então logo toda a lembrança do Titanic retorna em formas de charges ou imagens engraçadas, depois veio o fato que ocorreu em um programa televisivo, depois foi o fato de um comercial ter virado jargão popular e depois sobre o projeto de Lei de sigla SOPA. Enfim sabemos que na internet a informação se espalha de uma forma descompensada, ou seja de uma forma que é impossível medir a que proporção, não é a toa que chamam de ‘viralização’.
  Hoje consumimos conteúdo excessivamente, as empresas estão 24 horas inovando, algumas empresas decretam falência por errar na inovação e outras nascem por ser ao menos super inovadora no momento. O fato é  que, o que é novidade hoje após 3 dias se torna antigo e no meio de tudo isso estamos nós... Eis que te pergunto será que atualmente com tanta facilidade e informação estamos pensando com qualidade? Quando falo pensar qualitativamente faço referência ao nosso poder de análise, se sabemos dizer se uma informação é verdadeira ou não, se conseguimos formar nossa opinião sem ter que ir “na carona do pensamento de alguém”.

  Hoje eu estava vendo algumas atualizações, e um de meus amigos postou uma imagem alterada pelo programa Photoshop, fizeram um print(cópia) da imagem do site da universidade em qual estudo, colocaram que a universidade estava sorteando vagas para  o curso de Direito e Medicina através do Twitter e satirizaram dizendo que o sorteio estava sendo mais justo do que o trabalho do MEC com o nossa querido ENEM que todos os anos é exemplo de incompetência de nosso governo. Então o que aconteceu? Muitas pessoas acreditaram nessa montagem e foi questionar o porque a  universidade estava fazendo isso, que o sorteio era injusto e poucos levaram na brincadeira, já que acreditaram que isso era possível de acontecer.
 O que acontece hoje é que nós estamos iguais a lixeira, aceitando praticamente toda informação que é passada para gente, se quer pensamos se a informação é ou não verdadeira e o pior de tudo, para saber a veracidade dessa informação não demora se quer 1 minuto, bastava fazer uma pesquisa rápida no Google e logo veriam que era mentira, ou então pensar que isso nunca iria acontecer porque além de ser anticonstitucional seria um crime, afinal aferi a igualdade sem falar sobre o Histórico das universidades públicas de nosso país, convenhamos são caracterizadas por terem provas que impedem que todos venham a ter acesso ao ensino superior público, basta analisar a concorrência por candidato/ vaga.
  E a falta de pensamento permeia isso é em tudo: qualidade musical, o que lemos seja em livros, revistas e outros, no diálogo... A sensação que eu sinto é que as pessoas estão acomodadas a pensar e que se elas pudessem colocariam um chip em seus cérebros para evitar o esforço de ter que pensar.
  Antigamente para se arrumar um emprego era fácil, pois poucas pessoas tinham nível superior e convenhamos antigamente era bem mais difícil ser aprovado, na época de meus pais se quer existia faculdade particular em nossa cidade. Então a única forma de concluir o nível superior era em uma universidade pública e convenhamos antigamente os vestibulares eram senhoras provas e não essa besteira que é hoje, com isso se tinha poucos profissionais com um bom nível de estudo acabavam sobrando emprego. Enquanto hoje, em toda esquina tem uma universidade, algumas se quer tem prova e ate os vestibulares das universidades públicas se tornaram uma verdadeira vergonha a exemplo do ENEM, tanto é que atualmente o ENEM é para jovens de 14 anos que foi o caso da filha de amiga de minha mãe, qual fez a  prova e ela se saiu bem e isso é porque ela se quer está no Ensino Médio.
  Eu me lembro de quando eu fiz o ENEM no ano de 2010, eu fiquei revoltada pois durante meu ensino médio eu me preparei para vestibulares como o da UFPB, UFPE, UFRN que são universidades próximas a mim, ao chegar em uma prova e ver questões de um nível inferior e o pior de tudo, a falta total de segurança, quando eu me recordo de como esse exame é nos Estados Unidos qual sinceramente dar um exemplo de eficiência no nosso. Seriam bem melhor se cada universidade fizesse sua prova, assim como foi quando eu prestei vestibular para a universidade, os candidatos eram obrigados a estudar ate parte de nossa constituição e a história das minorias presentes no nosso país, que por sinal penso que tem mais é que obrigar pois conhecendo a história desses movimentos e suas lutas é uma forma eficaz de acabar com tanto preconceito.
 Com toda certeza isso refleti em nosso mercado, temos um número significativo de pessoas com nível superior, porém nem todos os profissionais são de qualidade. Hoje em dia as empresas analisam o currículo, mas a sensação que eu tenho, é que o diferencial está na sua personalidade e ai é que entra o pensar. As empresas querem personalidade e criatividade pois isso em conjunto é o que irá fazer com que surja a inovação. Ter muitas universidades em nosso país não significa que temos qualidade tanto é que, em alguns setores o nosso país importa mão-de-obra.
  Eu sou contra a Ditadura, pois repressão não é uma solução para a nossa sociedade mas uma coisa eu tenho que dizer ao menos na Ditadura a educação era bem menos ruim do que é hoje. Quando eu estudei sobre história da educação, eu vi o tecnicismo de Vargas e óbvio eu sou contra o populismo, então eu discordei severamente, mas uma coisa eu tenho que ter a humildade e elogiar, existia disciplina.
  Hoje somos livres para pensarmos como quisermos, depois de tanta luta nós temos a obrigação de ter uma qualidade quando falamos em pensamento, ao menos para honrar a memória daqueles que morreram, pois a luta deles era ter a liberdade não só de expressão mas de pensamento e o que acontece hoje? Caímos igual a idiotas em qualquer informação piadista que vemos, defendemos aqueles que nos assaltam, damos lucro aqueles que pouco se importam com o povo, pelo qual na verdade querem ver o povo sem se quer raciocinar.
  Somos seres modernos e ate bem instruídos, mas a cada dia que passa perdemos o nosso senso crítico, alguns gastam parte de seu dia alimentando inutilidades, outros são tão ignorantes que por acharem que sabem um pouco se consideram sábios excessivamente.
  Verdadeiro sábio não é aquele que conhece teorias, citações, biografias dos mais célebres da humanidade e nem aquele que irá inovar a nossa sociedade, mas aquele que usa o próprio pensamento em detrimento de melhorias não para si, mas para o mundo. Pensar não é modismo mas necessidade básica, o ser humano que pensa mal com toda certeza estará fadado ao fracasso, pois maior riqueza não o dinheiro e nem o ouro mas a sabedoria e essa riqueza não se vende e nem se compra mas se desenvolve, cada um é responsável por sua própria riqueza, que é o seu pensar.

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!