Cultura representada unicamente? Assim não dá


Cultura representada unicamente? Assim não dá


    Bom hoje eu estava vendo a timeline do Blogguer, e nos Feeds de notícias tinha o link de uma postagem em um blog qual eu acesso diariamente e também sou seguidora que é  Livros So Mudam Pessoas, e como  pelo menos dois dias atrás surgiu a polêmica sobre o fato do cantor Michel Teló ter saído capa da revista Época qual a revista dizia que, esse cantor representava toda a cultura brasileira. Agora me lembrei de uma amiga que sempre diz, que os colegas jornalista confundem veracidade dos fatos com verdadeiros achismos, mas isso não vem ao caso afinal convenhamos ler notícia no Brasil é um verdadeiro garimpo, é preciso ler um monte de jornal e acessar um monte de portais de notícias para tentar forma uma opinião que seja o menos manipulada possível.
  Confesso que não gosto nem da revista Época e nem da Veja, principalmente muitas de suas reportagens de capa, que convenhamos ao meu ver certas reportagens não acrescentam a nada, é só um desperdício de papel. Penso que o jornalismo é praticamente uma utilidade pública afinal é um dos meios que sabemos das falcatruas de nosso governo e quando acesso ao portal de noticias de vejo certas capas, é muito decepcionante.
  Eu não critico ao cantor Michel Teló, primeiramente, pois para criticar algo eu preciso conhecer bem e analisar antes de criticar, não gosto de achismos, o pouco que eu conheço do trabalho dele é que a música dele virou hit do verão e nada mais, respeito muito todos os gêneros musicais apesar que não tenho sertanejo em minha playlist, quando o assunto é música brasileira apenas algumas bandinhas de Pop e Mpb, como Jota Quest e Capital Inicial mas algumas músicas, não são todas e MPB gosto de quase tudo, mas internacional gosto de Jazz, Rock, Pop, Clássico, enfim penso que as pessoas devem sim ter varias influencias ate porque o que me inspira a escrever são as músicas. Eu não consigo escrever sem música, é quase que um vício ate na hora da prova eu preciso de música então a solução é ficar cantando bem baixinho, ou então cantando dentro de minha própria mente. Penso que música é vital, posso passar a vida toda trancafiada em uma sela minúscula mas sem lápis, papel e música eu prefiro a morte.
 O que me entristeceu ao ler a reportagem de capa, foi quando generalizaram e falaram que apenas um cantor representava toda a cultura brasileira e isso está errado nosso país é múltiplo para apenas uma pessoa representar  a cultura Brasileira, desculpa Michel Teló mas nem de longe você representa um pouco do que sou e penso, sei que sou um tanto perturbada mas é muito chato toda a cultura e loucura de um único ser, conseguir ser representada em uma única pessoa... Assim não dá!
 Ele pode fazer um bom trabalho, afinal ele tem fãs mas penso que é um descabimento da revista generalizar e achar que todos os brasileiros pensam iguais e tem os mesmos gostos, nem se todos os brasileiros tivessem vindo da mesma mãe e pai, seriam igual. Cada ser humano é diferente,  é só comparar a gente com nossos irmãos, eu mesma quando o assunto é gosto, pouco tenho a ver com meus dois irmãos imagina então uma nação inteira?
  Vi que a banda Los Hermanos, uma banda que eu também gosto muito, eles fizeram uma carta aberta para o Michel Teló, muitos não concordaram afinal cada um tem sua opinião mas convenhamos eu sinto muitas vezes vergonha dos brasileiros pois gente, tem tanta banda e cantores que fazem um trabalho de excelente qualidade mas não são reconhecidos, um exemplo desses cantores que brasileiro não valoriza é o Marcelo Jeneci, Tabatha Fher e a Tiê, que são cantores de qualidade excelente não só em se tratando de composição, mas de qualidade vocal também e as pessoas se quer valorizam. O que muito entristece é ver talento sendo valorizados pela Europa inteira mas quando chegam em sua “pátria mãe”, as pessoas se quer sabem seus nomes... Desculpa a palavra mas que dar uma P*TA vergonha, com toda certeza. Eu tenho um amigo, que ele mudou-se para outro país pois ele não agüentava mais ver tanta desvalorizam da própria cultura, e o pior que dar muita vontade de se mudar e morar em um país onde o artista por pior que seja é valorizado. Alguns meses atrás eu tive o desprazer de ler uma notícia que simplesmente espancaram um rapaz só porque ele ganhava sua vida sendo cantor de rua, dia depois vi um vídeo de um amigo no metrô do Canadá e a diferença do tratamento que ambos os artistas recebem é gritante, no Canadá por pior que seja o artista, as pessoas respeitam o trabalho enquanto aqui além da humilhação diária que muitos sofrem, outros ainda passam por um verdadeiro  requinte de crueldade.
  Penso que o brasileiro em geral não se preocupa com qualidade e sim, com o que está na moda, um exemplo disso são os livros, é tanto livro péssimo que virou Best Seller, eu sinceramente não consigo entender como mas quem sou eu para discordar?
   Quanto a musica brasileira, o declínio da qualidade virou marca registrada, me desculpem mas eu não troco meu Zé Ramalho pelo Luan Santana de ninguém, afinal música precisa me inspirar, não troco meu Mick Jagger pelo Justin Bieber de ninguém, música precisa ser vivida pois música é atalho para a minha vida, se a música não me inspira então convenhamos ela não é música e sim um agrupamento de notas.
   E como eu so sei escrever ouvindo música, ao escrever essa postagem eu estava escutando Under  Pressure do Queen, então deixo vocês com um vídeo dessa incrível banda.


  Ah e como meus textos tem que ter um pouco de drama, então deixo meu draminha de hoje:
“ Mãe por que eu não nasci nos anos 70? Tudo bem que eu não teria filmes em 3D e nem internet super rápida mas ao menos eu teria música de verdade! ”

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!