Livros, o Aparador de ácaros


 


Livros, o Aparador de ácaros

 Estava vendo uma postagem que traz uma indagação de “Por que não roubamos livros?”, eu tenho certeza que se colocarem numa calçada um livro perdido e uma nota de 50 reais, a maioria irá pegar a nota e deixar de escanteio o livro, sem falar que muitos nem perceberão que naquele local existe um livro... Agora admirar homem e mulher quase pelados nas propagandas de cerveja, a maioria só falta ter torcicolos.
  Ontem no meu Facebook, ao saber o que o Escritor Millôr morreu eu declarei que: “Tantas pessoas talentosas morrendo logo as porcarias serão imortais”, se percebermos bem quando alguém talentoso morre só quem valoriza são os admiradores dessa pessoa e alguns poucos portais de notícias, mas quando alguém desprovido de talento morre logo vira “meme na internet”, eis que me pergunto: “Meus Deus o que as pessoas tanto valorizam?”.
  Nós, brasileiros estamos  ‘começando’ a adquirir a cultura da valorização do livro e do conhecimento, alguns alegam que brasileiro consome poucos livros devido a alta tributação mas se fomos pensar - tem alta tributação em tudo, ate na cervejinha do boteco da esquina e nem por isso as pessoas deixam de consumir. Penso que  valorizamos o que é errado e o pior que pagamos caro por produto que não são duráveis e nem nos acrescenta a nada, no máximo “ficar bonitinha na frente do espelho”.
  Outro dia vi  uma blogueira dizendo que compra livros apenas para decorar sua casa. QUESITO CONHECIMENTO NOTA: ZERO. Ainda bem que ela não tem filhos, pois deve ser muito triste ter pais que usam livros para decorar, outro fato que me chama atenção é que algumas pessoas dizem: “Esse livro não posso grifar pois foi caro”, isso eu presenciei de uma colega de curso ambas temos o mesmo livro, o meu já está grifado e o dela – tira Xerox do próprio livro pois não quer riscá-lo... Vai ver que ela pretende  usar o livro como objeto decorativo para o possível consultório, daqui a três anos. Então eu me pergunto: “Para que comprou um livro, se é para decorar sai mais barato comprar um jarrinho de flores?”.
  Ninguém pensa: “Vou comprar esse sapato carérrimo para decorar a estante da sala”, eis que encontro a solução porque as pessoas não roubam livros, livros tem toda  utilidade, menos para ler... Triste fim para os livros, produzidos com tanto carinho para depois sofrer de isolamento e servir de aparador de ácaros.

  Penso que o hábito da leitura está interligado com os hábitos familiares, as pessoas que eu conheço que não gostam de livros - elas próprias dizem que seus pais não gostavam de ler e nem estimulavam a leitura, e os que amam  ler sempre dizem que foram estimulados pelos pais, desde criança.
  Na vida temos prioridades, alguns priorizam o conhecimento outros priorizam a defasagem... Se as pessoas soubessem que para  mudar o mundo não precisa de armas mas  apenas de livros, tenho certeza que as bibliotecas seriam mais movimentadas que os shoppings.

Jéssica Cavalcante

1 comentários:

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!