Dia da Consciência Negra



Dia da Consciência Negra

Hoje por ser o dia da Consciência Negra, muitas cidades, estados e municípios realizaram ações tanto em comemoração quanto em prol de uma consciência social, porém em alguns lugares essa data de tamanha importância talvez passe despercebido.

Existe racismo, isso é fato incontestável porém é como muitos já afirmaram anteriormente que todos os seres humanos possui descendência Negra. O preconceito seja lá por fatores raciais, sociais, sexual, intelectual e etc. É proveniente de uma verdadeira ignorância, um desconhecimento e uma desumanização. Não acho correto classificar o ser humano por raça, pois nós somos seres compostos por fatores diversos e não somos animais. Por mais que digam que nós somos uma animal racional, ainda assim somos diferenciados. Sei que atitudes insanas de muitos nos fazem a comparar com desumanidade ou selvageria, pois na natureza animal se um animal morre é porque faz parte de um ciclo, a cadeia alimentar, já em nossa sociedade ninguém mata em prol da cadeira alimentar mas por motivos fúteis e banais – por interesses descompassados, por desamor e principalmente por falta de altruísmo.


As leis sofreram alterações já que manifestações de preconceito se tornaram crime, mas a manifestação de preconceito continua, e o pior, muitas vezes ela é silenciosa. As pessoas por terem desconhecimento, infelizmente se sente melhor do que as outras. E o pior que esse conceito de superioridade é tão relativo, afinal o que é ser superior? Tem uma roupa de marca? Ter um belo corpo? Ter dinheiro? Ser Branco? Ser igual como a sociedade exige, cobra e manipula? Isso é ser superior? Não, isso é ser limitado! Ser superior é olhar para o mundo e principalmente para as pessoas, como uma oportunidade de aprender e principalmente de viver, e ate mesmo ser feliz.

É impossível ser feliz sozinho, as vezes brinco com minha mãe e meus amigos dizendo que sonho com o dia de comprar minha casinha no campo e me isolar do mundo, mas 30 segundos depois, eu mudo de ideia pois preciso das pessoas para viver, aprender e me inspirar.

Nos últimos dias, assisti algumas programações na mídia televisiva em relação a cultura Negra  e eu percebi, como nós desconhecemos o outro. Pensamos que sabemos o suficiente e então, nos deparamos com uma realidade diferenciada de como o ser humano é vasto e rico, e como ainda temos um grandioso mundo para descobrir.

Muitas vezes eu escrevi em outros artigos, e eu sempre defendo a ideia que a criança tem dois mundos: o do corpo dela e o mundo exterior. Nós somos do mesmo jeito, estamos em dois mundos- o nosso e o mundo vasto/ exterior. A diferença é que a criança ela anseia em descobrir ambos os mundos, enquanto nós muitas vezes temos medo dessa descoberta e assim, nos trancamos em nosso “mundinho particular” ou, como gosto de chamar, O Mundo de Alice. Pois, Alice vive em um mundo encantado, longe da realidade e nós também temos esse mundo em nossa mente e nosso ‘ser interior’. Mas é quando devemos lembrar que não é bom olhar para o mundo e desejar que ele seja perfeito como o Mundo de Alice e principalmente, não podemos olhar o mundo com apenas o nosso olhar, mas com o olhar do outro. Quando temos apenas um ‘ponto de vista’ nos limitamos e nos prendemos a barreiras, mas quando olhamos e percebemos o ser humano nas suas amplas culturas, escolhas, etnias e etc – assim, nos libertamos e buscamos conhecer um verdadeiro mundo encantado, o mundo da Diversidade cultural e social.


Que nesse dia da Consciência Negra eu desejo uma sociedade justa, que as leis sejam postas em prática e desejo principalmente muita LIBERDADE para que as pessoas saiam de seus Mundos de Alice, se liberte dos medos, preconceitos e ansiedade.  E finalmente aprendam o que é viver de verdade!

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!