Resenha do livro Impérios Antigo – Da Mesopotâmia a origem do Islã



Resenha do livro Impérios Antigo – Da Mesopotâmia a origem do Islã    
  
O livro “Impérios Antigos – Da Mesopotâmia a origem do Islã” é oriundo de um curso na faculdade Grove city, enfim existe um curso intitulado Antigo Mundo. E como nesse respectivo curso existe diversos materiais de pesquisa eles resolveram estudar, pesquisar mais e mais e escrever transformando tudo isso no material didático. Esse curso pertence a Universidade de Stanford.

Fiquei muito feliz com a leitura, pois é a primeira vez que leio um livro originário de um curso, porque na faculdade os livros que nascem de pesquisas em grande maioria são vindouros de grupo de pesquisa e extensão, e algumas vezes de pesquisas particulares de alguns professores, mas essa é a primeira vez que vejo alunos de um curso produzirem material didático.

Penso que isso deveria se expandir e chegar nas universidades brasileiras, pois durante os anos de faculdade somos apresentados a tanto material, tantas teorias e novas pesquisas que realmente deveria ter um apoio por parte dos governos e conseqüentemente das universidades públicas para que se transformasse em um livro.

O livro “Impérios Antigo – Da Mesopotâmia a origem do Islã”, é um livro que irei guardar com bastante carinho, pois ele merece ser profundamente estudado pois tive boas surpresas com a leitura. Quando comecei a ler, pensei que seria um livro puramente histórico e arqueológico, mas ele teve ótimas contextualizações e bem atualizadas. Das contextualizações a geopolítica se faz presente, a reflexão religiosa também, a própria geografia, historia, arqueologia e etc.

É uma verdadeira viagem pelos impérios da humanidade, não só de fazer o leitor instruir-se acerca de tais impérios mas para pensar pois ele trás um pensar crítico ao sempre promover reflexões de práticas da época com as atuais. Um exemplo, a religiosidade que segue ate os dias de hoje, ele não critica a religião em relação a fé, mas afirma que a religião como um caráter social muitas vezes é uma forma de controlar o povo. E se fomos pensar e lembrar, muitos conflitos só surgiram porque determinada religião trouxe isso à tona, as próprias cruzadas é um exemplo, que basicamente nasceu de uma ideia do papa da época. Não só a inquisição e as cruzadas, mas muitos outros acontecimentos que culminaram em fatos históricos.

Como o autor expõe não é de uma forma julgadora mas uma forma para se refletir acerca de tais temáticas. Posteriormente o livro segue com análises sobre tais impérios além de fatos arqueológicos e históricos.


Um ótimo livro pois trás para o leitor essa vivência de tal curso, acho linda a iniciativa do livro e da publicação pois nem todos tem acesso as pesquisas de grandes universidades do exterior. Eu sei que o livro não substitui tal curso, mas ao menos trás muitas informações de tais pesquisas quanto informações mais completas e fidedignas em relação a tal temática. Livro mais do que recomendado, pois esse é um dos livros que quero aproveitar para uma leitura analítica e de estudo.

E a Madras está de parabéns, sou suspeita em falar pois sou apaixonada por pesquisas cientificas e fico muito feliz em saber que tem pessoas e empresas que acreditam em tais pesquisas. Publicar livros oriundos de pesquisa não é fácil, primeiramente porque as pessoas em si nem todas tem amor pela ciência. Não desmereço outros gêneros, pois também amo os romances, mas também amo as pesquisas e sei que não só as pessoas em geral, ate mesmo o próprio estudante do campo acadêmico muitas vezes tem receio. E ver que editoras se interessam e trabalham com afinco para trazer para as pessoas essas pesquisas, seja nos ajuste do livro, pois as pesquisas sofrem adaptação para transformar-se em livros. Além de tudo, ampliar o acesso das pessoas a tais conhecimentos.

Além de que, se não fosse esse livro eu não saberia que nessa respectiva universidade tem essa linha de pesquisa e que eles abordaram dessa forma, por isso tenho muito carinho por editoras que acreditam na leitura cientifica. E mais uma vez digo, leiam mais pesquisas pois você irá aprender muito. Eu amo, muitas vezes quando não tenho nada para fazer eu fico baixando na internet seja periódicos ou teses cientificas de temáticas que me identifico, pois trazem uma abordagem diferencial e pura de acordo com a realidade.






Informações do livro
Editora: Madras
Autor: Eric H. Cline e Mark W. Graham
Páginas: 448
Maiores Informações:

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!