A pascoa nos lembra do que nos falta



A pascoa nos lembra do que nos falta

Esse ano eu senti a páscoa com mais significado, seja porque as pessoas estão falando mais sobre isso ou porque as pessoas estão mais sensíveis. A páscoa é um dos ritos religiosos que mais gosto, pois ela me faz perceber o que realmente somos.

Para algumas pessoas o dia de páscoa é sinônimo de parar a sua vida e se dedicar apenas a Deus. Para minha vida se resume diferente. Dedicar-se a Deus é com as nossas atitudes, falas e pensamentos (lembrando que ações descreve muito bem se o seu discurso é ou não verdadeiro). Portanto levarei minha vida comum, mesmo em dia de páscoa, farei meus deveres, lerei meus livros, escutarei as musicas que mais gosto, irei ler poesia, dar bom dia a natureza, orar comumente e simplesmente viver.

Nesse período de pascoa surge um verdadeiro desespero para se confessar. E hoje confesso, nunca me confessei e não sinto necessidade em meu coração no momento. Talvez mais para frente, talvez no futuro próximo eu me sinta tocada para confessar-me. E se confesso é contando a Deus o que eu sou e o que eu penso.

Não gosto de ficar contando meus pecados e ações de caridade, apenas vivo, se pequei ou não, se fiz o bem ou não, se errei ou acertei – pouco me interessa. Minha preocupação se limita apenas em viver enquanto ainda posso, sinto e sou. Se tenho consciência que errei, peço perdão a Deus,  a pessoa magoada e a vida. Pois viver ainda é muito sagrado para me martirizar com o que eu fiz ou deixei de fazer, viver tem por lema “o que eu posso fazer – a felicidade é meu limite!”

Já me falaram “você deveria se confessar” e eu disse: “me confessar de que? Se não me arrependo do que vi, vivei, pensei...” de certo de minhas ações não foram as piores, mas para quem pensa pequeno, para quem se reduz a ver o ser humano como apenas uma pessoa comum, talvez seja pecado. Não entendo como o amor, de toda a sua beleza, formas e vida, pode ser um pecado! Amar é uma coisa boa, ate os amores incomuns, arbitrários ainda assim é amor. Pecado mesmo é o desamor, é julgar, decretar condenações. Mas viver, ser feliz, sorrir... Não entra na minha mente como ser feliz pode ser um pecado e talvez no futuro, quando eu morrer, eu descubra que toda essa felicidade era pecado mas quando isso acontecer. Será um novo tempo, uma nova descoberta, uma outra história porque não se pode passar a vida se preocupando com o que vai fazer quando morrer. Não se pode fazer os dois ao mesmo tempo – ou se vive, ou se morre, apesar que eu prefiro ressuscitar a cada hora, a cada dia e ter uma vida nova a todo tempo.

Páscoa para mim não é se confessar, parar de comer carne, parar de fazer o que tenho que fazer para passar o dia meditando na fé. Pascoa para mim é viver na fé. Minha páscoa é todos os dias do ano. A minha páscoa é quando eu tolero meu próximo, quando eu amo o diferente e digo “te aceito, te compreendo, te amo”. Páscoa é quando eu abraço o menor abandonado, o doente e com um amor eu me curo e curo meu irmão. Páscoa é quando ajo honestamente, quando me esforço não só por mim mas por meu semelhante. Quando sorriu e faço o outro ser feliz também. Páscoa para mim é quando eu vejo a imagem de Jesus Cristo ate no pior dos pecadores, é quando eu perdoo, tenho paciência ao escutar discursos sejam elas corretos ou equivocados. Quando vivo bem, feliz, harmoniosamente com quem me odeia, com quem detesta meu pensamento e que quer me mudar contra a minha vontade. Páscoa para mim, é quando eu não aceito a opressão, quando luto por minha liberdade e a liberdade de meu irmão. Páscoa para mim é quando eu oro a Deus e digo: “Deus eu penso assim, se ta certo ou errado - eu não sei. Se o senhor discorda simplesmente me modifica”.

Páscoa é quando eu sinto a dor do outro, que eu me importo, sofro porque me apeguei demais e tão rápido, quando me decepciono e ainda assim continua a acreditar, confiar, ter esperança na bondade da humanidade (eu prefiro quebrar a cara 1 milhão de vezes do que desacreditar que o mundo ainda pode ser bom). Páscoa para mim não são 40 dias mas 40 anos se reformulando a cada segundo, meditando e refletindo em saber o que eu sou, o que eu posso fazer pelo próximo e o que eu sou para Deus e o que Deus é para mim.

Penso que o que Deus mais quer nessa pascoa. Não são as igrejas com seus confessionários lotados, a geladeira com chocolate, a refeição com carne branca... O que Deus quer é um coração lotado de sentimentos bons e que as nossas ações sejam reflexo do amor de Deus. Vamos sair, ajudar o próximo. Abraçar quem ta doente, dar amor a todos, ter uma vida com mais carinho, mais delicadeza, mais beleza poética, mais fé nos momentos de desespero, menos egocentrismo e mais amor compartilhado.

A pascoa me lembra não o que tenho, pois me basto com o que tenho, mas lembra o que falta em mim. Me lembra que quando eu olhar meu semelhante eu devo perceber ele sem essas amarras de “certo ou errado”, “diferente ou normal”... Olhar para todos e perceber que todos são diferentes de mim e que eu também sou diferente, que o normal não existe, mas que o amor existe e o amor deve-se doado para todos.

Na pascoa eu só quero que o amor de Cristo invada nossas vidas e nos toque de uma forma que nos modifique. Que nos faça grande, liberte a nossa mente, toque a nossa alma, faça o nosso mundo ser mais vivo, mais colorido, mais feliz, mais honesto, mais caridoso...

Vamos quebrar paradigmas, quebrar essa reprodução sistemática de rotina de nossa fé. Vamos orar a Deus com sinceridade, falar o que somos, o que gostamos em nós, o que não gostamos e deixar Deus livre para nos modificar. Vamos reformular a nós mesmo, vamos amar as pessoas da rua assim como amamos os nossos filhos. Vamos nos amar, nos aceitar e não importa como o outro lhe percebe.  – temos que aprender a nos perceber, a ver como especiais nós somos e como isso nos torna feliz. Simplesmente que a pascoa seja felicidade, amor a si, ao outro e a Deus - não só hoje, mas todos os dias.

Que a páscoa seja doce, seja eterna e que todos os dias a sensibilidade do amor de Deus seja quesito principal de nossos dias.

Jéssica Cavalcante


Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!