Proposições sobre Kardec



Proposições sobre Kardec

Essa semana, no dia 03 de outubro foi comemorado a data de aniversário de Allan Kardec. Eu fiquei devendo a minha consciência uma postagem sobre espiritismo e Kardec, sei que parte significativa das pessoas que acessam o Espiritualidade e Mensagens, são espíritas e também pelo fato que passei a maior parte de minha vida lendo diversas coisas, incluindo livros espíritas, além de que a maioria das editoras parceiras do Espiritualidade e Mensagens, são espíritas.

Eu tenho muita empatia pelo espiritismo, tanto é que ultimamente tenho lido muitos livros vinculados a doutrina espírita, porém tenho empatia com muitas outras crenças não só devido as análises de livros mas pelo fato que no meu dia-a-dia eu convivo com pessoas das mais diversas crenças. Quando falamos em crenças as pessoas tendem a polemizar, mas só polemiza quem quer, pois me considero uma pessoa espiritualista, que acredita em vida pós-morte, ufologia e etc. E uma de minhas melhores amigas, ela é Testemunha de Jeová, e nós convivemos hiper bem. Ela me presenteia com livros e revistas da crença dela, conversamos sobre crenças, vida e etc. O que eu quero dizer com tudo isso? Sabemos muito bem que o Espiritismo já passou por muita perseguição em termos sociais, eu não gosto de culpar crenças, mas pessoas, porque o problema de nossa sociedade não está nas ideologias que regem nosso sistema e nossa vida, mas está nas pessoas porque assim como tem Testemunha de Jeová que é uma pessoa maravilhosa certamente também tem o islâmico, o umbandista e o espírita também.

Todos nós já passamos por algum preconceito religioso e ate mesmo quem não crer passa por preconceitos, penso que é cada um se impor e saber agir, pois só assim para podermos “abrir um pouco da mente de algumas pessoas”, penso que não adianta discutir, ameaçar em processar e nem se irritar porque é gastar energia à toa. E por falar em preconceitos, Kardec passou por vários ate porque ele foi de uma época que a sociedade estava no auge do cientificismo materialista, qual pouco se importa com o sobrenatural e mesmo assim, ele continuou a se dedicar e a pesquisar, pois Kardec não foi só o difusor (codificador) da doutrina espírita mas foi um exímio pesquisador, afinal, também temos que estudar e nos aperfeiçoar.

Eu sou muito grata ao espiritismo pois o tanto de pessoas ilustres que tive oportunidade de conhecer, pois sabemos que quando lemos algo sobre pessoas que contribuíram para a doutrina espírita também adentramos na vida dessas pessoas. Tem vários nomes, desde Chico Xavier à Bezerra de Menezes. Além de que, depois de ler livros espíritas fui apresentada a Parapsicologia, e outras crenças como por exemplo, a Grande Fraternidade Branca pois tudo está interligado já que tudo é Deus em ação.
----------------------


Eu amo ler livros que por meio da literatura nos ensinam sobre reencarnação e que temos amigos espirituais, que são representações de anjos de Deus. Quando criança tinha medo de morrer, mas quando comecei a ler sobre espiritismo eu vi que morrer não é para ter medo e que pode ser divertido. Se eu puder escolher, não quero morrer agora afinal tenho meus projetos, mas que seja sempre feita a vontade de Deus, fico feliz por pelo menos está presente fisicamente por mais um dia. O espiritismo me ensinou a melhor de todas as lições, dá valor aos meus dias de vida e finalmente aprendi a relevar. Porque é isso que temos que fazer, relevar, agradecer e evoluir.

Outro fato que eu aprendi com essa abençoada doutrina, a própria espiritualidade e Deus colocam em nossas vidas as pessoas certas, ou seja, amigos, professores, colegas que de certa forma parecem com você. Viver é encontrar almas amigas!

Essa postagem não é para dizer Parabéns Kardec mas para dizer: OBRIGADA Kardec por sua contribuição, pois ele dedicou parte significativa da vida física dele ao estudo e difusão do espiritismo.

O espiritismo mostrou-me que a palavra utopia pode se tornar real, pois o espiritismo é uma crença que prega igualdade, caridade, não condena ninguém por suas escolhas, auxilia sempre, está sempre a ouvir e auxiliar a todos. Ou seja, é o que chamo de “sociedade ideal”. Eu sou uma das pessoas que tem um espírito revolucionário, do tipo de pessoa que morre por uma ideia, morre defendendo e lutando por um mundo melhor. Eu amo a palavra igualdade, para mim a palavra igualdade é a palavra mais bonita de todos os idiomas, pois se a nossa sociedade tratasse as pessoas com igualdade não existiria violência e nem miséria.

 Eu não suporto quem trata outras pessoas com distinção, quem faz diferenciação por questões materiais ou qualquer outra questão que seja. Penso que o mesmo direito que uma pessoa abastada tem - uma pessoa em situação desfavorecida deve ter os mesmos direitos. E é pela palavra igualdade que o espiritismo se baseia, eu nunca presenciei distinção no meio espiritualista. Não sei se é porque vivi pouco, ou não percebi o suficiente, mas uma coisa é certa, sempre enfatizarei a igualdade em todos os âmbitos desde o filosófico e ideológico, ate mesmo no segmento de gênero e profissional.

O que eu gosto do espiritismo, é que eu posso ser feminista, declarar guerra ao machismo sem ter medo de ser condenada por dogmas ou impedida de lutar. Porque o espiritismo apoia a liberdade, porque no intimo a sociedade sabe que o espirito é livre, que é impossível prender as ideias e que a única algema ainda são algumas regras sociais, que por sinal são bem manipuladas ao bel prazer.

Eu sou a favor de todas as crenças desde os islâmicos ate mesmo os judeus, protestantes, Testemunhas de Jeová, católicos... Pois eu aprendi muito com todas essas crenças e pessoas. Porém eu também sou a favor da liberdade de conhecimento, não importa a crença contanto que ela permita a liberdade de raciocinar e que ela estimule o conhecimento, nossa sociedade carece de igualdade e conhecimento.

Finalizo essa postagem dizendo que, os mesmos princípios igualitários do espiritismo não se devem prender apenas ao espiritismo mas vamos atravessar fronteiras, pois a religião nunca fez o homem. É mito dizer que a religião nos molda, porque nós moldamos a sociedade e a religião. 

O mundo e a sociedade em geral é apenas o reflexo de nós mesmo. Se o mundo é imperfeito e carente isso é reflexo de nossa imperfeição e nossa carência, portanto vamos rever quem somos de verdade para podemos moldar igualitariamente o mundo, as crenças, ideologias e a sociedade, pois eu tenho certeza que esse pensamento não é só meu mas também de Kardec, Tereza de Calcutá, Gandhi, Jesus Cristo, Abraão e etc.

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!