ALIMENTAR O CORAÇÃO



ALIMENTAR O CORAÇÃO

Segundo os grandes jornais e revistas do país, é cada vez maior a vendagem de livros sobre espiritualidade. Alguns não podem ser realmente chamados assim, porque não passam de um amontoado de fábulas acerca de anjos cabalísticos que têm agenda de dias e horários específicos para atender às pessoas. Mas o fato é que estamos assistindo ao despertar de um grande movimento em âmbito mundial, em torno da espiritualidade.
Existe uma fome de Deus na vida das pessoas. O vazio existencial provocado pelos falsos humanismos, pelo capitalismo, pelo ativismo e pelo tecnologicismo tem levado as pessoas a buscar experiências espirituais. Infelizmente, nessa onda toda, têm aparecido cada vez mais falsas religiões e correntes de espiritualismo barato que acabam fazendo muito mal às pessoas.

Mas não podemos negar a necessidade de alimentar o espírito. Cada vez mais é preciso que a psicologia e as demais ciências humanas descubram o valor do espírito para melhor compreender e ajudar as pessoas. Cada pessoa é um ser físico, psicológico e espiritual, embora nem sempre seja dado o devido valor ao espiritual. Aqui estou falando do ser humano numa visão integral, que não se restringe à religiosidade, manifestação específica do espiritual. Enfatizar uma dimensão desprezando as outras significa limitar a compreensão integral do ser humano.

Mais do que nunca é preciso compreender o ser humano de modo integral. Não tenho dúvida de que muitos problemas analisados somente no campo físico ou psicológico possuem profunda dimensão espiritual. Muitos distúrbios psicossomáticos só encontrarão cura dentro do contexto espiritual. Por sua vez, muitos problemas  espirituais só podem ser solucionados com o auxílio de conhecimentos e informações psicológicas capazes de lidar com a imaturidade espiritual e estimular o desenvolvimento pleno da pessoa. Sei que a visão integral se torna bastante difícil porque faltam conhecimentos complementares essenciais em várias áreas das ciências humanas. Muitas vezes falta o conhecimento espiritual aos médicos e psicólogos; outras vezes falta o conhecimento  psicológico aos responsáveis pela espiritualidade; outras vezes ainda é comum encontrar gente que se acha especializada em todos os campos. A pessoa vem com um problema para ser resolvido no campo espiritual e o agente ( padre, pastor, missionário etc...) se acha abalizado para dar receita médica, suspender tratamentos ou o uso de determinados remédios. No campo da psiquiatria isso é muito mais comum do que podemos imaginar. Nesses casos não se ajuda o paciente. Pode-se mesmo agravar, e muito, seu problema. É preciso que cada um assuma seu nível de responsabilidade e procure falar somente daquilo que entende.
--------------------------------


É preciso ter uma visão integral da pessoa humana. Não somos escrivaninhas com gavetas específicas para cada área de nossa vida.

Somos uma grande e mesma gaveta. Por vezes, bagunçada demais, com certeza! É preciso, por isso mesmo, procurar respostas integrais para os problemas fundamentais do ser humano.

A cura interior é um processo e, sendo assim, é um trabalho a ser feito ao longo de toda a nossa vida. É como nadar contra a corrente. Se paramos, a corrente nos arrasta para trás. É recomeçar sempre, ter coragem para não desanimar. Esse processo precisa ser sempre conduzido por pessoas equilibradas e que procurem ter uma visão integral dos problemas humanos. Por isso, a cura interior e todo o trabalho de ajuda mútua precisam ser recheados da humildade evangélica. Devemos sempre ter consciência de que não sabemos tudo, de que não somos os donos da verdade e que viver é estar sempre aberto ao novo.

A cura interior é um processo muito necessário para todos nós. Num mundo em que se valorizam cada vez mais a matéria e as coisas materiais como respostas à felicidade humana, não existe o necessário cuidado com o coração, até por ser ele invisível aos olhos puramente materiais. É preciso tratá-lo como merece. E se não fizermos isso o tempo se encarregará de fazê-lo, mas, infelizmente, da pior forma possível, com a manifestação de inúmeras doenças físicas, psíquicas e espirituais.


FONTE: LIVRO CURE SEU CORAÇÃO
PE. LÉO, SCJ
EDIÇÕES LOYOLA

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!