Resenha do livro Obsessão



Resenha do livro Obsessão

Os livros de Herculano Pires tem por característica principal unir a espiritualidade com a ciência, eu fico muito feliz pois querendo ou não a ciência dar embasamento para uma boa argumentação. No livro Obsessão, ele conta a historia de como surgiu os primeiros casos de obsessão no mundo e pasme, eu nunca poderia imaginar que os Judeus já defendiam a ideia que espíritos obsessores não são demônios ou monstros saídos de oceanos e sim, que obsessores eram espíritos que um dia habitaram em um corpo de uma pessoa comum. A obsessão é uma temática muito polêmica, a igreja católica via como demônios, a psicanálise freudiana via como uma possível histeria oriunda muitas vezes por um desejo reprimido e eis que surge os judeus com a defesa de que espíritos obsessores já foram pessoas e digamos “viviam em um meio comum”. Eu realmente não tinha conhecimento sobre essa ligação da obsessão com os judeus, ate porque o judaísmo ainda é uma religião fechada e não é uma crença que temos facilmente acesso a tais informações, é diferente, pois se percebermos a própria grande mídia não divulga muito os judeus. Se saímos as ruas e perguntarmos o que as pessoas sabem sobre judeus e judaísmo elas irão mencionar que os judeus foram vitimas do holocausto – portanto o ser humano pouco conhece sobre os outros seres humanos e respectivas crenças/ cultura.

Outro ponto que eu realmente não tinha conhecimento, que Freud e Kardec era praticamente antagonista, eu sempre soube que Freud era um ateu e que o seu ateísmo não tinha necessariamente um motivo base, pois os pais deles tinham crença tanto é que Freud aprendeu a ler através do evangelho. Kardec e Freud seriam antagonistas pelo fato de Kardec ser teísta e Freud ser ateísta, mas não é bem assim, Kardec sempre defendeu a vida pós-morte e a existência de um sobrenatural, que a nossa vida não se resumia apenas a vida carnal já Freud sempre discordava de tais ideias, dessa forma gerando um embate de pensadores e de defesa de teses.

O livro Obsessão ele sempre se remete a questões científicas, ele também aborda temáticas como o passe e ele trás uma instrução como evitar a obsessão. Eu acho importante já que nem todos possuem uma ampla informação sobre obsessão ate porque eu defendo a ideia que devemos conhecer tudo relacionado a essa temática, por exemplo, a historia da obsessão, como outras culturas interpretam a obsessão, como desobsediar-se e alguns comportamentos e atitudes frente à espiritualidade para livrar-se da obsessão.
O livro Obsessão é pequeno, possui menos de 100 páginas, é uma leitura rápida e de fácil compreensão, porém as informações encontradas nele é imprescindível para quem tem interesse a respeito dessa temática.

O autor do livro Herculano Pires, é extremamente talentoso pois ele associa essa temática com o contexto histórico e principalmente mostra ao leitor as defesas de outros pensadores, ou seja possui uma solida argumentação.

Informações do Livro:

Editora: Paidéia
Autor: Herculano Pires
Páginas: 100
Preço: R$15,00
Maiores informações:    http://migre.me/chzIw

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!