DESPREZO DAS LEIS ETERNAS


Tumblr_mdyqnadprh1qhr6nco1_500_large

DESPREZO DAS LEIS ETERNAS

Que admira, pois, que fosse arrastado pelas vaidades e me afastasse de Vós, ó meu Deus, se me propunham exemplos dos homens, a quem uma crítica cobria de vergonha por um barbarismo ou solecismo cometido ao narrarem ações virtuosas, e que se gloriavam de serem louvados quando contavam com termos castiços e bem- dispostos, copiosa e elegantemente, as suas torpezas?

Vedes tudo isso, ó Senhor, e calais- Vos, “ paciente, cheio de compaixão e de verdade”. Porventura ficareis sempre calados? Agora arrancais, deste abismo imenso, a alma ansiosa de Vós, sequiosa das vossas delícias, e cujo coração Vós diz: “ Busquei o vosso rosto e torná-lo-ei a buscar, Senhor”.

Andava longe da vossa face, retido por afeições tenebrosas. Todavia, não nos apartamos ou aproximamos de Vós com o pés ou com as distâncias de lugares. Aquele vosso filho mais novo – o da parábola – procurou cavalos, ou carros, ou navios, ou voou,  com penas visíveis, ou viajou a pé, para viver e dissipar prodigamente, em região afastada, o que Vós lhe entregáreis ao partir? Foste Pai bondoso porque lhe destes a fortuna, e fostes mais carinhoso ainda para com ele, ao voltar necessitado. Viveu entre paixões luxuriosas, isto é, tenebrosas, que é o que quer dizer longe do vosso rosto.


FONTE: LIVRO SANTO AGOSTINHO
CONFISSÕES
OS PENSADORES
NOVA CULTURA

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!