O melhor presente de Natal para os pequeninos




O melhor presente de Natal para os pequeninos

O Natal chegou e com ele muitas boas lembranças e novos presentes. Quando criança um dos presentes natalinos que mais marcou a minha vida foi uma máquina de escrever que meus pais me deram, mesmo com tenra idade eu já amava escrever e ler, quando criança os brinquedos muitas vezes podem ser meio que uma previsão de quem seremos e do que iremos amar no futuro. E por isso que essa postagem é para falar de Natal, presentes, infância e principalmente conhecimento.

Livros são importantes não só para garantir uma carreira de sucesso para o seu filho, mas livros podem ser os melhores amigos de uma noite de sábado quando todos estão se divertindo e você não está com ânimo e prefere recorrer a tranquilidade de uma boa leitura, mas livros pode ser sua fiel companhia quando você precisar simplesmente desabafar sobre a vida, é nos livros que encontramos a resposta para tantas indagações.

Quando criança, meus pais me presenteavam com livros, alguns eram contos de fadas, outros eram estorias do Flintstones, outros eram sobre o Menino Maluquinho e Mafalda, alguns eram historias de uma família comum, mas com crianças divertidas. Ate que essas leituras foram evoluindo de acordo com minha idade. Meus pais e meus professores foram responsáveis pelas primeiras apresentações que eu tive no universo literário. Para uma criança gostar de ler devemos tornar a leitura algo fascinante e no final de todo esse universo mágico é preciso extrair mensagens dessas leituras, pois o livro tem muito a nos acrescentar, mas é preciso extrair sua doce essência e não apenas ler por ser uma atividade essencial.

Abaixo selecionei alguns livros que eu li em minha fase enquanto criança e também depois de adulta. Na verdade os li para escrever um artigo sobre leitura e eu precisava me sentir como uma criança. Foram duas leituras de cada livro, a primeira me senti como uma criança ao ler pela primeira vez tal livro e a segunda como os pais dessa criança, pois geralmente são eles que leem para elas, ate que elas aprendam a ler sozinhas. E é preciso trazer a mensagem desse livro para a realidade dessa criança e logicamente saber fazê-la também usar o imaginário. E vamos as dicas!

*Nesse link tem uma postagem com dicas sobre os livros mais indicados para cada faixa etária da criança. Basta clicar (AQUI)


1-) Rumpelstiltskin

Rumpelstiltskin é um conto de fadas com direito a casamento, princesa, rei, vilão e felizes para sempre. Os contos de fadas mesmo que não seja igual as nossas vidas, ainda assim trás uma bela lição.  Nesse conto trás uma mensagem especial, a que nunca devemos deixar de acreditar e de lutar pelo o que desejamos. No final a princesa tem que descobrir o nome do “homenzinho esquisito” para se ver livre de seu feitiço, e assim ela tentou e ate que conseguiu e o tempo todo o pequeno homem duvidava de sua capacidade. Na vida é assim, algumas vezes vão duvidar de nossa capacidade, mas devemos lutar e provar as “pequenas pedras” que aparecem em nosso caminho - que somos capazes e é isso, desde já que deve-se ensinar as crianças. Que elas devem tentar e não desistir a primeira tentativa em busca de determinada meta.

2-) Lino

LinoO livro Lino ganhei do Itaú e amei a primeira leitura. É um livro pequeno e com muitas gravuras e pode ser lido para crianças de todas as idades pois é uma historia bem leve e de fácil compreensão. Conta a estoria de Lino que se perdeu da sua amiga Lua, depois Lino vai morar com a menina Estrela e quando ele olha para o céu descobre que a Lua foi embora morar no céu e que mesmo longe, ela estava feliz e que ele continuavam amigos.

 E trazendo para o paralelo de nossa realidade, muitas crianças interpretam a perda de um ente querido com o fato de ir morar no céu e pode-se explicar essa realidade seguindo o exemplo de Lino que mesmo com sua amiguinha Lua morando no céu, eles continuavam a se amar e que ela estava feliz. Esse livro é indicado para toda a infância, principalmente para os pequenos de ate seus 6 anos de idade que ainda estão aprendendo essa noção de perda, separação, distância e etc.

Dia De Chuva3-) Dia de chuva

Dia de chuva é um dos meus livros preferidos de minha infância, pois sua história ocorre em um dia de chuva e o que fazer nesse tal dia de chuva. E o grupo de amigos inventa tantas brincadeiras que eles fazem da sala deles um verdadeiro palco de aventuras. O livro é muito divertido e possui lindas ilustrações além de focar bem como a nossa imaginação pode transformar o tédio em pura diversão. É um livro que eu super indico, pois ele mostra as crianças o poder da imaginação e ensina aos pais o porquê que a imaginação é tão preciosa.

Esses são os três livros infantis que eu indico como presente natalino e também peço que possamos refletir sobre a essência de cada livro pois ate os livros infantis trás belas mensagens e rico aprendizado.

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!