Resenha e Análise do livro O Essencial - A Realização Espontânea Do Desejo



Resenha  e Análise do livro O Essencial - A Realização Espontânea Do Desejo

Esse é mais um livro escrito por Deepak Chopra, eu sou suspeita em falar pois admiro muito a forma como Deepak contextualiza. É uma leitura fácil mas com informações preciosas pois ele sempre trás informações sobre o universo e sobre ciência, coisa que eu amo.

  O livro O Essencial - A Realização Espontânea Do Desejo é dividido em duas partes, a primeira ele explica sobre a matéria, sobre a alma, intenção e etc. E na segunda parte ele trás os princípios em si e exercícios que promovem a evolução espiritual. Os exercícios em si são vinculados a meditação, mantras, sutras e etc.
 
  A meu ver o foco do livro é abrir os nossos olhos que milagres acontecem o tempo todo e se você está vivo e respirando, acredite, isso também é um milagre. Deepak chama milagre de sincrodestino, ele explica a diferença de milagre e coincidência e mostra que ate as coincidências só ocorrem devido que todos nós, junto com toda a natureza estamos conectados a um só, ao universo.

 No capitulo 2, denominado de ‘Sincronismo Da Natureza’ mostra que a ciência já constatou que o cachorro mesmo estando a quilômetros de distância ele consegue sentir o dono. Um exemplo, um cachorrinho está em casa e o dono no trabalho, então quando o dono sai do trabalho o cachorrinho já começa a sentir que o dono está voltando para casa porque mostra que a vida em si é uma verdadeira sincronicidade, ou seja, todos os organismo estão interligados em si. Não é a toa que muitos cachorrinhos também adoecem ao ver o dono adoecer. Outro exemplo foi que o filho sentiu quando a mãe havia sido esfaqueada, ele sentiu a dor do esfaqueamento estando a quilômetros de distância de mãe e sem saber que a mãe havia sofrido tal lesão. Com toda certeza o amor querendo ou não transforma as pessoas em um único ser, as pessoas estão conectadas e mesmo estando distantes umas das outras elas podem sentir como outras pessoas estão. Esse fenômeno é chamado de sincronismo da natureza. Fico feliz que a ciência já aceita o fato do cachorrinho sentir a presença do dono mesmo estando distantes um do outro.

O capítulo 5 fala sobre a Coincidência e como tudo são milagres, ou seja milagres acontecem a todo instante mas nem sempre a gente percebe. Nesse capitulo tem a citação de um fato bem legal, qual chama-se de coincidência, sicrodestino, vulgo Milagre.


  David estava apaixonado por Joana, porém ele estava receoso em pedi-la em casamento pois ainda tinha duvidas, ate que no dia que ele decide pedir Joana em casamento. No exato momento que ele segura a mão de Joana, eis que aparece uma faixa com a pergunta:  “Joana quer se casar comigo?”, ironia do destino ou não, aquela faixa não foi confeccionada por David mas por outro homem que tinha uma namorada também chamada joana. Nesse exato momento, David sorri e percebe que a vida, destino ou milagre divino quer que Joana e David se casem. Então eles se casam e atualmente vivem um relacionamento feliz. Nesse capitulo Deepak Chopra contextualiza e explica que nossa vida também são oriunda de milagres, ele contextualiza usando a teoria do Big Ban, pois se na grande explosão tivesse tido menos partículas do que antiparticulas com toda certeza invés da Terra existiria um buraco negro e não teria vida, ou seja as partículas na explosão foram suficientes para criação do planeta Terra e para nos possibilitar a vida. Mais uma vez, sicrodestino ou milagre.

 Na segunda parte do livro O Essencial - A Realização Espontânea Do Desejo, Deepak trás 5 princípios que são:

1-) Você é uma pequena ondulação na estrutura do Cosmo 

Esse princípio nos trás a compreensão que nós e o universo somos o mesmo, ou seja, somos únicos e estamos conectados. Trás como foco que venhamos valorizar o nosso criador, o universo e o nosso semelhante. Além de promover uma melhor compreensão de quem nós somos, qual a nossa missão e nos mostrar que temos missões a serem cumpridas

2-)  Através do espelho de relacionamentos, descubro o meu eu não local

Esse princípio é bem legal, pois mostra que quando ficamos reparando e condenando o defeito de alguém é porque estamos tão incomodados com o defeito alheio já que esse defeito também nos pertence. E faz todo sentido, pois se somos um ser único, o seu defeito também é meu defeito. E como temos mania de sempre reparar a sujeira no teto do visinho se esquecendo de olhar para nós mesmos.

Nesse principio Deepak trás exercícios que quando você faz descobre que muitos dos defeitos que você não gosta no outro você também os tem.

3-) Domine o seu dialogo interior

Esse princípio nos incentiva conhecer o nosso interior, conversar com esse ser interior com o intuito de nos compreender melhor. É é bem interessante porque ele cita:

“Quando você pratica o dialogo interior positivo, as pessoas tem vontade de se relacionar com você”.

Ou seja, se você diz palavras simpáticas para si mesmo, isso além de elevar sua auto-estima pois fará com que as pessoas sintam como você está e elas irão se aproximar mais de você ate porque quando não estamos bem conosco tendemos a repelir as pessoas afinal “se você não gosta de si mesmo os outros não tem obrigação de gostar!”.

4-) A intenção tece a tapeçaria do mundo

Nesse princípio, ele cita sobre a intenção (leia a postagem que já fiz explicando um pouco sobre intenção. Clique Aqui). Demonstra que para obtermos algo devemos desejar e termos uma intenção positiva pois o universo se adequa a nossa intencionalidade, ou seja quanto mais positivo você for mais positividade irá atrair.

5-) Aproveite a sua turbulência emocional

Nesse princípio nos ensina como os problemas, energias negativas e o sofrimento prejudica a nossa evolução espiritual. Ele nos ensina como tornar a energia negativa em positividade, ou seja como neutralizar energias negativas com isso vindo a por fim no que tanto nos aflinge.
É bem interessante esse capítulo.

“A condição ótima e mais verdadeira é a do equilíbrio. Sempre que temos uma turbulência emocional, perturbamos o equilíbrio interno natural, o que pode bloquear nossa evolução espiritual e ate nos separar do sincronismo”.

6-) Celebre a dança do cosmo

Ele mostra que devemos ter arquétipos ou seja selecionar arquétipos para usá-los em momentos propícios. Exemplo, arquétipo significa modelo, portanto quando nada estiver dando certo pense: “Se eu fosse Jesus o que ele faria?” (esse exemplo acabo de criar, Deepak Chopra explica sobre a importância de arquétipos portando você pode usar outra personalidade que você admira), ao usar esse modelo irá lhe promover uma tranquilidade e contribuir harmonicamente para seu estilo de vida.

7-) Entrando em contato com a conspiração de impossibilidades

Eu chamo esse capitulo de “identifique e perceba os milagres”, nesse capitulo Deepak chama atenção como tudo tem um propósito, como milagres acontecem constantemente e nos ensina que é preciso sensibilidade para podermos identificá-los.

  Ele nos ensina o exercício da percepção do outro, ou seja vá para um lugar agitado e perceba as pessoas como são diferentes , sinta o olfato e perceba os seus sentidos, o seu corpo, preste atenção em cada parte de seu corpo e perceba como o simples é tão complexo e como a vida é tão bela.

No último capítulo ele encerra falando a respeito do sicrodestino ( ocorrência de milagres) e nos explica que é importante que tenhamos conhecimento desses 7  princípios pois ele nos prepara para que possamos perceber mais esse sicrodestino (milagres)

O livro em si é muito rico em conhecimento, os exercícios que Deepak nos ensina também são ótimos e nos faz compreender a beleza da vida, a sinfonia complexa desde o barulho da natureza e a nossa complexidade enquanto organismo ao meio de um universo infinito.

  Gostei muito do livro, gosto muito do Deepak, admiro bastante o trabalho dele. Acho ele muito inteligente e tem uma percepção delicada em relação a vida. Super indico o livro O Essencial - A Realização Espontânea Do Desejo,  pois é um dos muitos atalhos que nos leva ao conhecimento interior


Segue as informações abaixo:


Autor:  Deepak Chopra
 Editora:  Rocco
 Nº de Páginas:  144
 Preço:  19,50 *podendo variar conforme o distribuidor*
Mais informações do livro, acesse:




Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!