AS MÁGOAS




AS MÁGOAS

As mágoas são como ferimentos que têm de ser medicados convenientemente, pois correm o risco de se infeccionarem e nos causar graves lesões, muitas vezes se tornando crônicos sofrimentos a nos acompanhar pela vida afora.

As mágoas são feridas mentais que necessitam ser desinfetadas imediatamente através da compreensão e do controle emocional e, por algum tempo, medicadas com o unguento da tolerância e protegidas com as ataduras do esquecimento.

Essas são as ataduras mais eficazes para que essas feridas não se transformem em verdadeiras pústulas de  ódio que, sem dúvida alguma, concorrerão para um inevitável comprometimento psíquico, a nos tirar toda a saúde mental e física, estejamos nós onde estivermos, ou seja, no plano mais material ou no verdadeiro plano, após a morte do corpo físico.

Portanto, se for difícil o perdão, que é o mais poderoso remédio para a cicatrização rápida da mágoa, devemos, pelo menos, utilizar o curativo do esquecimento que, apesar de mais moroso, acabará metabolizando o salutar medicamento que Jesus nos receitou quando disse: Perdoai setenta vezes sete vezes.

Além do mais, podemos ter a plena certeza de que ninguém nos magoa por acaso, pois, ou temos, o que é mais comum, enorme culpabilidade nesse acontecimento, ou, simplesmente, Deus colocou o ofensor em nosso caminho para que pudéssemos realizar algo por ele, esperando que entendamos que todos somos criaturas diferentes, umas mais avançadas, outras menos avançadas, por força do  tempo vivido por nós, tempo diferente para cada Espírito, além do grau de aproveitamento particular de cada um de nós.

E se tivermos a provável culpabilidade, necessitamos compreender que, na verdade, estamos realizando um grande mal a esse irmão que, se não fosse por nós, não estaria se comprometendo com um ato de agressividade a lhe causar, também, um grande dano a si próprio.

De qualquer maneira, o perdão, sem ostentação ou qualquer sinal de superioridade, porque perdoar deve ser uma atitude de humildade, já é um grande instrumento de ensino, através do próprio exemplo, que, sem dúvida alguma, em muito beneficiará o semelhante.
E esse benefício trará enorme felicidade futura ao nosso pretenso ofensor, bem como, grande alegria àqueles que o amam, aos Espíritos que o fizeram cruzar os nossos passos e a Deus, que espera que todos nós, seus filhos, amados sem distinção, nos tornemos felizes criaturas, a seu serviço no Bem.


FONTE: LIVRO PALÔ
A INOCÊNCIA DO AMOR VERDADEIRO
WILSON FRUNGILO JR.
ROMANCE ESPÍRITA
IDE EDITORA

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!