Bienal do Livro aposta em “explosão” da literatura religiosa



Comentário sobre a notícia a seguir:
Fico muito feliz por essa "explosão de livros religiosos" pois minha vida inteira foi marcada pela leitura de livros vinculados a espiritualidade, que me permitiram o conhecimento melhor acerca de Deus sobre minha personalidade. Desde criança que faço leituras relacionadas a Espiritualidade não é a toa que o Espiritualidade e Mensagens nasceu, por incentivo dessas leituras. Além de que sempre recebi muito apoio de meus pais em relação a espiritualidade. Meus pais não tem isso, de "seguir os meus passos", me deixaram livre para poder caminhar pela espiritualidade e descobrir onde me sinto e o que me faz sentir bem. Ate, porque assim como eu, meus pais também são pessoas que buscam conhecer todos os caminhos que nos proporcione a espiritualidade. Não importa se você vai se sentir bem com sua espiritualidade seja numa sinagoga ou em um mosteiro, ou ate mesmo durante quando você ora a Deus em seu quarto, o importante é que você tenha fé em um Deus Criador que nos ama muito, além de que, esse conhecimento será responsável pelo bem estar de sua vida.

 Sou suspeita em falar pois sou do tipo de pessoa que realmente é louca por livros de temática de espiritualidade. Basta pensar que no meu currículo Lattes, tem como uma das minhas ocupações "análises de livros sobre espiritualidade", pois realmente não tem como eu preencher um currículo e não colocar algo que eu amo, a espiritualidade. Eu fico muito feliz em saber que as pessoas estão procurando ler mais livros que falem em Deus e espiritualidade. Não importa se é um livro gospel, um livro espírita ou um livro de auto-ajuda pois para mim, o conhecimento é sempre válido. Digo isso, porque já tirei boas lições de vida ao ler Outdoors pela rua. Ou então lendo placas de caminhão quando viajava com meus pais. Porque de tudo podemos aprender e certamente isso faz com que possamos evoluir tanto pessoal como espiritualmente.

Ler a notícia abaixo é recompensador ao menos para mim, pois sei como os livros relacionados a espiritualidade marcaram a minha vida. Passei a maior parte de toda a minha vida os lendo. E continuo, pois hoje em dia sou muito grata por esses livros terem sidos verdadeiros amigos. Pois feliz é aquele que preferiu deixar de sair para ficar em casa lendo, pois a leitura é tão empolgante que você anda pela casa lendo o livro... Quem nunca fez isso? E mais feliz ainda porque o Espiritualidade e Mensagens nasceu justamente dessas leiturinhas, pois eu tinha necessidade para falar sobre isso só faltava um espaço, e eis que no final... TUDO DEU CERTO.

Por isso, Obrigada Deus por nos amar e nos dar a oportunidade de existir, obrigada papai e mamãe por tudo que aprendi com vocês, por me darem a liberdade para escolher no que eu devo crer e amar e obrigada principalmente a todos que integram o Espiritualidade e Mensagens, pois sem vocês eu não teria aprendido, eu não teria sido tão feliz, eu não teria conhecido novas experiências de vida e principalmente eu não teria aprendido com a vida de cada pessoa. Pois, aprendemos o tempo todo com o ser humano e se tem uma moral nessa vida, ela consiste: Nasce e aprende com o teu próximo!



Jéssica Cavalcante
----------------------------
Bienal do Livro aposta em “explosão” da literatura religiosa
A Bienal do Livro de 2010 foi marcada pela explosão das histórias de vampiros e das séries adolescentes (livros de Paula Pimenta e Thalita Rebouças) Mas a edição deste ano deve ser marcada pela quantidade de lançamentos com conteúdo religioso. Temas como   a recente história política brasileira e obras relacionadas a negócios e carreiras também terão destaque.
Com investimento de mais de R$ 32 milhões, a Bienal de 2012 estará recheada de atrações culturais. O evento também terá um aumento expressivo no número de expositores. Serão 346 editoras nacionais e 134 representantes internacionais, respectivamente 22%  e 100% maiores que a edição de 2010.

“O Brasil está no centro das atenções, apesar dos gargalos de infraestrutura”, afirma o diretor da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Este ano, o evento acontece entre 9 e 19 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. São esperadas 800 mil pessoas nos dez dias
Mansur Bassit é o diretor executivo da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e um dos organizadores da Bienal. Ele ressalta que “O segmento religioso, por exemplo, está entre os que mais crescem”. Talvez por isso o tema escolhido para 2012 é “Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas”.
Entre o material religioso, as vendas de Bíblias não são consideradas, mas autores de best Sellers como  Padre Marcelo Rossi e Augusto Cury encabeçam as listas de mais vendidos.  Segundo o livreiro Mauricio Geraldo, o apelo da mídia influencia no número de vendas dos livros. “O padre Marcelo Rossi tem um programa diário de rádio em que ele sempre cita o livro dele. As pessoas que escutam o programa acabam comprando o livro por conta da indicação que ele faz. São feitos levantamentos semanais sobre o número de livros vendidos e esse do Padre Marcelo chegou a liderar com 27 mil exemplares contra quatro mil do segundo colocado”.
No ultimo ano, com o lançamento de filmes sobre o médium Chico Xavier fizeram com que os livros que falam do tema espiritismo venham subindo no ranking dos mais vendidos. “O espiritismo está em alta, os filmes atraíram muitas pessoas ao cinema e despertou curiosidade, gerou debate e divulgou ainda mais o tema”, explica.
De acordo com Sinval Filho, coordenador da Associação de Editores Cristãos do Brasil (ASEC), o mercado editorial evangélico cresce cerca de 25% ao ano, acompanhando também o crescimento do número de evangélicos no país. “Há uma forte tendência de sensibilização espiritual e de leitores ávidos por livros que falem da fé cristã”, avaliou o executivo durante a Feira Literária Internacional Cristã, que ocorreu em maio.
Em 2011, o aumento nas vendas de livros no Brasil, de todas as  áreas,  foi 7,2% maior que em  2010, segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (Fipe), traz boas perspectivas para a Bienal. Além disso, estima-se que, no ano passado, os brasileiros compraram cerca de 470 milhões de livros, um recorde de vendas para o setor.
Além disso, o debate sobre a produção literária nos pais ganhou um espaço dedicado a palestras e debates sobre temas de interesse dos profissionais que atuam nas diversas atividades de todos os elos da cadeia do livro, e será coordenado pelo jornalista Quartim de Moraes durante a Bienal.

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!