VÍCIO DE FUMAR



VÍCIO DE FUMAR

A razão mais comum que fumantes de cigarros dão para não parar de fumar é o stress, mas parar de fumar ( ou certamente reduzir a quantidade de cigarros) deveria ser a prioridade número 1 relacionada a sua saúde. No entanto, se dizemos para um fumante que seu hábito o está matando, a  primeira coisa que  ele vai fazer é acender um cigarro!
O passo principal a ser dado para parar de fumar é a decisão que você realmente quer parar com o vício.
Uma vez tomada esta decisão você já percorreu metade do caminho. Se sentir que precisa de alguma ajuda, pode valer a pena considerar algum tipo de terapia de substituição da nicotina: qualquer coisa desde de chicletes a emplastros de nicotina, sendo os últimos usados na pele por períodos de 12 ou 24 horas ( dependendo do tipo que você escolher). Ambos funcionam fazendo com que o seu corpo se ajuste gradualmente à quantidades menores de nicotina. Os emplastro s podem ser comprados em farmácias; o médico poderá aconselhá-lo sobre o tipo de emplastro mais adequado para você, ou outro método ou medicação que venha ajuda-lo neste processo do vício da nicotina.
Entretanto, vale a pena lembrar que todas estas substituições são ajudas e não curas.
Infelizmente, as razões para parar de fumar na verdade tornam mais difícil realmente deixar o vício. Primeiro, por criarem um sentimento de sacrifício ( ser forçado a abandonar um “amigo”, seu apoio, o, prazer) e segundo, por criarem um contradição: não fumamos pelas razões que deveríamos parar, o que faz com que evitemos questionar as reais razões por que queremos ou precisamos fumar.

Lembre-se que você não tinha nenhuma necessidade de fumar antes de se viciar. O primeiro cigarro provavelmente teve um gosto horrível, e foi bastante difícil para que você se viciasse. A parte que mais incomoda é que os não-fumantes não parecem estar  perdendo nada; de fato, os fumantes continuam a fumar para alcançar o mesmo estado de “ tranquilidade” que os não-fumantes. Então para que você fuma? Esqueça o stress, tédio e todas as outras razões reais: vício à nicotina e a lavagem cerebral feita pela mídia.


VÍCIO À NICOTINA

A nicotina é uma das drogas conhecidas que vicia mais rápido os seres humanos. A concentração na corrente sanguínea cai rapidamente, aproximadamente metade em cerca de 30 minutos após terminar um cigarro, no entanto, diminui somente um quarto dentro de uma hora. Os surtos de retirada da nicotina são tão súbitos que a maioria dos fumantes nem ao menos percebem que estão viciados em uma droga.
Felizmente, a nicotina é uma droga relativamente fácil de “ se livrar” quando se aceita que isto é a coisa certa a fazer. Não existe nenhum tipo de dor física, apenas uma sensação de vazio, inquietante, a sensação de que algo está faltando.
Se a retirada é um processo prolongado, o fumante pode ficar irritado, nervoso, inseguro, agitado e sem auto- confiança. Estes sintomas de retirada tornam muito difícil o desejo de parar de fumar. Dentro de segundo após ter acendido um cigarro, a nicotina é enviada para a corrente sanguínea , dando uma sensação de relaxamento, bem-estar e autoconfiança.
Assim que este cigarro acaba, a reação em cadeia começa novamente. A dificuldade é que no momento em que não está fumando é que você sofre as sensações ruins descritas no parágrafo anterior, e assim não culpa o cigarro. Quando você acende um. Se sente aliviado, e então é levado a acreditar tolamente que o cigarro é a cura para as suas sensações ruins. Então fumamos para alimentar o monstrinho, mas decidimos quando fazê-lo e o fazemos em situações estressantes: quando precisamos nos concentrar, quando estamos entediados e quando queremos relaxar.

LAVAGEM CEREBRAL

O vício à nicotina não é o único problema e é relativamente fácil lidar com ele ( o fumante, por exemplo, não acorda no meio da noite morrendo por um cigarro).
Outra dificuldade significativa é a “ lavagem cerebral” feita pela mídia. O inconsciente é um elemento muito poderoso em nossas mentes, e apesar de uma gama de campanhas anti- bagismo, ainda somos bombardeados por comerciais extremamente inteligentes que nos dizem que cigarros nos proporcionam relaxamento e autoconfiança, e que a coisa mais preciosa na face na Terra é um cigarro. Uma vez viciados em nicotina, o poder do comercial aumenta, o que simplesmente fortalece o medo de parar.


SEIS PASSOS PARA VOCÊ PARAR DE FUMAR

Uma vez que decidiu parar de fumar, você tem que ter determinação para ser bem-sucedido em sua missão. Siga estes passos e vai ver que parar de fumar não é tão difícil quanto esperava.

Passo 1 – Você decide que realmente quer parar de fumar e percebe que é capaz de atingir o seu objetivo. Lembre-se que fumantes são bem determinados e que é apenas a indecisão que torna difícil parar realmente.

Passo 2 – Reconheça e pense sobre o fato de que você é viciado em nicotina, mas lembre-se que a retirada não é tão dolorosa quanto você pensa que será, e que leva apenas três semanas para que seu corpo se livre de 99% da nicotina.


PASSO 3 – Anseie por sua liberdade. Não tenha medo de perder o apoio que a mídia levou a você acreditar que o cigarro traz. O cigarro está escravizando você, evitando que consiga ter a calma e a autoconfiança que costuma ter um não-fumante.


PASSO 4 – Pare de fumar totalmente. Não existe essa história de fumar apenas um cigarro. Fumar é um vício e uma reação em cadeia. Se deixar vencer por um cigarro é estar se punindo desnecessariamente.


PASSO 5 – Fique atento aos fumantes. Eles podem se sentir ameaçados pelo fato de você ter parado de fumar e podem estimular você a voltar ao vício.


PASSO 6 – Lembre-se que você não está desistindo de nada, mas sim trazendo enormes e positivos ganhos para sua saúde por não fumar mais.


PONTOS CENTRAIS

- Fumar beber e ingerir drogas que causam dependência não são curas para o stress. Todas elas tornam o stress e  lidar com ele ainda difícil.
-  Ao mesmo tempo que o consumo de álcool com moderação pode ser prazeroso, beber demasiadamente traz sérios riscos para a sua saúde  e seu bem-estar, tanto no aspecto pessoal, como no familiar e no trabalho.
- O stress é a razão mais comum que os fumantes dão para não pararem de fumar.
- A nicotina é uma das drogas conhecidas que viciam mais rapidamente os seres humanos.
- O hábito de fumar não apenas acaba com sua saúde, como também arruína sua vida financeira.


FONTE: ISTOÉ
STRESS
EDITOR MÉDICO
DR. TONY SMITH
DK



Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!