Fiquei emocionado e chorei, sou fraco para elogios




Fiquei emocionado e chorei, sou fraco para elogios


   Durante toda nossa vida somos obrigados a “engolir sapos”, entre elas palavras ofensivas que vai desde o clássico do trânsito ou o mais óbvio quando você não é compreendido. Então como é mais fácil atacar o argumentador do que o argumento, logo muitos disparam como ofensas e uma verdade extinção de racionalidade e educação.
  Eu tenho a sensação que a cada dia que passa nos tornamos mais irracionais, sinto um verdadeiro retrocesso no comportamento humano, sinceramente, espero que não voltemos para a Idade da Pedra, pois ainda não sei ficar um diazinho se quer longe da grande velocidade da indústria de informações.
  A cada dia que passa as pessoas  ‘valorizam menos’ a boa educação, o respeito e o melhor - os valores.
  Um dos grandes efeitos desse retrocesso é que tem muitas pessoas que desconhecem palavras tão óbvias, mas tem em si um verdadeiro Aurélio da má educação e logicamente das ofensas. Todo mundo nessa vida já teve que ouvir certas palavras, digamos, um tanto quanto grotescas.
  Então eu penso certos xingamentos no mínimo deveria ser um elogio, e assim diz Manoel de Barros “Por essa pequena sentença, me elogiaram de... Fiquei emocionado e chorei, sou fraco para elogios”.
  Desde o dia que li esse pensamento, ou melhor, poesia de Manoel de Barros comecei a olhar para certos xingamentos como um elogio, afinal palavras ainda são expressões. Então é melhor ouvir certos xingamentos do que o desprezo do silêncio.
  Algumas pessoas tratam certas palavras ofensivas como se estivessem diante de um atentado terrorista, só resta respirar e prosseguir afinal... Tudo isso não passa de um elogio.
  Palavras sejam elas bonitas ou não, para mim são mágicas, podem ser poéticas ou simplesmente tão hipotéticas quanto uma teoria, mas no final de tudo elas ainda são palavras, diante disso ainda interpreto como um elogio que pode dar passividade para emoção: “Fiquei emocionado e chorei, sou fraco para elogios”.
  Se interpretássemos ofensas como elogios tenho certeza que o nosso psicológico não seria tão instável, nossa vida seria melhor e ate mais poética. Muitas vezes é melhor quebrar certas conexões com a realidade, pois nem sempre a realidade trás felicidade, as vezes é preciso usar a fantasia como um atalho para se ter uma vida mais sábia, afinal nem toda sabedoria vem do real – do concreto, ainda não temos explicações para tudo, é necessário  ter certos mistérios pois  dessa forma se contempla o viver.

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!