Resenha do livro ‘Círculos Sagrados Para Mulheres Contemporâneas’





Resenha do livro ‘Círculos Sagrados Para Mulheres Contemporâneas



Resenhar esse livro me sinto como se tivesse um cumprindo um verdadeiro desafio. Quando escolhi resenhar ‘Círculos Sagrados Para Mulheres Contemporâneas’ me identifiquei muito com o livro, primeiramente ao ler a sinopse já me deu um desejo voraz, afinal mais um livro que trás uma abordagem sobre o gênero feminino e quem me conhece sabe o quanto que eu amo artigos, teses, livros que abordam sobre o gênero feminino. Alguns sabem que eu sou feminist liberal – libertária e feminista. Amo a ideologia qual eu sigo, aprendi muito com ambas e não me vejo sem seguir essas ideologias.
  Quando eu recebi a notícia que havia chegado o livro ‘Círculos Sagrados Para Mulheres Contemporâneas’ eu fiquei muito feliz, pois estava muito curiosa por esse livro. Então comecei a lê-lo e descobrir um novo conhecimento qual pretendo seguir para minha vida. Um de meus estudos paralelo se remete ao gênero feminino e obviamente ao feminismo, então já havia lido livros que trazem uma abordagem do gênero feminino em âmbito social, político e econômico mas eu não entendo ate hoje porque não havia tido curiosidade em estudar sobre o gênero feminino em âmbito espiritual, ou seja sobre como é a interação do gênero feminino em relação a espiritualidade.
   O livro ‘Círculos Sagrados Para Mulheres Contemporâneas’, surgiu sobre a experiência de Mireella Faur no grupo Teia de Thea. A introdução desse livro me despertou um interesse incrível pois Mirella mostra como a história tratou a mulher em relação a crença de cada uma. Antigamente a presença da ‘Deusa’ era praticamente um marco, basta pensar que antigamente a maioria das sociedades eram politeístas e com o tempo a própria sociedade impôs o machismo ate mesmo na maneira como as mulheres se relacionavam com suas crenças, basta lembrar que antigamente se falava mais em pecado do que em bênçãos. Outro fato que eu não sabia, é que Jesus foi um grande incentivador da espiritualidade feminina, fato esse que eu desconhecia já que os apóstolos de Jesus são homens e eu discordo muito do fato de não poderem ter líderes de gênero feminino, mas ate então Jesus foi um grande incentivador da participação da mulher na espiritualidade Cristã. Outro fato que eu também não tinha conhecimento que só a partir da influência do judaísmo ocorreu essa desvalorização a “Deusa” - acabou sendo camuflada, afinal como bem sabemos Deus não é uma personificação. Então ele não se limita em gêneros mas obviamente temos em mente que Deus é um senhor, de barbinha branca e que é um pai rígido coisa que eu particularmente discordo - já que Deus ao menos em minha mente é uma grande força assim como não vemos a força da gravidade mas sabemos que ela existe, o mesmo ocorre com essa força Criadora, não a vemos mas sabemos que ela existe e que nossas vidas está completamente interligada a ela. Quero ressaltar que cada um tem a compreensão que quiser sobre Deus o importante é que você ponha em prática princípios de amor, caridade, compaixão e etc. 
 Logo na introdução Mirella Faur fala também sobre o movimento feminista e nos mostra como é importante a ação do gênero feminino para a sociedade, mas ela nos lembra que o nosso dever é em busca da igualdade e jamais tecer uma competição de gêneros. Ela cita outras obras de outras pesquisadoras sobre o feminismo e o feminismo na espiritualidade - logicamente eu já estou apta para dar início a novas pesquisas, pois amo essa temática.
  Nos capítulos seguintes ela fala sobre o Círculo Sagrado, na verdade esse círculo  não tem a ver com crença ou dogmas, é apenas uma união de mulheres para estudos sobre a espiritualidade feminina, contemplar a Deusa, ouvir umas as outras, orar juntas, fazer rituais que são oferecimentos em gratidão a Deusa e os rituais variam muito alguns são composto de orações em círculos - enfim por ter muitos rituais ocorrerá variações.
 ‘Círculos Sagrados Para Mulheres Contemporâneas’ é um livro para quem ama espiritualidade, não é um livro único na verdade é como se fosse uma chave para um baú que contém um lindo tesouro, pois essa temática é tão bela... Interpreto esse livro como um livro de estudos, pois por meio da compreensão dos Círculos Sagrados percebi melhor a minha espiritualidade, o que eu sou, o que devo melhorar, como é importante a presença de outras pessoas em nossas vidas e logicamente é uma linda maneira de estudos. Como é bela a espiritualidade feminina.

  Quem possui curiosidade sobre a espiritualidade, quem gosta de estudar a interação do gênero feminino em nossa sociedade... Certamente esse é um excelente livro.
  ‘Círculos Sagrados Para Mulheres Contemporâneas’ não será um livro que irei ler apenas uma  vez mas que irei relê-lo, pois quero muito compreender como a espiritualidade interferi no gênero feminino. Além de nos ensinar como a espiritualidade sofreu modificações em cada época ainda mais se tratando da espiritualidade feminina. Não é um livro só para mulheres mas para todos que gostam dessa temática. Penso que ‘Círculos Sagrados Para Mulheres Contemporâneas’ foi um livro que me escolheu, pois ele trouxe para mim algo que nem sei como descrever mas me mostrou um conhecimento que eu não tinha, me trouxe um estudo que realmente preciso dar continuidade e já tenho ate planos, pois ‘Círculos Sagrados Para Mulheres Contemporâneas’ me trouxe ideias incríveis, se eu já amava compreender o gênero feminino agora tenho plena certeza que essa é mais uma de minhas vocações.
 Tenho que agradecer ao grupo Pensamento por trazer para minha vida algo que abriu portas e me despertou para um campo do conhecimento que ate então eu possuía outra compreensão, me mostrou que o conhecimento pode ser tudo menos ser limitado e obviamente me extinguiu mais uma vez as pesquisas.
  Quanto a escritora Mirella Faur, fez um excelente trabalho pois esse livro é um ensinamento e um relato sobre a experiência dela e sobre fatos que ate então pouco se é comentado e divulgado.

  Segue as informações do livro:

 Editora: Pensamento
Autor(a): Mirella Faur
 Páginas: 544
 Preço: R$ 49,90

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!