STRESS – COMO PREVENIR E COMBATÊ-LO





STRESS – COMO PREVENIR E COMBATÊ-LO


O stress é classificado em duas categorias: O Eutress e O Distress. Quando o Stress atua de forma benéfica, é chamado de Eutress e quando é nocivo a saúde é denominado de Distress.
Chamamos de Stress, a síndrome específica resultante de todas as alterações inespecíticas, induzidas dentro do organismo humano. As causas mais frequentes de stress são: ruídos, rush de trânsito, infecções, traumatismos, tensão nervosa, danos físicos, exposição ao frio, ao calor e a irradiações, fumo, pânico, excesso alimentar, excesso de trabalho físico e mental, emoções fortes, excitações e associações desordenadas de ideias.
O Stress também pode ser causado pela indecisão. No mundo atual existe um grande número de  pessoas que sofrem porque não sabem decidir. “ CONTINUO OU NÃO ESTE TIPO DE RELACIONAMENTO SENTIMENTAL”? Este é um grande problema de indecisão, altamente Stressante.
São sintomas do Stress:  ansiedade, angústia, agitação, cefaleia, depressão, insônia, irritabilidade, fadiga, alterações metabólicas, impotência sexual no homem e frigidez na mulher. Verificamos, ainda, como consequência do Stress, as doenças imunodependentes como o câncer e a AIDS, além de outras doenças orgânicas e o envelhecimento precoce.
Na Universidade de OHIO-USA, pesquisadores descobriram que o sistema imonológico dos estudantes ficava severamente deprimido no mês que antecedia a realização dos exames escolares e no próprio dia das provas. Descobriram, também, que alguns homens ficavam deprimidos com a morte da esposa e morriam logo depois. Acompanhando, clínica e laboratorialmente, viúvos e separados recentes, verificou-se enorme queda no sistema imonológico nos dois meses que se seguem ao falecimento ou perda do cônjuge.
O bom senso nos mostra facilmente a solução:
1 – Evite assumir complexo de culpa.
2 -  Não exagere a emoções por perdas materiais ou emocionais.
3 – Evite trabalhar em ambiente onde não se sinta bem.
4 – Evite compromissos sociais e profissionais contrários aos seus desejos.

5 – Faça relaxamento físico e mental diariamente.
6 – Certa ou errada, tome sempre a sua decisão.
7 – Use o perdão como arma de vingança e você será o primeiro a se beneficiar.

Dr. João José de Souza
Médico Sanitarista e Instrutor de controle Mental

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!