Resenha e Análise Do Livro Eu Queria Ser Bezerra De Menezes


                         

" Eu Queria Ser Bezerra De Menezes, é um livro para quem gosta de ler, pois esse livro quem não ler prefácio e posfácio  vai ficar se perguntando... "
                                                                                                                                      Jéssica Cavalcante
---------------------------------------------------------------


                            Eu queria ser Bezerra de Menezes

  



         Resenha e Análise Do Livro Eu Queria Ser Bezerra De Menezes


O titulo em si é bem encantador, pois “Eu Queria Ser Bezerra De Menezes” me fez pensar: “Quem eu queria ser?”, eu queria ser Montaigne que foi um filósofo que se destacou no campo da emoção, ele escreveu Ensaios 1, 2, 3 (meus livros preferidos depois das obras de Freud, é lógico). Montaigne se isolou numa torre, então ficou observando o ser humano e começou a filosofar... Mas o que tem a ver Montaigne com o Livro Bezerra de Menezes? Tudo, pois esse livro retrata a admiração e à obsessão que temos por certas pessoas. A obsessão surge ou pela inveja ou pela admiração excessiva, é diante dessa realidade que o enredo do livro se desenvolve.

Uma frase que ficou perturbando minha mente durante a leitura do Livro Eu Queria Ser Bezerra De Menezes foi: “Não conhecemos a mente humana, o ser humano é muito controverso”.

Deixe-me explicar...

No inicio do livro é marcado pelo amor lindo de Lúcio Castro e Ana Maria, eles se amam, vão se casar e ser felizes para sempre, Só que não! Lúcio mudou muito...

Lúcio é um admirador de Bezerra de Menezes, pois Bezerra ajudou muito para que Lúcio crescesse profissionalmente.

Enquanto isso, surge  um homem muito controverso que irá surpreender o leitor, esse homem se chama Fábio Augusto Severiano, que é apaixonado por Ana Maria, que também já foi apaixonado pela ex- mulher de Bezerra de Menezes. Fábio também foi colega de Bezerra de Menezes quando estudavam Medicina, que depois viram rivais políticos. O fato é que, enquanto Lúcio admira Bezerra de Menezes, Fábio é do tipo que “se corta de inveja”, pois Bezerra de Menezes “conquista tudo o que ele quer”.

Um belo dia, Fabio resolve pedir a mão de Ana Maria em casamento só que nessa época ela já era noiva de Lúcio, que no início era um doce e depois se torna um troglodita, machista, ciumento e com toda certeza muito perturbado com as idéias, so que Ana Maria, tão bela e doce como flores do campo não aceita se casar com Fabio. Com isso o pai de Ana falece  por ver a falta de caráter de Fábio em pedir uma moça já comprometida em casamento (isso naquela época, já sei que se fosse hoje ele morreria antes de chegar aos 15 anos de idade). Só que Ana é muito doce e sem maldade e não conta a Lúcio, que Fábio pediu ela em casamento. O que acontece? Lúcio passa a vida com a pulga atrás da orelha, pois ele achava que foi Bezerra de Menezes que pediu Ana em casamento, pois Bezerra a elogiava muito,  que ele vê Ana como se fosse uma filha e Ana tem ele como um pai, que por sinal Bezerra a ajuda muito.
-------------------------------

O Tempo passa, Fabio foi morar na Europa e voltou sendo cético, pois na época estava em voga o racionalismo científico e logico, a cultura estava em moda, período chamado de Belle Époque. Quando Fábio retorna para o Brasil encontra Ana Maria doente, e resolve aplicar o golpe do bom samaritano. Ele se disfarça de francês, se aproveita dos ciúmes de Lúcio, pois nesse período Bezerra e Lúcio estão afastados.

Bezerra de Menezes larga a política e vai ser Espírita, e como o Brasil sempre foi um país que não tem preconceitos ainda mais com crenças, as pessoas aceitaram numa boa... Não, não aceitaram e ate hoje nem todos aceitam e é ai que a brincadeira ficou boa!


O livro Eu Queria Ser Bezerra De Menezes relata a obsessão espiritual, pois a doença de Ana é espiritual, é nesse momento que conta o início do Espiritismo no Brasil, relata os trabalhos espirituais de Bezerra de Menezes e lógico a desvalorização da espiritualidade pela ciência.

O que Bezerra de Menezes sofreu nessa sociedade, não é brincadeira. Ele simplesmente perde tudo, pois muita das consultas que ele faz, não cobra um vintém e o pouco que tem sempre é para ajudar os outros.

Mas... Marca também a importância de grandes nomes da política na construção do espiritismo. Como por exemplo, Quintino Bocaiúva, que apoio o Espiritismo além de que é um momento histórico.

                                         [creditofoto]  
                                                                  Quintino Bocaiúva
     Jornalista Polêmico, crítico ferrenho do Império
     e divulgador de ideias republicanas
     Fonte: Uol Educação



O livro Eu Queria Ser Bezerra De Menezes é um livro rico em informações e que mostra muito fatores históricos, a exemplo do contexto social na época, afinal é privilégio tomar café da tarde com nada mais, nada menos que Machado de Assis!

Enquanto Fábio brinca de aprendiz de Charcot. Lúcio sente mais raiva de Bezerra de Menezes.
                                        
Jean- Martin Charcot
Médico e Cientista Francês,
Exímio conhecedor da Psicanálise (Professor de Freud)
 e Fundador da  Neurologia Moderna
                                                                             Fonte: Uol Educação                                                                           

O tempo passa, e a vida segue. Ate que bem no final do livro trás outro marco histórico o surgimento do Diabetes e o despreparo da medicina na época, pois se quer os médicos sabiam direito o que eram Diabetes e sugerem como tratamento dar doces e comidas engordativas, ou seja, ainda bem que a medicina evoluiu! Mas Ana é esperta e pedi auxilio a Bezerra de Menezes (o filhinho de Ana tem Diabetes), e é bem agora que a  estória esquenta e o Livro Eu Queria Ser Bezerra De Menezes  deixa o leitor louco de curiosidade a respeito do desfecho.

No inicio do livro Eu Queria Ser Bezerra De Menezes, eu pensei que Fábio iria ser o vilão, mas no decorrer da estória ele se revela um bobo apaixonado. Também pensei que Lúcio iria ser um príncipe encantado, pois ele tinha tudo para ser o bom moço a La Genro Dos Sonhos, só que ele se revela um vilão paranoico (sim, porque os ciúmes dele não é normal). A primeira impressão do Livro Eu Queria Ser Bezerra De Menezes, eu  tinha em mente que  a estória fosse relacionada a  alguém que sonhava em ser Bezerra de Menezes... Porém, no decorrer da leitura o livro Eu Queria Ser Bezerra De Menezes, o grande marco dele é porque ele surpreende você, pois  quem tanto amava Bezerra de Menezes se revela  um grande rival e vilão (esse foi o caso de Lúcio) e o rival se revela uma pessoa frágil e carente (esse foi o caso de Fábio)

O fato é que, você passa o livro todo achando que o vilão é uma pessoa. Tenho certeza que algumas pessoas vão dizer que o vilão é Fábio e outras alegam que o vilão Lúcio (eu sou um exemplo que sempre apostei minhas fichas nele), ate que na ultima pagina do livro você descobre que...

Foto: Ditos populares da depressão, pq né
~Gabumon~ Ler é descobrir mundos...


O Livro Eu Queria Ser Bezerra De Menezes é repleto de cenários encantadores e você vai ficar perplexo com as atitudes de Lúcio e Fábio, sem falar que eu tive muita piedade de Ana Maria.


Eu Queria Ser Bezerra De Menezes, é um livro para quem gosta de ler, pois esse livro quem não ler prefácio e posfácio  vai ficar se perguntando “E agora?”.

O que eu quero dizer é que o autor colocou o desfecho da estória em um lugar que eu nunca imaginei na minha vida... O Segredo está mais além do que o Posfácio.

Foi um livro surpreendente, pois eu não esperava tanto do livro, eu achei seria algo bem teórico, mas me deparo com uma bela narrativa e com uma literatura fantástica. Além de ser uma estória para quem gosta de fatos históricos, pois trabalha muito o contexto político do Brasil e a história do Espiritismo.

De todo o livro o que eu mais gostei foi dessa sacada que o autor teve, ou seja, o autor deu um desfecho para o livro que você se pergunta “Eu entendi certo?”, ou seja, leia vírgula por vírgula, pois bem no final do livro vai ter uma parágrafo que você vai ler 3 vezes e dizer “Não acredito!”, vai se surpreender!


Que livro, que qualidade e que esperteza o autor teve!

Sim esperteza, pois o livro é ficção com exceção aos artigos escritos por Bezerra de Menezes e as informações históricas, pois de resto é tudo literatura!

Amo livros que o autor se esforça para agradar o leitor, e o livro Eu Queria Ser Bezerra De Menezes é um desses, além de que mostra o íntimo do ser humano, a mente humana... Ou seja, é um livro que eu caracterizo como “Você é só um ser humano”, é um livro para trabalhar na gente que devemos está bem atentos pois todos nós temos Lúcio, Fábio, Ana Maria e Bezerra de Menezes em nossa personalidade, porém temos que escolher quem deve ser o personagem principal. Além de que mostra muito bem a diferença em admiração e obsessão.

Livro Super Indicado, literatura de qualidade, pois instiga ao leitor a valorizar cada página do livro.

Informações do Livro:

Editora: Lachâtre
Autor: Mauro Camargo
Páginas: 240
Preço: R$29,90


Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!