SOBRE O PERIGO DAS MÁS SOCIEDADES


SOBRE O PERIGO DAS MÁS SOCIEDADES

Não pensemos que a sociedade com os maus seja pouco capaz de ser perniciosa; evitemo-la a todo o custo, quer se trate de mulheres, quer de amigos, de quem quer que seja. Através dela personagens ilustres foram levadas à perdição, e citamos como exemplo Salomão e Sansão; e não foi de outra maneira que pareceu o povo inteiro dos judeus. Os animais ferozes não ferem tão gravemente quanto a maldade dos homens, pois o perigo que eles apresentam é manifesto; ao passo que os maus inoculam o seu veneno cada dia, sem ruído e sem que o percebamos, minando pouco a pouco a força da virtude. Quando tomais a deliberação de viver numa cidade, procurais informar-vos detalhadamente sobre o seu clima; se é ou não temperado, se não é demasiado seco;mas quando é vossa própria alma que deveis considerar, não examinais a sociedade que a deixais frequentar , vós a entregais indiferentemente a todos e ao acaso. Como dizei-me, se vos perdoaria tamanha negligência? Que foi que tornou, na vossa opinião,  ilustres e dignos de admiração os habitantes do deserto?
Não foi a atitude de fugir do tumulto e dos lugares públicos, de terem levantado suas tendas longe das frivolidades das coisas deste mundo? Aí está o que deveis imitar, procurando o deserto inclusive no meio da cidade. E como isto é possível? Evitando os maus, procurando a companhia dos bons. Desta maneira, gozareis de uma segurança maior que a dos habitantes do deserto, visto que, não contentes em evitar aqueles cujo convívio pode ser pernicioso, tendes o contato com aqueles que podem ser úteis.
Se evitardes os maus e procurardes o convívio com pessoas de bem, tereis a dupla vantagem de ver aumentar em vós a virtude e o vício desaparecer.
( Comentário do Salmo IV,13.)


FONTE: LIVRO O ESPLENDOR CRISTÃO
SÃO JOÃO CRISÓSTOMO
VOLUME 1
AÇÃO CARISMÁTICA CRISTÃ

FUNDAÇÃO SÃO JOÃO CRISÓSTOMO

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!