FRATERNIDADE E JUVENTUDE


MISSÃO PARA A JUVENTUDE
CF 2013 – FRATERNIDADE E JUVENTUDE

Ser jovem é descobrir a grandeza maior do mundo e suas diferentes possibilidades. E num impulso vital, o jovem se põe a curtir, realizar, acontecer. Há nisto um segredo da natureza em promover a vida. Estamos sempre no limiar do futuro, em direção do qual somos lançados. Este lançamento é uma missão, a começar pelos próximos minutos de vida. Assim estamos sempre de partida, sempre em missão. Mesmo se quisermos repetir o passado, o futuro tem sempre uma dose do novo.
Missão e míssil são duas palavras de origem latina que significam se lançar em alguma direção. A missão acrescenta um dado particular: a tarefa que se vai cumprir. Aqui está a questão mais profunda: o que buscamos ao sair de nós mesmos? Sair para buscar a si mesmo é um egoísmo devastador.
A visão cristã ensina a colocar a missão na interação: recebemos, transformamos e transmitimos. Dentro de nós existe sempre uma parte que pertence aos outros, seja porque recebemos, seja porque outros dependem de nós para crescer.

Dentro de nós há sempre uma parte que pertence aos outros e que provoca sairmos de nós mesmos

Sair de nós é então uma sabedoria. A juventude é nesse ponto uma fase estratégica da vida,  pela qual passa a esperança do mundo no futuro. Estamos em tempos de grandes transformações. Aos jovens cabe a missão de reinventar o amor e a justiça nos novos tempos. É o que está sendo ressaltado pela campanha da Fraternidade deste ano.
A missão cristã do jovem tem um método deixado por Jesus aos discípulos. Ao enviá-los pelo mundo lhes mostrou as chagas das mãos, do lado e dos pés  ( veja Jo 20,19-21; Lc 24,39-40). Elas são o símbolo do amor radical, capaz até de dar a vida. Mostram eu que consiste a missão: transmitir em práticas e teorias o amor solidário e o empenho pelo bem das pessoas. Assim a missão não pode ser nenhum tipo de dominação nem se reduz a ganhar mais membros para a Igreja. O essencial é ganhar as pessoas para o Amor transmitido por Jesus; e as comunidades da Igreja serão uma consequência em torno deste fundamento.
É uma missão difícil, especialmente quando o individualismo e a acomodação não estimulam a sair de si em favor dos outros. Mas na força espiritual deste caminho de Jesus temos a certeza de estar realizando a  missão essencial de nossa vida.


 FONTE: REVISTA DE APARECIDA
PE. MÁRCIO FABRI DOS ANJOS.

SANTUÁRIO NACIONAL APARECIDA

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!