O QUE DEVEMOS FAZER PARA TORNAR FELIZ A NOSSA VIDA


O QUE DEVEMOS FAZER PARA TORNAR FELIZ A NOSSA VIDA

O ser humano desperdiça energia cada vez que manifesta atitudes mentais negativas, tais como: lamentar-se de algum infortúnio; queixar-se de alguma dificuldade; fazer reclamações; apontar defeitos; lastimar um fracasso; ficar ressentido com alguém, atribuindo-lhe a causa do próprio fracasso, etc. Cada vez que mencionamos o lado negativo, nossa energia interior se desgasta, ficamos desanimados, e perdemos, na mesma proporção, a coragem para nos reerguemos. Conscientizando-nos disso, doravante deixemos de repetir tal tolice. Quem quer que seja, se intenta alcançar um êxito realmente grande, deve esquecer todos os fracassos do passado e olhar unicamente para a luz que existe no caminho à sua frente. Não deve projetar sombras escuras na mente. Não deve praticar nenhum ato que possa pesar na consciência. Independentemente de sua conduta chegar ou não ao conhecimento dos outros, deve evitar atos que pesem na consciência, atos desonestos, atos que provoquem sensação de mal-estar. Mesmo que haja casos em que aparentemente se obtém vantagem pela prática de algum ato desonesto, devemos saber que quem ganha desse modo um ponto neste mundo visível, na verdade está perdendo 100 pontos no mundo invisível.
Não fique irritado, nem ansioso. Todos os atos e pensamentos que desarmonizam a mente lhe serão prejudiciais. Evite todas as coisas que possam causar sensação de mal estar e ansiedade. Se não for possível evitá-las, procure manter a mente de modo a não ser perturbada por elas.
Tenha a mente natural. O destino começa a declinar quando a pessoa deixa de ter a mente natural. Não entre em atrito com os outros. Seja o mais generoso possível. Quem não possui a virtude da generosidade pode provocar a própria queda devido à intransigência, por mais correto que seja. Evite discussões. Mesmo que você vença na discussão, será ruim se a pessoa que perdeu ficar zangada e passar a nutrir rancor contra você.
Todo atrito é desperdício de energia; e o atrito mental é um terrível inimigo que corrói a felicidade, a saúde e o êxito do ser humano. O atrito mental não traz felicidade a ninguém; pelo contrário, mina por dentro a energia vital do ser humano. O amor age como um lubrificante para tornar suave o movimento da “ roda da Vida”. O espírito de perdão elimina as asperezas dos pontos de atrito, e torna mais íntimo os contatos interpessoais. Quem pretende alcançar grande êxito na vida deve cultivar sempre o espírito de perdão, para preencher pontos falhos, evitar choques e atritos, e tornar suave o movimento da “roda da Vida”  de todas as pessoas.


FONTE: LIVRO A CHAVE DA BELEZA E DA SAÚDE
MASAHARU TANIGUCHI

SEICHO-NO-IE

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!